Sempre que vamos reformar e decorar a casa, seja somente um cômodo ou a casa inteira, vamos em busca de ideias e tendências, né?! E sabemos que, uma das coisas mais difíceis de decidir na hora de mudar é a cor e, além dela, temos várias texturas e estampas disponíveis para escolhermos. Bom, a decoração é um mundo infinito de cores e, sem medo, devemos usar e abusar delas, seja nas paredes, nos objetos, em qualquer item da decoração ou até mesmo em utensílios domésticos.
Para ajudar separamos algumas dicas que podem sem bastante úteis na hora de você brincar com as cores na decoração da sua casa. Olha só! Primeiro, é fundamental você considerar seus gostos pessoais, reflita sobre que tipo de ambiente você deseja criar e, até mesmo, reflita sobre o significado das cores que serão usadas no ambiente, que tipo de sensação você quer passar. Conhecer e escolher uma tabela de cores que contrastem e combinem entre si é importantíssimo.
O contraste é importante, fornece personalidade e, nesse ponto, o contraste pode vir através de cores, formas, materiais, estampas e etc. No caso do uso de cores contrastantes, o que vai chamar a atenção na decoração serão as cores utilizadas. Mas não abuse, exagero no contraste pode causar confusão na decoração. Lembre-se, usar contraste não significa perder a harmonia. Além das cores contrastantes, temos também as cores harmônicas e, nesse sentido, normalmente o que vai chamar a atenção na decoração será um móvel, um ponto específico de arquitetura ou um item da decoração.
Para ajudar nessa escolha, aqui temos uma tabela de cores e, a seguir, uma pequena explicação para você entender um pouco mais esse esquema:
Todas as tonalidades presentes na roda das cores relacionam-se de duas maneiras:
Cores complementares: estas são as cores que, na roda, encontram-se de lados opostos caso do verde e do vermelho, do azul e do laranja. No entanto, esta distância não significa que não possam ser combinadas, pelo contrário, o seu efeito aparentemente contrastante produz um realce visual muito agradável na decoração.
Cores harmoniosas: estas são as cores que encontramos encaixadas entre as cores primárias como, por exemplo, o encarnado, o violeta e o violeta azul que, embora diferentes, mostram claramente que pertencem à mesma família de cores. Embora apresentem uma certa harmoniosidade, também precisam ser combinadas de forma cuidadosa.
Complementares X Harmoniosas
Por norma, consideramos uma parte da roda como tendo as cores mais quentes (vermelho, laranja, amarelo) e a outra com cores mais frias (violeta, azul, verde), o que é perfeito para atingir o desejado equilíbrio colorido. Por exemplo, se a sua paleta de cores estiver centrada no azul, pode aqueça-la um pouco com a sua cor complementar o laranja. Porém, a utilização de duas cores complementares da mesma intensidade pode produzir um efeito visual muito ruidoso, onde ambas as cores estão exigindo a mesma atenção.
Para solucionar esta questão, basta reduzir ou aumentar a intensidade de uma das cores complementares neste caso seria o laranja, podendo aplicar um tom mais suave como um laranja queimado ou claro, que são ambas cores harmoniosas.
Outro aspecto bastante presente nas decorações, e que muitas pessoas adoram usar são as estampas. E sim, o uso das estampas são igualmente complexas ao uso das cores. Elas podem ser grandes, médias ou pequenas, e a mistura dos três tamanhos pode dar um efeito lindo e bastante autêntico na decoração. Porém, alguns pontos importantes devem ser levados em consideração. A estampa maior é a que geralmente chama mais atenção e geralmente é a primeira a ser escolhida, a partir dessa escolhemos a estampa média, que deve conter alguma cor semelhante ou que combine com as cores da estampa grande, o mesmo vale para a estampa pequena, que deve combinar de alguma forma com a estampa grande e com a estampa média.
Tomando esse cuidado, você pode ficar super a vontade para utilizar a técnica conhecida como composé, que é a tendência de utilizar diferentes estampas em um mesmo ambiente. Floral, xadrez, bolinhas, listras, etc… São muitas as opções de estampas, não é preciso limitar-se, é apenas preciso definir um único elemento que torne o conjunto harmônico, que interligue suas escolhas, como a cor, o desenho ou a forma.
Depois dessas dicas, é só usar e abusar da criatividade para deixar sua casa ainda mais com a sua cara. Quer mais produtos de móveis e decoração. Clique aqui!