Qual a quantidade ideal de comida para peixes? | Blog Colombo
Casa e Decoração Seu Pet

Qual a quantidade ideal de comida para peixes?

e9ff5b0e adb0 453c 9c94 127aa6ba469f

Saiba quanto deve oferecer para cada espécie e como garantir a saúde e bem estar dos seus companheiros aquáticos.

Por serem bichos tão pequenos, os peixes são extremamente afetados por sua alimentação, e muitas vezes esse é o fator que os leva a morte. Seja oferecer comida demais ou não oferecer o suficientes, ambos os casos podem ser fatais para o pet. Por isso é muito importante conhecer sobre a rotina de alimentação dos peixes para garantir uma vida longa e saudável ao animal.

Conheça as espécies do seu aquário

conheca-sua-especie-de-peixe

Leve em consideração os hábitos dos peixes na hora de escolher a ração ideal para ele. Se ele se alimenta na superfície, como é o caso dos Betas e dos Peixes Dourados, o ideal é fornecer uma ração que boia, para que ela permaneça próxima à superfície e facilite a ingestão pelos peixes. Já aqueles que costumam se alimentar no meio da coluna de água, como os Tetras e Farpas, precisam de rações granuladas, que ficaram boiando na metade do aquário. Já os peixes que ficam mais no fundo dos aquários, que é o caso do Corydoras e Cobitidae precisam de rações que cheguem até lá para que possam se alimentar.

Se você mais de uma espécie, o ideal é que forneça diferentes tipos de rações para que todos consigam se nutrir adequadamente.

Qual a quantidade ideal de alimento para peixes?

qual-a-quantidade-ideal-de-alimento-para-peixes

Para saber a quantidade ideal de alimento para oferecer aos seus peixes, primeiro leia as instruções do fabricante das rações. Mas também existe um teste que você pode fazer para ver se a quantidade que você está oferecendo é a ideal.

Coloque a comida no aquário e aguarde por três minutos. Se seus amigos comeram tudo, não precisa se preocupar, já que a quantidade está adequada. Porém, se sobrar alguma comida dentro do aquário, isso significa que você está exagerando.

Não se esqueça de tirar esses excessos do ambientes dos peixes, já que algumas substâncias utilizadas na fabricação das rações quando entram em contato com a água podem liberar substâncias tóxicas para os peixes, que pode até mesmo levar à morte.

Qual a frequência ideal da alimentação de peixes?

o-ideal-e-que-voce-alimente-os-peixes-cerca-de-duas-vezes-ao-dia

Segundo especialistas, o ideal é que você alimente os peixes cerca de duas vezes ao dia, de preferência em horários em que tenha luz solar, seja ela natural ou artificial. Não existe horário ideal, a dica é apenas que você crie uma rotina de alimentá-los em momentos que sempre está em casa.

Na Colombo Pet você encontra tudo o que é necessário para os seus animais de estimação, desde gatos e cachorros até peixes e pássaros. Acesse e confira também o nosso departamento de Pets na Lojas Colombo.