Você pode até colocar a culpa do roupeiro bagunçado na falta de tempo e correria do dia a dia. Apesar disso, com algumas horinhas é possível organizar o guarda-roupa e colocar tudo no seu devido lugar. Para isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa.
1. Hora de desapegar
Esse é o momento de descartar o que você não utiliza mais. Chega de adiar! Separe as roupas que você passa anos sem usar e doe para quem precisa. Dessa forma você vai tirar um peso do guarda-roupa. Inclusive, pode sobrar até algumas prateleiras vazias.
2. Cada um no seu quadrado
Analise o espaço do guarda-roupa e veja a quantidade de roupas que você possui. Então determine o local para cada peça e mantenha essa regra. Assim, tudo fica sempre no seu devido lugar. Deixe no alto, os itens que não são utilizados com tanta frequência. Você também pode optar por fazer a troca de lugar em cada estação, deixando as roupas mais usadas na parte central do roupeiro.
Roupeiro Madesa Ellos
3. Cabides
Se puder, padronize os cabides. Isso facilitará a visualização das peças. No caso de casacos para ocasiões especiais, ternos e roupas de festa, opte por cabides específicos, já que eles conservam o tecido e evitam deformidades. Outra dica é usar capas protetoras para esse tipo de vestimenta.
Organize as roupas por cor. Isso também facilita encontrar a peça certa na hora de escolher. Se o seu roupeiro possuir altura suficiente, acomode os vestidos e roupas longas no espaço maior, para evitar que os itens fiquem dobrados.
4. Prateleiras
Organize as roupas por tipo. Malha com malha. Blusa com blusa. Calça com calça. Assim, é só bater o olho e você já vai encontrar o que procura. Além, é claro, de ficar muito mais bonito! Aqui, a questão da separação por cor também conta. Mantenha os lençóis, cobertores e travesseiros na parte dos maleiros, se o roupeiro oferecer essa opção.
5. Gavetas
A melhor dica para as gavetas são os organizadores. Eles vão manter as peças íntimas sempre organizadas. Você pode adquirir modelos em casas especializadas ou fazer as divisórias com caixas de papelão e canos de PVC.
6. Caixas organizadoras
Reúna peças como chinelos de pano, lenços, mantas e outros itens a fim de organizar em caixas ou cestos organizadores. Em seguida dobre ou apenas ponha um sobre o outro e separe por tipo. Assim, evita que fiquem perdidas pelo meio de outras roupas ou até mesmo pelo chão do quarto.
7. Sapatos
Você pode organizar o guarda-roupa com uma sapateira específica para os calçados. Mas se o seu roupeiro possuir espaço para isso, lembre-se de guardá-los limpos. A dica é optar por acomodar os sapatos em caixas de plástico com aberturas. Evite as opções de papelão, pois são mais vulneráveis à umidade. Se puder padronizar as caixinhas, ainda melhor!
Dúvidas Frequentes
Como limpar o guarda-roupa?
Como tirar mau cheiro do roupeiro?
Lembre-se de guardar roupas e sapatos secos. Itens úmidos colaboram para a criação de mofo e odores. Em razão disso, quando o clima estiver bom, deixe as portas do roupeiro abertas por uma hora, para arejar o interior do móvel.
Além disso, pode-se colocar copos com giz escolar para sugar a umidade, os quais devem ser trocados a cada três meses. Para a melhor conservação do guarda-roupa, sempre leia o manual de instruções do fabricante. Cada modelo possui suas especificações, que devem ser seguidas corretamente.