Conheça a história do cinema brasileiro| Blog Colombo
Estilo de Vida

Dia do Cinema Brasileiro: Conheça mais sobre a história dessa arte no Brasil

Dia do Cinema Brasileiro

Em algum momento da sua vida, o cinema de alguma forma,  já deve ter feito parte da sua história. No Brasil, por exemplo, essa manifestação cultural está presente por todo o país e conta histórias e produções que conquistaram o público. Por isso, no Dia do Cinema Brasileiro vamos conhecer mais dessa arte no Brasil.  

Para lembrar do Dia do Cinema Brasileiro, comemorado em 19 de junho, neste post vamos rever toda a história do cinema brasileiro, desde seu primeiro filme até os principais clássicos do cinema. Além disso, destacaremos algumas produções pontuais e a importância de incentivar a cultura cinematográfica brasileira.  

O primeiro filme brasileiro

O primeiro filme brasileiro da história tem o título de Vista do Rio de Janeiro, sendo dirigido e produzido por Afonso Segreto e produzido em 1898.  Esse filme foi um registro documental curto de aproximadamente 30 segundos de duração. 

Dessa forma, Segreto capturou imagens do Rio de Janeiro, mostrando cenas como a Baía de Guanabara, o Passeio Público e o navio de guerra italiano “Garibaldi”. O filme foi apresentado ao público pela primeira vez em 19 de junho de 1898, no Rio de Janeiro.

Embora esteja taxado como o primeiro filme brasileiro, o mercado cinematográfico no Brasil apenas teve início de forma mais intensa nas décadas seguintes, a partir de produções ficcionais e documentais mais elaboradas.

Pai do cinema no Brasil 

O responsável por trazer o cinema para o Brasil foi o italiano Paschoal Segreto. Ele e seus irmãos, Afonso e Sílvio compraram um cinematógrafo,em 1896, equipamento utilizado para projetar filmes. 

Dessa forma, os filmes iniciaram sua exibição, tornando essa iniciativa a pioneira no país e é claro tendo um papel fundamental na popularização do cinema brasileiro.

Em 1929, surgia a Companhia Brasileira de Cinema, que ficou responsável por produzir diversos filmes que marcaram época.  Ela foi fundamental  no desenvolvimento da indústria cinematográfica nacional e contribuiu para a consolidação do cinema brasileiro.

Os clássicos brasileiros 

O Brasil tem uma vasta lista de filmes produzidos no país, mas para te ajudar a escolher os clássicos que mais fizeram sucesso, selecionamos 7 filmes para você maratonar.  

1) O Pagador de Promessas (1962) 

O primeiro filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes foi dirigido por Anselmo Duarte. Ele conta a história de um homem, que faz uma promessa religiosa e quando vai cumprir enfrenta inúmeros obstáculos para cumprir aquilo que prometeu. 

Entre esses obstáculos, muitas pessoas questionando sua fé e apresentando diferentes pontos de vista. Além disso, o filme passa por várias situações como intolerância religiosa, o conservadorismo e a hipocrisia presente na sociedade.  

O filme “O Pagador de Promessas” está disponível no Globoplay.

2)  Terra em Transe (1967) 

No conteúdo audiovisual, o  renomado diretor Glauber Rocha abordou a política e a realidade brasileira, por meio da história de um poeta e jornalista, que  se envolve em jogos de poder e corrupção da elite política local para conciliar seus interesses pessoais com as lutas políticas da nação. 

Ao longo da história são abordadas questões como questões de corrupção, opressão, lutas de classes e a busca por uma identidade nacional. Você pode assistir o filme “Terra em Transe” no Globoplay ou Youtube.  

 3)  Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)

A trama se passa na cidade de Salvador, Bahia, e conta a história de dona Flor (Sônia Braga), uma jovem viúva que se casa com o amoroso e estável farmacêutico Vadinho (José Wilker). Vadinho, no entanto, é um mulherengo e falece repentinamente. 

Dona Flor fica viúva, mas logo depois se casa novamente com o  Dr. Teodoro (Mauro Mendonça). No entanto, sente falta da vida amorosa intensa que tinha com seu falecido marido. Assim, para lidar com essa situação inicia um bate-papo com Vandinho, no mundo dos mortos.   

A trama pode ser conferida no Looke, Globoplay, NetMovies ou Pluto TV. 

4) Central do Brasil (1998) 

O filme conta a história de Dora, uma ex-professora que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Ela aproveita o cargo, a fim de explorar as histórias dos clientes. 

Um dia, ela se depara com Josué, um garoto de nove anos, que aparece na estação procurando seu pai, após o homem ter escrito uma carta para sua mãe. No entanto, a mãe de Josué morre em um acidente e ele se vê sozinho. Relutantemente, Dora decide ajudar o menino a encontrar seu pai no sertão do Nordeste. O longa foi dirigido por Walter Salles. 

O filme “Central do Brasil” está disponível na Globo Play, no Apple TV, Google Play Movies. Alugue quando quiser.  

5)  Cidade de Deus (2002)  

A “Cidade de Deus” teve direção de Fernando Meirelles, sendo inclusive aclamado internacionalmente, além de receber indicações  a quatro categorias do Oscar em 2004.

 O audiovisual retrata a vida difícil de moradores em uma favela do Rio de Janeiro, que precisam lidar com violência, drogas e a busca por uma vida melhor. O filme é baseado no livro de mesmo nome de Paulo Lins. Você pode assistir “A cidade de Deus” na Netflix, Prime Vídeo, Globoplay.   

6) Macunaíma (1969) 

Esse filme é uma adaptação do livro do Mário de Andrade. O longa dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, é uma adaptação do livro de mesmo nome de Mário de Andrade. 

O longa conta a história de um herói preguiçoso, mítico e preto, nascido na floresta amazônica, que vive várias aventuras em busca de seu amuleto roubado. A trama recebeu diversos prêmios e também se tornou reconhecida internacionalmente. O filme Macunaíma pode ser conferido na Globoplay ou no Youtube. 

7) O Auto da Compadecida (2000) 

Para finalizar a nossa lista, trouxemos um dos melhores filmes brasileiros das últimas décadas, o famoso “Auto da Compadecida”. Ele teve direção de Gael Arraes, com inspiração na peça teatral de Ariano Suassuna. 

O audiovisual trata da história de dois amigos, João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), que vivem muitas aventuras em meio a um ambiente repleto de personagens marcantes, humor e crítica social. 

A trama mostra ainda elementos religiosos, folclóricos e cômicos, explorando temas como a pobreza, a justiça, a religiosidade popular e a esperteza do povo nordestino. Assista o Auto da Compadecida no Globoplay 

A comédia fez tanto sucesso, que terá continuidade. Selton e Matheus, os atores principais, fizeram um vídeo, revelando que o Auto da Compadecida 2 já tem ano de estreia: é 2024. No entanto, dessa vez o diretor Gael conta com a ajuda de sua colega, Flávia Lacerda. 

Incentivo à cultura:

Para incentivar o público a ir às salas de cinema, existem iniciativas que visam dar suporte a cultura, com o objetivo de valorizar o talento dos artistas brasileiros. 

A dica que te damos hoje é sempre observar as programações dos cinemas para assistir e até mesmo maratonar os filmes brasileiros, porque vale a pena. 

De qualquer forma, o cinema brasileiro é uma expressão artística rica e de muita diversidade. Através dela, temos acesso a obras memoráveis e talentos extraordinários.

Por isso,  vá ao cinema, prestigie as produções nacionais e faça parte dessa história. Afinal, o cinema brasileiro merece todo o nosso reconhecimento e aplausos.

Depois de ter visto os principais clássicos brasileiros das telonas, não deu aquela vontade de  dar aquela espiada? Pois então, passe no nosso site e aproveite as nossas ofertas de televisão e ainda home theater, para melhorar o som  da sua sala e tornar o áudio como o de cinema.  Vem para Lojas Colombo