Dicas para aprender um novo idioma rapidamente | Blog Colombo
Estilo de Vida

7 Dicas infalíveis para aprender um novo idioma rapidamente

Aprenda um novo idioma.

No século XXI ter um segundo idioma não é mais diferencial, mas sim essencial para um bom crescimento e desenvolvimento profissional. Considerando isso, houve uma grande procura nas escolas de idiomas nos últimos dias, uma vez que o inglês e o espanhol viraram parte da rotina das pessoas, visando trabalhar, de certa forma, internacionalmente.  Por isso, veja 7 Dicas infalíveis para aprender um novo idioma rapidamente

Saber outro idioma nos permite romper barreiras de comunicação e conectar-nos com pessoas de todo o mundo. Através do aprendizado de uma língua estrangeira, podemos nos comunicar com o mundo inteiro, estabelecendo laços profundos com pessoas de diferentes locais. Além disso, essa é a oportunidade de trocar experiências culturais, que podem mudar o seu modo de ver a vida, ou seja, a sua perspectiva em relação às coisas. 

Essa é uma jornada que transforma as pessoas em cidadãos globais e abre o leque para poderem adquirir muito conhecimento, já que ao saber outro idioma, o acesso ao dobro de conteúdos educacionais, já que, por exemplo, poderá assistir e ler em português e também na segunda língua.  E para te ajudar a aprender uma nova língua, vamos listar algumas dicas para você seguir e ter uma aprendizagem saudável. 

Confira abaixo as dicas para acelerar a sua aprendizagem

1) Defina metas claras

Ter objetivos claros é uma das primeiras coisas a se fazer quando uma das metas é aprender um novo idioma.  Procure sempre identificar qual é o seu objetivo. Se você quer ficar fluente em pouco tempo, precisa ouvir e falar muito essa nova língua. Ou daqui a pouco você precisa focar em um inglês, ou espanhol voltado mais para os negócios. Defina essas metas e corra para alcançá-las no tempo estabelecido. 

  2) Pratique o listening e o speaking  

Ouvir e falar são atividades essenciais para aprender uma nova língua em pouco tempo. O ideal é assistir séries ou filmes com legenda no idioma original para observar a estrutura gramatical. O speaking é outra atividade que precisa ser praticada para que você consiga pegar o ritmo de uma conversa e consiga dialogar com outra pessoa. 

3) Faça anotações de expressões diferentes  

Fazer anotações de expressões diferentes é uma ótima opção para enriquecer o vocabulário nessa caminhada rumo à fluência.  A imersão é uma das melhores dicas para absorver uma nova língua. Memorize expressões de um jeito divertido, por exemplo assistindo séries e filmes. Quanto mais expressões você aprender, melhor você ficará em diferentes contextos do inglês do dia-a-dia. Ah e não se esquece de definir um horário diário para estudar. 

4) Não desista 

Não desistir nos momentos mais difíceis durante a caminhada é essencial para transpor a barreira da confiança na hora de falar. É normal, quando se está no início, por exemplo, nos primeiros anos da aprendizagem no inglês ou qualquer outro idioma e sentir um pouco travado na hora de conversar. A dica aqui é insistir na conversação até conseguir destravar. Tente sempre pensar em como você transformaria suas situações do cotidiano na língua desejada. 

5) Use e abuse da tecnologia a seu favor:

A tecnologia é uma poderosa aliada na batalha da aprendizagem de um novo idioma, uma vez que existem inúmeros aplicativos e plataformas para ajudar nesse processo. Explore várias opções e veja quais se identificam melhor com você. Considere cursos interativos, exercícios de prática e ferramentas de tradução. Atualmente, os podcasts estão em alta, por isso, procure sempre ouvir muitos esse tipo de conteúdo.

6) Seja resiliente e divirta-se:

Aprender um novo idioma pode ser desafiador em alguns momentos, mas lembre-se de que é um processo gradual. Seja resiliente e não se deixe desmotivar por obstáculos ao longo do caminho. Aproveite o processo de aprendizagem, divirta-se e celebre seu progresso. Encontre maneiras de tornar o estudo do idioma interessante e envolvente, como por meio de jogos, músicas ou histórias. Quanto mais você se divertir enquanto aprende, mais prazer terá no processo e mais motivado ficará para continuar.

7) Organize-se para fazer um intercâmbio     

Fazer um intercâmbio é a melhor forma de imergir na cultura local da linguagem em que está aprendendo. Por exemplo, se você for para Inglaterra, será colocado em um conjunto cultural, totalmente diferente do que está inserido atualmente. Com isso, a fluência tão sonhada estará mais perto, além do intercâmbio te fazer crescer pessoalmente, justamente por conta da convivência com os nativos.  

8) Divirta-se no processo de aprendizagem  

Enquanto você trilha esse caminho árduo, você pode celebrar cada progresso seu. Encontre maneiras de aprender, enquanto se diverte. Quem disse que é proibido praticar o novo idioma, saber novos vocabulários, jogar Stop ou qualquer outra boa dinâmica. Quanto mais se divertir aprendendo o novo idioma, mais rápido o absorverá. 

Viu como não é tão difícil, quanto parece? O que você precisa ter é muito esforço para praticar todos os dias o novo idioma e dessa forma conseguirá alcançar seus objetivos e alçar novos profissionais e pessoas, além de criar oportunidades internacionais. Tenha em mente, que essa jornada é contínua e mesmo após ter alcançado a fluência, precisará mantê-la. Para sair do país e praticar essa nova língua, veja ofertas de malas na Lojas Colombo.

Além disso, na Colombo tem também notebooks e televisões para que você possa fazer atividades como listening e assistir conteúdos para te ajudar a crescer nesse processo de aprendizado.