Casa e Decoração

05/11/2018

Como escolher o cortador de grama?

Cuidar de um jardim nem sempre é uma tarefa fácil. Aparar a grama pode ser trabalhoso e escolher o cortador de grama então... pode ser ainda mais complicado. São diversos os modelos disponíveis, com recursos e preços variados. Por isso, vamos explicar um pouquinho de cada tipo, para facilitar a sua escolha.


1. Manuais → simples e econômicos
O cortador de grama manual é indicado para pequenos gramados, que são mais fáceis de serem cuidados. A vantagem é que ele é prático de manusear e apresenta baixo custo de manutenção, além de possuir lâminas rotativas e ajustáveis. A desvantagem é que ele exige maior esforço físico, já que deve ser empurrado para o funcionamento.


2. Elétricos → eficientes e práticos
Ideais para espaços pequenos ou de médio porte, os cortadores de grama elétricos são fáceis de operar. Isso porque são mais leves em comparação a um cortador movido a gasolina. Além disso, apresentam menor emissão de ruídos e não emitem gases poluentes. A desvantagem é que ele necessita de uma tomada, o que leva a ter uma extensão ou pontos elétricos próximos. Você pode optar pelo modelo à bateria. A dica, nesse caso, é ficar atento à autonomia do produto e às horas de trabalho que você precisa para cuidar do seu jardim.

Há, ainda, os aparadores elétricos. Diferente do cortador, ele é mais fácil para realizar o acabamento junto a muros, calçadas e escadas, bordas de canteiros e rente a árvores. É leve e prático, sendo perfeito para uso em regiões urbanas.



3. A gasolina → mais potentes e rápidas
Para grandes espaços, o indicado é optar pelos cortadores a gasolina. Eles são mais potentes, rápidos e permitem maior mobilidade. No entanto, é preciso se atentar ao nível de combustível e preparar os ouvidos, pois eles emitem alto nível de ruído. Estão disponíveis em duas opções: com motor de 2 tempos ou de 4 tempos. A primeira opção utiliza óleo e gasolina e é apropriada para todos os tipos de terrenos. Já os cortadores de 4 tempos utilizam apenas gasolina e são adequados para terrenos com inclinação de até 30 graus.


4. Dirigíveis → para grandes áreas
Os pequenos tratores aparadores de grama são ideais para áreas de médio a grande porte, como campos de futebol, golfe, parques e extensos jardins. O operador conduz o equipamento sentado, o que torna o trabalho mais prático e confortável. No entanto, eles são indicados apenas para aparar grama e devem ser utilizados em ladeiras com inclinação de no máximo 15º. Mais que isso, opte por uma roçadeira ou um cortador a gasolina.



5. Roçadeiras → mais versáteis
As roçadeiras são equipamentos indicados para quem precisa fazer outras tarefas, além de aparar a grama. Versáteis e potentes, permitem aparar arbustos e cercas vivas, eliminam ervas daninhas e são perfeitas para o acabamento de cantos e trabalhos na agricultura. Isso porque elas são desenvolvidas com uma embreagem reforçada e um sistema de corte extremamente eficaz.


Dúvida Frequente:
Devo optar por um cortador de grama com coletor ou sem?
Na hora de escolher o cortador de grama, é importante considerar também se ele acompanha coletor ou não. Esse acessório recolhe a grama que é cortada, o que facilita o trabalho de juntar após o serviço. Existem modelos em que o coletor é composto de lâminas recicladoras, para diminuir o tamanho dos resíduos e transformá-los em adubo.


⚠️ Cuidados
Independente da escolha, certifique-se de ler o manual do fabricante com as orientações de uso e sempre utilize os equipamentos de segurança ao manusear as máquinas, como óculos de proteção, protetores auriculares, luvas e botas de cano alto.


Confira os modelos disponíveis em nosso site e transforme seu jardim! 🌳

Assinar newsletter

Receba as melhores ofertas e as últimas do blog.

Está é a imagem de uma seta voltada para cima, funciona como um botão e aparece somente ao final da página, clicando nela volta ao topo da página

Comentários

Mostrar Comentários