Saúde e segurança no trabalho : como promover | Blog Colombo
Colombo Notícias

Saiba como promover a saúde e segurança no trabalho

Saúde e Segurança do trabalho.

A saúde e segurança no trabalho são temas de extrema importância para as empresas e colaboradores. O ambiente laboral pode ser um local com riscos à integridade física e mental dos funcionários. Isso acontece tanto por conta das atividades desempenhadas, dos equipamentos utilizados, como também o ambiente físico em si. Dessa forma, no post de hoje você saberá como promover a saúde e segurança no trabalho. 

Inegavelmente, os acidentes podem ser evitados com medidas preventivas. Outro ponto que precisa ser destacado é o cuidado com a saúde dos colaboradores. Esse fator resulta no aumento da produtividade, além do bem-estar no ambiente de trabalho.

Ainda, atualmente as empresas estão cada vez mais preocupadas com esses aspectos e investem em políticas internas de segurança e saúde ocupacional.

Nesse sentido, uma das soluções para evitar acidentes é importante ter acesso a equipamentos de proteção individual (EPIs) e treinamentos específicos para a realização das atividades.

Já na questão de saúde, as companhias podem oferecer programas de qualidade de vida. Entre elas ginástica laboral, pausas para descanso, alimentação saudável e atividades de lazer aos funcionários.

Por outro lado, a legislação do Brasil estabelece normas e regulamentações para a segurança e saúde no trabalho, visando garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos. É dever das empresas cumprir essas normas e garantir a integridade física e mental dos seus colaboradores.

O que é saúde e segurança no trabalho?

Saúde e segurança no trabalho é um conjunto de medidas, políticas e práticas para promover e proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho. Esse mecanismo reforça a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, resultando na promoção de condições de trabalho saudáveis e seguras. 

Dessa maneira, esse termo ainda inclui a proteção contra riscos físicos, químicos, biológicos e psicossociais. A implementação dessas medidas tem o objetivo de reduzir o estresse e melhorar o bem-estar dos trabalhadores.

Sob o mesmo ponto de vista, a saúde e segurança no trabalho é uma responsabilidade compartilhada entre empregadores, trabalhadores e governos, sendo regulada por leis e normas de segurança do trabalho.

Assim, entre algumas práticas recorrentes estão a realização de avaliações de riscos, fornecimento de EPIs e treinamento de segurança. Do mesmo modo, o controle de exposição a substâncias nocivas, implementação de medidas ergonômicas também fazem parte desse conjunto de atividades.

Uma das vantagens é a possibilidade de uma boa produtividade e redução dos custos, relacionados a acidentes e doenças ocupacionais.

Quais são os principais riscos à saúde e segurança no trabalho?

Dependendo da função dentro da empresa, você pode sofrer vários riscos, sendo eles: 

1) Lesões musculoesqueléticas: essas lesões afetam os músculos, ossos, tendões, ligamentos e nervos, geralmente causadas por movimentos repetitivos, posturas inadequadas e levantamento de peso excessivo.

2) Quedas: dependendo da altura, escorregões e tropeços causam lesões graves, como fraturas e lesões cerebrais traumáticas.

3) Exposição a produtos químicos: os trabalhadores arriscam estarem expostos a produtos químicos tóxicos, que causam doenças respiratórias, câncer e entre outros. 

4) Ruído excessivo: A exposição a níveis de ruído excessivamente altos pode causar perda auditiva permanente. Nesse sentido, sempre é muito importante utilizar os EPIs recomendados. 

5) Estresse ocupacional: tarefas excessivas, pressão, conflito e brigas podem levar a problemas de saúde mental e física, como ansiedade, depressão e doenças cardíacas. Todos esses fatores resultam no conhecido “burnout”, que é o esgotamento total.  

6) Acidentes com máquinas e equipamentos: há o risco de ficarem presos em equipamentos, sofrer cortes, queimaduras ou lesões mais graves por conta de acidentes com máquinas e equipamentos de trabalho.

5) Incêndios e explosões: os trabalhadores podem ficar gravemente feridos ou morrer em incêndios, ou explosões que ocorram no local.

Quais são as obrigações do empregador em relação à saúde e segurança no trabalho?

Para manter tudo funcionando como deve funcionar, o empregador precisa cumprir algumas obrigações. São elas: 

1) Garantir que o local de trabalho seguro e saudável: fornecer equipamentos e ferramentas adequadas, bem como treinamento adequado para os seus usos. 

2) Identificar e avaliar os riscos: detectar e avaliar os riscos potenciais no local, entre eles físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e psicológicos.

3) Implementar medidas preventivas: efetivar medidas preventivas para eliminar ou reduzir os riscos identificados no local de trabalho. Alguns exemplos de atividades são a adoção de procedimentos de segurança, a instalação de EPIs, a redução de horas extras e a melhoria das condições de trabalho.

4) Fornecer treinamento e informação: treinar adequadamente e prestar informação sobre os riscos no local de trabalho, bem como sobre as medidas preventivas e os procedimentos de emergência a serem seguidos em caso de acidentes ou doenças ocupacionais.

5) Realizar avaliações de saúde: cumprir avaliações de saúde periódicas, a fim de assegurar aos funcionários estejam saudáveis e capazes de realizar suas atividades de trabalho de forma segura.

6) Consultar e envolver os trabalhadores: verificar com os funcionários sobre questões de saúde e segurança no trabalho. É importante envolver eles na implementação de medidas preventivas e na identificação de riscos.

7) Cumprir as leis e normas: deve cumprir as leis e normas relativas à saúde e segurança no trabalho em sua jurisdição, bem como as convenções e diretrizes internacionais relevantes. 

Como posso promover a saúde e segurança no trabalho?

Promover a saúde e segurança no trabalho não é apenas responsabilidade dos empregadores, mas também dos funcionários. Abaixo trazemos dicas para te ajudar a realizar ações que garantem a sua saúde e segurança e dos seus colegas.  

1) Identifique e avalie os riscos no ambiente de trabalho: É importante ter um conhecimento detalhado dos perigos que podem afetar a saúde e a segurança dos trabalhadores.

2) Utilize equipamentos de proteção individual (EPIs): Use EPIs adequados e certificados para cada atividade realizada, como capacetes, óculos de proteção, luvas, máscaras, entre outros.

3) Esteja preparado: garanta que você está capacitado e treinado para utilizar corretamente os EPIs, bem como para realizar suas atividades de maneira segura.

4) Organize o ambiente de trabalho: conserve limpo e organizado o seu ambiente de trabalho. Essa atitude te ajudará a prevenir quedas, tropeços e outros acidentes.

5) Cuide da sua saúde e do bem-estar: pratique hábitos saudáveis e participe dos programas de promoção de saúde da sua empresa, como ginástica laboral, orientação nutricional, entre outros.

Antes de cuidar bem desse assunto muito importante, venha adquirir um bloco de anotação ou materiais de papelaria e até mesmo a linha de informática com computador. Outra linha muito interessante é a de móveis e decoração para deixar o ambiente melhor. Lembre-se, cuidar da segurança e saúde no trabalho também é sua responsabilidade.