- Cuide da sua saúde mental;
- Exercite o seu cérebro;
- Pratique exercícios físicos;
- Tenha organização;
- Curta o lazer;
- O melhor exercício para o cérebro.
Quem nunca acabou esqueceu onde colocou as chaves do carro, antes de sair ou até mesmo não lembra o nome de uma pessoa que conheceu a pouco tempo? Às vezes esse problema acontece e é muito comum. Para que você possa resolver esse problema e tirar o máximo do seu raciocínio, precisa ter boa memória e uma alta capacidade de concentração. Por isso, neste post descubra dicas infalíveis para melhorar sua memória e concentração, além de cuidar da sua saúde mental. Mantenha sua mente saudável e aproveite ao máximo seu potencial cognitivo.
Por outro lado, antes de vermos os benefícios e as práticas para uma boa memória, vamos estudar o que pode prejudicar a sua memória. Entre essas coisas estão o estresse excessivo, a falta de sono, o consumo excessivo de álcool e a falta de atividade física.
Se você estiver passando por algum desses fatores, fique atento e comece a realizar as atividades que vão te deixar com uma mente saudável e consequentemente com uma boa memória.
Mas o que é bom para melhorar a memória e concentração? Veja as dicas abaixo para ter uma boa memória.
1) Cuide da sua saúde mental
Se o seu objetivo é ter uma boa memória, invista na prática de hábitos saudáveis para sua mente. Para isso invista em momentos relaxantes, medite e procure atividades de mindfulness, a fim de trabalhar a concentração. E não se esqueça que a qualidade do sono é importantíssima para uma boa saúde da mente.
2) Exercite o seu cérebro
Para ficar musculoso, você precisa exercitar os seus músculos, correto? Com o cérebro é a mesma coisa, o cérebro também precisa de exercícios para se manter saudável e funcionar de forma otimizada. Aqui a dica é realizar atividades que estimulem o cérebro para que haja a melhoria da memória e da concentração.
Então, já chegou a hora de se desafiar com jogos de memória, palavras cruzadas, quebra-cabeças ou aprendendo algo novo, como tocar um instrumento musical ou falar um idioma diferente. Esses exercícios mentais ajudam a fortalecer as conexões neurais e aprimorar a capacidade de reter informações.
3) Pratique exercícios físicos
Cuidar do seu corpo também é fundamental para ter uma boa memória e concentração. Pratique atividades físicas frequentemente, já que o exercício facilita a circulação sanguínea e estimula o cérebro. Tenha uma boa dieta equilibrada, com riqueza em nutrientes e vitaminas.
4) Tenha organização
A palavra-chave aqui é organização. Com ela as informações são guardadas e expressas adequadamente. Para facilitar a sua vida, faça anotações, crie listas ou utilize aplicativos de gerenciamento de tarefas para ajudar na retenção de informações. Além disso, associe informações novas a algo que você já conhece, pois isso facilita a memorização.
5) Curta o lazer
Ao descansar adequadamente, a consolidação da memória. Garanta que você tenha momentos de pausa e relaxamento ao longo do dia. Outro segredo é ter pequenas sonecas durante o dia. Evite o celular para não sobrecarregar sua mente com excesso de informação.
Ao cuidar da sua saúde mental, estará sempre preparado para os desafios do cotidiano e situações que podem atrapalhar a sua concentração.
O melhor exercício para o cérebro
Não há um único exercício que não seja bom para o cérebro, daqueles que já falamos nesse texto. Apesar disso, os exercícios mais praticados para ajudar a fixar as informações são quebra-cabeças e jogos da memória
Além disso, outras práticas são realizadas, como até mesmo relembrar as atividades que fez durante o dia, decorar citações de personalidades ou da Bíblia. Dessa forma, você treinará a sua concentração para ter um nível mais alto.