Casa e Decoração

Cortinas para sala: 8 modelos para se inspirar

As cortinas são itens indispensáveis na decoração da sala, isso porque, além de deixarem o ambiente com aspecto mais completo, também oferecem privacidade aos moradores e controle da iluminação natural que chega até o cômodo. Você conhece quais são os modelos de cortinas para sala e quais os mais indicados para a sua casa? Então continue lendo o post que preparamos para aprender!

Tipos de cortinas

Existem muitos tipos diferentes de cortinas para você escolher para a sua casa. Antes de escolher a sua conheça os principais tipos:

Voal

Voal.jpgEssa cortina é composta por um tecido bem fino, que permite fornecer maior privacidade ao ambiente, mas sem perder a entrada da luz natural. Se quiser diminuir um pouco mais a incidência de luz, também é possível colocar uma camada dupla desse modelo.

Esse modelo é leve e clean, trazendo um visual mais moderno e minimalista para a sua sala, dando um ar mais refinado e elegante ao ambiente.

DuoFold

Também conhecida como Top Down, a cortina DuoFold tem um sistema que permite que ela se recolha tanto para cima quanto para baixo, oferecendo a possibilidade de criar visuais muito interessantes nas janelas. 

Elas são um pouco parecidas com as persianas e possuem dobras plissadas ou espaçadas, diferenciando-se no seu tipo de abertura. Por conta disso, elas ficam muito bem em ambientes com decoração moderna e contemporânea. 

Sarja

Se você procura um bloqueio maior da luz para a sua sala, o modelo ideal de cortina é o de Sarja. Seu material é mais estruturado e pesado, garantindo privacidade e um controle bem maior da iluminação. 

Ela está disponível em diversas cores e estampas, e podem combinar com qualquer tipo de decoração que você escolha para o seu ambiente. 

Romana

Também conhecida como persiana romana, ela tem uma estrutura de tecido, geralmente linho, e varetas horizontais, que permitem uma abertura diferenciada para a peça. 

Ela tem uma aparência sofisticada e elegante, mas pode ser bastante versátil e se encaixar em diversos estilos de decoração do cômodo, além de garantir maior privacidade ao ambiente.  

Rolô

Se você procura uma cortina para combinar com o estilo de decoração clean e minimalista, a rolô pode ser a opção ideal. Ela possui acionamento automático e quando são totalmente erguidas se tornam bastante compactas e discretas.  

Ela consegue bloquear mais luz do que as cortinas feitas com tecidos mais leves, mas ainda assim permite que certa luminosidade natural chegue até o ambiente, ao mesmo tempo que proporciona maior privacidade. 

Painel

Como o seu nome já diz, ela conta com vários painéis, que se abrem correndo pela horizontal. Ao abrir totalmente, ela fica compactada em um único canto, o que não pesa na decoração do cômodo. Além disso, ela traz um toque moderno para o ambiente, mas ainda assim permitindo a passagem de luz natural. 

Persiana

Elas são uma boa opção para quem não quer ou não tem espaço para as cortinas tradicionais. Elas são instaladas acima da janela, e você pode ajustá-la para permitir a entrada de luz desejada e também o nível de privacidade. 

Existem opções com abertura vertical e horizontal e a maioria dos modelos são fabricados com PVC, tornando o item mais resistente. 

Blackout

Se você quer controle total sobre a luz que entra na sua sala, a opção ideal é a cortina blackout. Ela é feita com um material que bloqueia 100% da luz do ambiente externo, e é uma opção interessante principalmente para quem adora fazer uma sessão de cinema em casa. 

Existem vários tipos dessas cortinas, que podem ser facilmente integradas na decoração do ambiente sem pesar demais na decoração. 

Cores para cortinas

Além do tipo de cortina, é necessário também escolher a cor ideal para ela, a fim de harmonizar com o restante dos elementos do ambiente. Se quiser uma escolha segura e neutra, uma opção são os tons de branco, bege, cinza e preto. 

Mas você também pode optar por cores mais vivas e estampas. Não há regras para isso, basta escolher a que acha que combina melhor com a sua personalidade e com a sua sala de estar!

Inspiração para cada tipo de decoração

Está querendo descobrir o melhor modelo para o estilo de decoração da sua casa? Então confira as inspirações que separamos para você acertar na escolha!

Moderno

moderno.jpg

Clássico 

classico.jpg

Boho

boho.jpg

Praiano

Praiano.jpg

Contemporâneo

contemporaneo.jpg

Gostou das nossas dicas e inspirações? Então agora é só passar no site da Lojas Colombo e encontrar as melhores cortinas e persianas com as melhores condições de pagamento e possibilidade de frete grátis. Acesse e confira!