Fogão a lenha: Por que comprar? | Blog Lojas Colombo
Casa e Decoração

Fogão a lenha: vantagens, tipos e dúvidas frequentes

iStock 1213714278

Confira dicas de como limpar o fogão e quais panelas utilizar.

O fogão a lenha nos remete à tranquilidade do campo, ao aconchego da casa da vó e aos dias frios. Além do mais, o produto é versátil e possibilita criar momentos especiais ao redor dele. Estar junto à família, na espera por aquele pinhão na chapa e sentir-se abraçado pelo calor que só ele pode oferecer não tem preço. Por isso, nós fizemos um guia com orientações sobre os tipos de fogão a lenha e as vantagens de comprar um. Além disso, nós respondemos às dúvidas mais frequentes referentes a esse eletrodoméstico.

Vantagens de comprar um fogão a lenha: Permite fazer receitas deliciosas que ficam com um gostinho diferente de pratos preparados em fogões convencionais; Econômico, pois funciona a lenha; Prático, pois é possível utilizar panelas pequenas ou grandes, ou ainda, preparar o alimento diretamente na chapa; Mantém quentinho o ambiente onde for instalado, ou seja, serve também como um aquecedor; Contribui com a decoração do ambiente, conferindo um toque rústico à composição.

Tipos de fogões a lenha

Existem diversas opções disponíveis no mercado, com diferentes recursos e dimensões. Veja abaixo os tamanhos mais procurados e o que cada um pode oferecer. Mas lembre-se que cada modelo vai variar de acordo com o fabricante.

Número 1: mais básico

Fogão a Lenha N1 Petrycoski

Número 2: mais completo

Fogão a Lenha Nº2 Gabinete Século XVIII Venax

Perguntas frequentes

1. Como funciona?

Para fazê-lo funcionar, basta pôr a lenha no compartimento indicado, a fornalha, e acender com fogo. Assim, o fogão já vai estar pronto para uso. Caso preferir, pode borrifar óleo de cozinha na lenha antes de colocar fogo, para que ela queime com mais facilidade.

2. Como é a instalação?

Para a instalação do produto, é necessária uma saída tipo exaustor. Portanto, recomenda-se o auxílio de um profissional, já que vai ser preciso furar ou quebrar a parede ou o teto para colocar a chaminé. Depois de providenciar a saída de fumaça, o fogão pode ser utilizado.

3. Como limpar?
Limpeza externa da chapa: Para polir a superfície da chapa, utilize uma lixa fina e esfregue em toda a área com movimentos suaves; Retire a fuligem com uma vassoura pequena ou pincel; Passe um pano úmido na chapa e depois um pano seco; Não deixe a chapa secar com água, pois pode oxidar o metal; Passe, uma vez por semana, um pano umedecido com óleo de oliva na superfície. Isso proporciona maior durabilidade à chapa; Não utilize produtos abrasivos na limpeza do fogão, pois eles podem corroer e acelerar o enferrujamento da peça. Limpeza interna do fogão: Antes de iniciar a limpeza, forre o chão com jornal ou outro papel, para evitar manchas; Não inicie a limpeza com o fogão aceso ou quente. Espere esfriar completamente; Limpe regularmente o compartimento onde a lenha é queimada. Para isso, reserve uma vassourinha ou escovinha especialmente para a tarefa; Remova apenas o excesso de cinzas e pedaços de madeira que ficaram após o uso para evitar o acúmulo.

4. Quais tipos de panelas posso usar em um fogão a lenha?

Você pode utilizar os seguintes tipos de panela no produto: ferro fundido, ferro esmaltado, barro ou cerâmica, pedra sabão e cobre. Evite utilizar panelas de aço inox ou alumínio, pois elas podem ficar escuras ou apresentar deformidades. Jamais use panelas de vidro ou de pressão.