Depois que você compra um produto em um site, existe um grande processo para garantir que ele chegue o mais rápido possível e em perfeito estado. É para isso que serve a gestão de frete e entregas e suas ferramentas para organização de transporte de mercadorias e acompanhamento das entregas.
Quer entender melhor como funciona essa parte mais escondida da sua compra? Então continue lendo!
Como funciona
É através de um sistema de gestão de frete, um software que, dentre as suas muitas funcionalidades, oferece o total controle do processo de transporte de um produto desde a empresa da qual você comprou até sua casa ou revendedor.
Mas afinal, o que esses softwares fazem para que embarcadores controlem melhor seus processos e você, na ponta final, pague um valor justo pelo frete?
- Simulações para escolha da melhor transportadora;
- Auditoria do valor cobrado pelas transportadoras;
- Relatórios para que gestores avaliem o serviço prestado pelas transportadoras, entre muitas outras funcionalidades.
Já os serviços de gerenciamento de entregas atuam no monitoramento desse processo para que não haja atrasos e também para que o produto certo seja entregue na sua casa.
Essa ferramenta ajuda a evitar confusões, reclamações e avaliações negativas quanto ao atendimento fornecido pelo e-commerce. São eles, por exemplo, que geram as páginas e e-mails para que você acompanhe, passo-a-passo, onde está o produto que comprou.
Os sistemas para gestão de entregas oferecem às empresa:
- Monitoramento da entrega;
- Acompanhamento, em tempo real, do que ocorre no processo de entrega, para que o consumidor receba a informação;
- Confirmação digital da entrega pela transportadora, na porta do cliente e
- Facilidade no controle dos dados das operações, fornecendo relatórios detalhados para as empresas.
Cálculo do frete
Muitas pessoas acham as taxas de frete caras, mas você sabe o que influencia na soma desse valor? Entre as principais características que interferem no cálculo do frete do seu pedido, estão o peso e tamanho da carga, a distância percorrida e o tipo de transporte que será utilizado.
Além disso, a localidade onde o destinatário se encontra também pode pesar bastante no valor final, já que se ele se encontra em uma área considerada de risco, o preço pode ser maior devido ao seguro para o caso de roubo da carga.
Para saber mais sobre o cálculo dos preços dos fretes e outras questões sobre esse assunto, acesse o blog da GKO Informática , que publica conteúdos sobre logística e gestão de fretes regularmente.