Cantinho do Café: Como Montar em Casa? - Colombo BLOG
Casa e Decoração

Cantinho do Café: Como Montar em Casa?

Uma mesa com bule italiano, cookies, grãos de café e café passado. Cantinho do Café.

O café é uma bebida apreciada por muitos. Nada melhor do que ter um espaço em casa para relaxar e desfrutar de um bom café. Afinal, um cantinho do café aconchegante e personalizado é ideal para você se desconectar da rotina e se conectar com seus sentidos. Se você ama café e bebe várias xícaras dessa poderosa bebida ao longo do dia, que tal ter um local em casa totalmente dedicado a essa paixão? Com certeza, montar um cantinho do café é bem mais fácil do que você imagina! Então, hoje nós vamos apresentar dicas para você aderir a essa decoração na sua casa. Confira!

Dicas para Montar um Cantinho do Café Irresistível

Decoração de um lugar feito para tomar café. Cantinho do café.

Em primeiro lugar, para montar um cantinho do café, você precisa escolher o local onde você deixará seus itens, como xícaras, pó de café, cafeteira, chaleira, bule, açúcar, especiarias, e o que você mais precisar. Após isso, o objetivo é a decoração. Quadros, retratos, itens decorativos que lembrem o café, como souvenir e lembrancinhas, além de aromatizar o local com cheiro de café, se assim desejar. Por fim, coloque banquetas, cadeiras ou até uma poltrona, no lado do cantinho, para apreciar melhor o momento.

Escolha o Local Ideal Para o Cantinho do Café

Um cantinho do café simples na cozinha. Cantinho do café.

A grande vantagem de ter um lugar dedicado ao café é que ele pode ser colocado em vários cômodos. Os lugares mais comuns são a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar.  Eles são os mais indicados, porque são onde, normalmente, recebemos as visitas ou onde ficamos durante o consumo do café. Não é preciso muito espaço para ter o cantinho do café. Um local onde caiba o canto para apoiar a cafeteira e os itens necessários já é mais do que suficiente.

Pense, primeiramente, onde você acredita ser mais cômodo ter esse canto: mais próximo da mesa de jantar, da sala de estar ou na cozinha. Embora não seja um requisito ter um local fixo, pensar em um canto só para seus itens de café é uma maneira mais divertida e prática para você ter um canto especial, para um momento ainda mais incrível.

Móveis e Acessórios: Estilo e Funcionalidade para seu Cantinho do Café

Bule e café em uma mesa feita para acomodar o espaço do café. Cantinho do café.

Um móvel perfeito para você montar o seu cantinho do café é o aparador. Ele não ocupa tanto espaço, porém tem lugar o suficiente para deixar tudo o que você precisa para ter um local especial para seu café. Bancada, Buffet, Mesa de Canto ou Carrinho de chá também são móveis perfeitos para montar o seu local ideal. Outra dica é ter prateleiras aéreas, para deixar xícaras nos ganchos, o que facilita na hora de preparar a bebida.

Organize seu Espaço: Praticidade e Aconchego em Harmonia

Pessoa se servindo um pouco de café no espaço que ela criou. Cantinho do café.

Você pode usar os próprios itens essenciais para criar uma decoração mais convidativa para o local. Já pensou em pendurar as xícaras em ganchos na parede? Ou usar grãos de café ou cápsulas dentro de potes transparentes para compor a decoração? Se quiser algo mais na decoração você pode colocar alguns quadros e plantas, mas o ideal para esse tipo de decoração é que ela seja mais minimalista e mais funcional.

Os itens essenciais para o seu cantinho do café são uma cafeteira expressa e caneca de café. Além disso, os itens de decoração podem variar de acordo com o ambiente no qual você irá colocá-lo. Se quiser colocar em áreas comuns da casa, você pode utilizar um aparador na sala, para deixar os itens expostos e, se preferir colocar na sala de jantar, você pode utilizar um buffet. Em contraste com isso, para aqueles que preferem deixar o café na cozinha, a bancada do local já é suficiente.

Aromas, Iluminação: Criando um Ambiente Sensorial

Mulher tomando café em local bem iluminado. Cantinho do café.

O aroma do café produz uma sensação de bem estar, estimula o cérebro nas regiões que propiciam a sensação de prazer, conforto e alegria. Muitas pessoas sentem uma forte nostalgia ao sentir o aroma do café, por lembrar do café que sua mãe, pai, avô ou avó fazia. Ele também proporciona uma motivação maior, para encararmos os desafios dos nossos dias.

A iluminação no cantinho do café é, sem dúvidas, um convite ao descanso e relaxamento, pois provocam uma sensação de conforto, aconchego, paz e felicidade. Luzes com cores mais fortes, ao invés de cores muito claras, luminárias, velas, spots, sancras fazem o local ser ainda mais atrativo. A chave é equilibrar iluminação natural com a iluminação que você escolher. Sem exagerar na iluminação, você transforma seu cantinho do café em um lugar mais que especial.

Descubra o Café Perfeito para Você: Sabores e Experiências Únicas

Homem preparando o café que ele comprou. Cantinho do café.

O gosto para o café, deveras, muda de acordo com cada pessoa. Em vista disso, escolher o tipo de café que você quer pode não ser uma tarefa tão fácil. Contudo, nós podemos ajudar você a escolher o tipo de café que combina melhor com o seu paladar e preferências.

Primeiramente, a intensidade é uma das características mais marcantes que norteia o café. Escolha a intensidade que faz o seu paladar se adaptar melhor ao seu gosto. Moer grãos na hora ou coar café em pó pode ser determinante para extrair um café de ótima qualidade. A marca depende muito do seu gosto, porém não se detenha apenas a esse detalhe. Descubra outras marcas, para escolher qual se encaixa mais no que você gosta e não se limite a tomar apenas um tipo de café. Com certeza você pode se surpreender com os sabores e aromas que pode descobrir nessa jornada.

Para você montar o seu cantinho do café, a Lojas Colombo te ajuda nessa missão. Conheça nossa linha de cafeteiras, aparadores, chaleiras e tudo o que você precisa para aproveitar o melhor do seu canto e se deliciar com aromas e sabores incríveis e únicos!