O fogão a lenha nos remete à tranquilidade do campo, ao aconchego da casa da vó e aos dias frios. Além do mais, o produto é versátil e possibilita criar momentos especiais ao redor dele. Estar junto à família, na espera por aquele pinhão na chapa e sentir-se abraçado pelo calor que só ele pode oferecer não tem preço. Por isso, nós fizemos um guia com orientações sobre os tipos de fogão a lenha e as vantagens de comprar um. Além disso, nós respondemos às dúvidas mais frequentes referentes a esse eletrodoméstico.
Tipos de fogões a lenha
Existem diversas opções disponíveis no mercado, com diferentes recursos e dimensões. Veja abaixo os tamanhos mais procurados e o que cada um pode oferecer. Mas lembre-se que cada modelo vai variar de acordo com o fabricante.
Número 1: mais básico

Número 2: mais completo

Perguntas frequentes
1. Como funciona?
Para fazê-lo funcionar, basta pôr a lenha no compartimento indicado, a fornalha, e acender com fogo. Assim, o fogão já vai estar pronto para uso. Caso preferir, pode borrifar óleo de cozinha na lenha antes de colocar fogo, para que ela queime com mais facilidade.
2. Como é a instalação?
Para a instalação do produto, é necessária uma saída tipo exaustor. Portanto, recomenda-se o auxílio de um profissional, já que vai ser preciso furar ou quebrar a parede ou o teto para colocar a chaminé. Depois de providenciar a saída de fumaça, o fogão pode ser utilizado.
3. Como limpar?

4. Quais tipos de panelas posso usar em um fogão a lenha?
Você pode utilizar os seguintes tipos de panela no produto: ferro fundido, ferro esmaltado, barro ou cerâmica, pedra sabão e cobre. Evite utilizar panelas de aço inox ou alumínio, pois elas podem ficar escuras ou apresentar deformidades. Jamais use panelas de vidro ou de pressão.