Como escolher a cuba para pia do banheiro? | Blog Lojas Colombo
Casa e Decoração

Como escolher a cuba para pia do banheiro?

como escolher a cuba para pia do banheiro

Na hora de decorar o banheiro, alguns itens chaves não podem faltar para transformar o cômodo em um ambiente funcional e bonito, e, definitivamente, um deles é a cuba para pia. É nela que você vai lavar as mãos todas às vezes que usar o banheiro e também será onde você realizará a maior parte da sua rotina de cuidados.

Por conta disso, é muito importante escolher a cuba para pia que mais se ajusta às suas necessidades e ao estilo de decoração do cômodo. São diversos modelos, formatos e materiais. Para tentar deixar a escolha mais objetiva e prática, separamos os principais pontos que precisam de atenção nos tópicos a seguir.

Tipos de cubas

Atualmente no mercado os principais modelos são as cubas de embutir, sobrepor e de apoio. Existem ainda as cubas de semi encaixe, mais modernas e que atendem a decorações contemporâneas, num estilo industrial.

Cuba De embutir

cuba-de-embutir

Essas cubas são umas das mais simples e são instaladas embaixo do armário, com sua estrutura ficando escondida pelo armário ou bancada. Para aderir a esse modelo, é necessário que você saiba o tamanho exato da cuba para garantir que a instalação funcionará. O tamanho do móvel é que determina a altura de instalação.

Cuba De apoio

cuba-de-apoio

Essas são as cubas que ficam instaladas completamente por cima da bancada, ficando completamente à mostra e necessitando apenas de um furo no armário para a passagem do cano para o escoamento de água. Por não precisar ser instalada por dentro, permite que o proprietário utilize, buffets, aparadores e outras superfícies para a instalação a fim de dar mais personalidade ao ambiente.

De sobrepor

cuba-de-sobrepor

Esse modelo é bastante parecido com a cuba de embutir, mas o encaixe é feito pelo lado de cima, deixando as margens aparentes e o fundo escondido pelo armário.

Cuba Semi encaixe

cuba-de-semi-encaixe

A cuba de semi encaixe é fixada apenas pela parte de trás, deixando o restante da peça para fora da bancada, que pode ser uma ótima opção para quem tem banheiro pequeno e precisa de uma bancada mais estreita.

Cuba De parede

cuba-de-parede

Esse modelo é preso diretamente na parede e por isso não precisa de bancada. Por conta disso, podem não ser tão resistentes.

Cubas Esculpidas

cuba-esculpidas

Nas cubas esculpidas o ralo pode ficar escondido embaixo de uma ‘rampa’ que facilita o escoamento da água, criando uma bancada com um visual clean.

Formatos

As cubas para pia do banheiro podem ter os mais variados formatos, desde as quadradas tradicionais, retangulares até ovais e redondas. E não existe escolha certa ou errada, tudo vai depender do estilo e tipo de decoração que você deseja para o ambiente.

Materiais de cada cuba

materiais-da-cuba-para-banheiro

As pias podem ser confeccionadas em diversos materiais, sendo que as comuns são as de vidro, que tendem a ser frágeis e por isso são indicadas para lavabos com pouco uso; porcelana, que têm maior resistência e é encontrada com bastante facilidade; acrílico, que é parecido com o vidro porém um pouco mais resistente, a cuba cerâmica, que dá um toque diferenciado para o banheiro, mas também pode ser frágil e a cuba de inox para pia, que é uma das mais resistentes e dá um toque industrial para a decoração.

E aqui na Lojas Colombo você encontra uma enorme variedade de pias e cubas para criar a decoração que desejar no seu banheiro. Acesse nosso site e confira!