Não há dúvidas que atualmente tudo tem um alto custo na economia brasileira, e por isso a dificuldade de conseguir recuperar-se nos meses é maior. Ainda mais se a sua família for grande. Nesse sentido é muito importante conhecer algumas dicas para economizar energia e os melhores eletrodomésticos para te ajudar nessa tarefa. Vem conosco!
Além da questão financeira, a palavra sustentabilidade também tem feito parte do seu cotidiano, já que os brasileiros ocupam o terceiro lugar no ranking de povos com maior consciência e preocupação nessa questão. Em cima disso, a humanidade está passando por períodos de crises tanto hidráulicas como enérgicas. Por isso, vamos ver agora como economizar energia.
Como economizar energia?
Agora para te ajudar nessa difícil tarefa de controlar para não gastar excessivamente energia, traremos algumas dicas, práticas, que aliadas a eletrodomésticos de primeira podem contribuir e muito a alcançar seus objetivos.
01. Valorize a luz ambiente
O melhor aproveitamento da luz ambiente é uma das primeiras dicas para economizar energia. É possível otimizar a capacidade de iluminação dos ambientes, reduzindo as luzes artificiais. Outra recomendação é pintar as paredes de uma cor clara para fazer o sol refletir ali.
02. Tire o aparelho eletrônico da tomada
Pode parecer, mas não é mito que tirar os aparelhos da tomada pode reduzir a conta de luz. Isso porque um eletrodoméstico que não está sendo usado ainda absorve energia. Nesse sentido, a orientação é sempre tirar os cabos da tomada, já que pode economizar até 12%.
03. Tenha atenção ao estado dos eletrodomésticos
Manter os eletrodomésticos em dia pode te ajudar, pois quando falta manutenção eles tendem a gastar mais energia. Sempre verifique os detalhes para manter os aparelhos funcionando e evitar o desperdício de luz.
04. Troque suas lâmpadas
Você sabia que as lâmpadas são responsáveis por cerca de 20% do consumo total de energia? Por conta disso, esteja sempre atento para comprar as Lâmpadas LED, porque têm um custo benefício melhor do que as outras. Elas tendem a economizar 80% a mais do que as incandescentes e 30% mais econômicas do que as fluorescentes.
05. Diminua o uso de eletrodoméstico “gastador”
Diminua sempre o uso de eletrodomésticos grandes e potentes, porque eles tendem a ser muito gastadores e isso pode te dar dor de cabeça, quando receber as suas contas. Exemplos de aparelhos com essa característica são máquina de lavar roupa, chuveiro e ferro de passar. Também observe sempre truques para gastar menos.
Como gastar menos com a máquina de lavar louças
A primeira coisa que precisamos considerar quando o assunto for economizar, é derrubar alguns mitos sobre o assunto. Um deles, por exemplo, é que a máquina lava louças, gasta mais energia do que a lavagem manual.
Você sabia que a tecnologia, com o passar do tempo, transformou os aparelhos em especialistas no combate ao desperdício. Alguns aparelhos mais modernos podem reduzir em até 92%, o consumo anual de água em relação à lavagem tradicional, segundo os fabricantes, ou seja, atingem 1,4 kWh por ciclo.
Essa economia acontece, porque a máquina usa água com altas temperaturas, diminuindo assim a quantidade de líquido utilizado. Além disso, o aparelho tem uma tecnologia que percebe quando as louças estão limpas, evitando assim esfregadas adicionais.
Grandes empresas estão justamente investindo na produção de eletrodomésticos mais econômicos. Um exemplo, atualmente, é o ar-condicionado, que sempre ganhou o selo de grande vilão da história, com modelos, economizando até 70% do consumo total.
Como economizar com a máquina de lavar roupa
Para lavar a roupa e de quebra não gastar água, você precisa estar atento a algumas recomendações. A primeira delas é acumular roupas sujas e lavar na máquina no mais alto nível. Outra dica é escolher a opção de lavagem econômica para reutilizar a água.
Sempre evite os processos de pré-lavagem, isso evita processos desnecessários e ainda faz com que você economize água. Lavar algumas peças à mão é outra alternativa para economizar, além de manter a lavadora sempre limpa, já que se ela estiver suja poderá afetar diretamente na eficácia da lavagem e o processo poderá se repetir.
O modelo da geladeira também influencia na sustentabilidade do meio ambiente
Quem nunca sonhou em ter uma geladeira econômica? Para arrebentar na conta de energia. Uma geladeira inverter sempre é bom, porque controla a temperatura, deixando os alimentos na temperatura ideal. Além disso, o selo de aprovação procel é muito importante, porque indica a eficiência energética alta, ou seja, o selo de procel A é imprescindível para a geladeira.
Entre outras características, observe também o alerta de Portas Abertas, o modo férias, que controla a potência, conforme a movimentação das portas. A opção sem degelo Frost Free ainda pode ser uma aliada na economia e na sustentabilidade.
Sobre o fogão a gás
Sobre os fogões é importante saber que o modelo mais comum, a gás, é fácil de usar, além de ter um preço mais em conta e fácil de controlar. Um dos pontos positivos é que nele você consegue utilizar qualquer tipo de panela.
Como os micro-ondas impactam o meio ambiente
O micro-ondas é um eletrodoméstico, com um impacto negativo sobre o meio ambiente. O consumo deste eletrodoméstico equivale à geração de eletricidade de três grandes plantas de energia a gás por ano. A emissão de gás do micro-ondas produzido na União Europeia é de aproximadamente sete milhões de automóveis (7,7 milhões de toneladas de CO₂).
O lado positivo é a sua praticidade, já que com ele você pode esquentar qualquer refeição rapidamente e poupar tempo. Apesar disso, a resposta mais sustentável ao micro-ondas é utilizá-lo de forma consciente e nos momentos certos.
Agora que você já tem ideia de quais passos seguir para economizar energia e de quebra ajudar o planeta nessa batalha, veja o site da Colombo e aproveite!