Temos que concordar que a primavera é uma das estações mais agradáveis, seja pelo clima mais ameno ou pela beleza das flores expostas em todos os cantos. As plantas realmente fazem a diferença por onde estão. Elas, inclusive, são capazes de mudar o seu dia a dia, já que oferecem mais vida e harmonia ao ambiente. Muita gente abre mão de cultivá-las, pois moram em apartamento ou trabalham em um escritório fechado. Mas você pode optar por espécies que se adaptam a locais limitados de luz e espaço. Confira essa seleção de flores e plantas e veja os cuidados que deve ter em cada uma delas.
Lança de São Jorge
Ideal para cômodos internos e para decorar os cantinhos de diversos ambientes. Suas folhas verticais e em formato cilíndrico vão dar um toque especial ao espaço. Resistente, pode ser plantada em vasos ou em jardins de pedra. A irrigação deve ser feita uma vez a cada duas semanas, sem jogar água diretamente nas folhas.
Mini Cacto
Esse é perfeito para escritórios, onde não temos muito tempo para cuidar. Ele não precisa de muito sol ou água. Fique de olho na terra. Se ela estiver seca, deve ser regada para umedecê-la. Isso pode ser feito apenas uma vez por semana.
Violeta
Com uma beleza única, é uma ótima opção para mesas e até parapeitos de janelas. Geralmente, é plantada em pequenos vasos e necessita de água duas ou três vezes por semana. Deixe a violeta exposta indiretamente ao sol. Essa flor ainda possui variedade de cores.
Orquídea
Por precisar de poucos cuidados, é a mais procurada para ambientes internos. Delicada, o ideal é que seu tronco permaneça apoiado em algum suporte. Utilize vasos de barro, pois são porosos e auxiliam a drenar a água. A orquídea se adapta melhor onde recebe iluminação indireta, à meia-sombra. Fique atento à coloração da folhagem. Caso estiver escura, mude a planta de lugar.
Palmeira-leque
Perfeita para ser cultivada em vasos, já que apresenta um crescimento lento. Necessita de ambientes amplos e bem iluminados. Para manter a palmeira-leque saudável, remova as folhas velhas e secas e a adube durante o verão. Trocar o vaso a cada dois anos também é indispensável para conservar o estado da planta. Essa espécie deve ser protegida de ventos fortes e aparelhos de ar-condicionado. Suas folhas são grandes, franzidas e possuem um tom de verde brilhante.
Samambaia
Deve ser plantada em vasos suspensos e em locais altos, pois suas folhas são longas e costumam formar touceiras volumosas. Necessita ser cultivada à meia-sombra, com uma iluminação difusa. Uma dica é uma sacada fechada, por exemplo. A espécie deve ser protegida do vento, pois ele pode prejudicar as folhas mais jovens.
Suculentas
Fáceis de cuidar, pois, apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas, o que permite o armazenamento de água durante longos períodos. Basta ficar atento aos detalhes da espécie. Se as folhas começarem a murchar, aumente um pouquinho a quantidade de água. Caso as folhas da base apodrecerem, diminua. Já se a planta ficar fina e perder folhas, ela não está obtendo a luz necessária. O ideal é que esse tipo de planta receba pelo menos quatro horas diárias de sol.
Além de escolher a espécie de planta, é importante também pensar onde ela vai ser cultivada. Uma ótima ideia é optar pelas prateleiras suspensas. Práticas e fáceis de montar, são perfeitas para decorar diversos tipos de ambientes. Há modelos mais básicos, oferecendo apenas um nicho. Ou ainda, modelos mais completos, com maior número de prateleiras e adição de potes plásticos.
Veja algumas opções de prateleiras suspensas ideais para acomodar suas plantas:
1. Prateleira BRV Móveis Linha Nature

2. Nicho BRV Móveis Linha Nature

3. Prateleira com Vasos BRV Móveis Linha Nature

Isso depende da espécie, da época do ano e do local de cultivo. Para descobrir a periodicidade, afunde um pouco o dedo na terra. Caso ainda esteja úmida, espere por mais alguns dias. Se estiver seca, é a hora de regar. Lembre-se que a água deve ser jogada na terra e não sobre as folhas.
Para a maioria das espécies, misture duas partes de areia para uma parte de terra. Evite que a terra fique encharcada, pois, a umidade pode apodrecer as raízes.
Para garantir um crescimento por igual, vire o vaso de tempos em tempos. Mas não fique mudando constantemente de lugar. Se for preciso, faça isso de forma gradual. Assim, a planta consegue se adaptar melhor. Uma mudança repentina pode causar queda de folhas.
Para manter as folhas mais bonitas, passe com cuidado um pano úmido para retirar o pó. Mantenha a atenção no cultivo das plantas. Elas também precisam de carinho!