Como tocar violão: Veja o Passo a Passo | Blog Lojas Colombo
Estilo de Vida

Como tocar violão: Veja o Passo a Passo

capaa

Os amantes de música sabem exatamente que o violão é uma das bases principais para desencadear uma melodia, seja ela só ou acompanhada de outros instrumentos. O que desperta em uma boa parte em aprender a dedilhar canções de sua preferência, como hobby ou profissionalmente. Aprender a tocar um instrumento nem sempre é um bicho de 7 cabeças, apenas precisa de muita dedicação e paciência para aprender as técnicas. A seguir, aqui no Blog das Lojas Colombo vamos te mostrar como aprender a tocar violão. Let ‘s Go!

Tocar-violao.jpgPasso a passo de como aprender a tocar esse instrumento musical:

Existirá dificuldades em aprender as regras específicas, mas isso não significa que você não seja capaz de começar, o primeiro passo será dado com a vontade de aprender

Defina seu estilo musical: Rock, Samba, MPB, seja no Jazz, Blues, entre outros. 

Existem diversos tipos de violões, sejam eles mais curtos ou mais longos, mais finos ou mais grossos. Na hora de escolher é necessário atentar-se aos detalhes e principalmente se sentir confortável na melhor posição de apoio. Muitos não sabem, mas a altura do aluno difere bastante na hora de escolher o instrumento. Não descartamos também o material da corda do violão que, por sinal, é bem importante na escolha. Existem dois tipos de cordas: em nylon e de aço

Cordas-do-violao.jpgÉ recomendável que o aluno comece a aprender com a corda de nylon, pois gera menos impacto nos dedos e facilita na execução, facilitando assim no aprendizado.  

Antes de começar a usar o instrumento, aprenda a maneira correta de como segurá-lo: apoie o violão tanto na perna direita como na esquerda. Segundo especialistas no assunto, quem está iniciando apoia com a perna direita, mantendo a postura ereta de forma, permitindo, assim, uma boa respiração e melhor movimentação de ambos os braços; enquanto a mão esquerda é responsável por deslizar as cordas, a mão direita serve para criar os ritmos de forma agradável, movimentando para cima e para baixo. Esse movimento é conhecido como flechas e tendo um conhecido na música, você será capaz de acompanhar o ritmo. 

A questão é: Usar palheta ou não?

Na hora de tocar, é livre a opção de tocar com ou sem palheta. A palheta é mais indicada para músicas mais agitadas permitindo que o deslize nas cordas sejam bem mais agudos e precisos. Quando a usamos, é possível ter uma noção da linhagem de outras técnicas como a batida do sobe e desce ao qual você executa e sente o quão boa é quanto dedilhar. 

Segure a palheta com os dedos de forma paralela ao dedo indicador da mão direita, pressionando bem com o dedão simulando segurar como a pinça. Indicado para uso de violões de aço. 

Como afinar um violão?

A afinação de um violão é extremamente importante para uma boa produção musical e devem se manter atentos quando necessário regular.

Os impactos que o material geram ao ser tocados sofrem constantes tensões e mais ainda quando são usados sequencialmente, perdendo o ajuste correto dos acordes e notas.

Além disso, ao afinar seu violão, você poderá otimizar sua prática instrumental, uma vez que cada som soará corretamente; essa prática ajuda na identificação correta e rápida quando uma nota soar estranha e como você deverá corrigi-la.

afinar-violao.jpgExistem várias formas de afinar o seu violão, das mais tradicionais às mais sofisticadas. A seguir, daremos as melhores dicas do que usar: 

  • O diapasão;
  • O som de seu telefone fixo (com o som da nota LA);
  • A técnica das cordas adjacentes;
  • O afinador elétrico ou eletrônico;
  • Afinador online;
  • Através de aplicativos do seu smartphone.

Lembre-se: Dedicação é a melhor forma de aprendizado!

Há inúmeras possibilidades de aprendizados, você pode aprender com um professor particular, entrar em uma turma de música, seguir passo a passo navegando pelo Youtube, dentre outros. Colocando em mente que as técnicas de iniciação são primordiais para seu avanço, não pule de fase, permita-se começar do zero e seguir adiante. Elabore uma hora do seu dia, faça um cronograma de estudos visando verificar o que aprender no dia, isso significa que você atingirá metas aos quais no final, se sentirá satisfeito,  sua dedicação é importante para conseguir dominar esse instrumento musical maravilhoso.  

Quanto custa um violão?

Existem variados tipos de formas e tamanhos para escolher a melhor opção de violão que possa sentir-se confortável em tocar seu instrumento. 

Tocar-violao-ao-ar-livre.jpgVocê pode conferir no departamento de Instrumentos Musicais as melhores ofertas de violão das Lojas Colombo.