Tecnologia

Smartphones: as novas câmeras profissionais

Confira alguns smartphones e aplicativos que são ótimas opções para quem ama fotografar.

Confira alguns smartphones e aplicativos que são ótimas opções para quem ama fotografar.

Os celulares deixaram de ter apenas a função de ligar há bastante tempo. Uma das principais características que são levadas em consideração na hora de adquirir um telefone é a resolução da câmera. Por isso, as marcas investem cada vez mais nesse campo.

Hoje alguns smartphones fazem praticamente o mesmo trabalho de câmeras profissionais, oferecendo a praticidade de ter tudo em um aparelho que cabe no bolso. E se você ama fotografia mas não quer sair por aí carregando uma câmera pesada, citamos alguns modelos de smartphones das marcas mais relevantes do mercado que garantem fotos de qualidade profissional. Confira!

iPhone

Independente da versão, as fotos tiradas por iPhones sempre impressionam. Um dos modelos mais recentes da marca, o iPhone 11, é uma excelente opção: ele conta com câmera dupla (ultra-angular e grande-angular) de 12MP. Além disso, ele apresenta ótimo desempenho que vai garantir rapidez na hora de editar as fotos. A Apple ainda oferece outras duas versões: o iPhone 11 Pro e o iPhone 11 Pro Max. Ambos possuem câmera tripla (ultra-angular, grande-angular e teleobjetiva) de 12 MP.

Samsung

Os Galaxy também vêm recebendo elogios quanto a qualidade da câmera. Os modelos S20 e S20 Plus, inclusive, oferecem câmeras que permitem fotografar como um profissional. A versão Plus apresenta um kit de lentes no seu bolso: 3 câmeras traseiras (câmera teleobjetiva de 12MP, câmera grande-angular de 12MP e câmera ultra-ampla de 16MP) e 2 câmeras frontais (câmera de selfie de 10MP e câmera de profundidade RGB de 8MP).

Motorola

Uma das principais características do Moto G9 Plus é o seu sistema de quatro câmeras. A lente principal conta com 64 MP (Megapixels), a ultra-wide conta com 8MP, e a câmera macro e o sensor de profundidade têm 2MP. Isso é importante para tirar fotos mais nítidas e brilhantes em alta resolução. 

Além da escolha do smartphone, os aplicativos de edição de foto e fotografias no geral também são muito procurados. Confira alguns dos apps mais utilizados:

Adobe Lightroom

Falar em edição de vídeo e não citar a Adobe seria um erro. Esse aplicativo permite cortes de imagem precisos, cópia de parâmetros e aplicação de retoques para deixar as fotos mais profissionais. Além de contar com um ótimo gerenciamento de imagens, para você encontrá-las mais facilmente.

Snapseed

Desenvolvido pela Google, esse aplicativo é completo. Ele oferece inúmeras funcionalidades para edição de fotos, permitindo cortar, fazer colagens, ajustes de cor, nitidez, brilho e melhorar a perspectiva.

VSCO

Apresenta diferentes filtros baseados em filmes para você fazer edições rápidas. Além disso, é possível compartilhar as fotos editadas na própria rede do app.

HUJI

Esse não é um aplicativo de edições, mas não poderia ficar de fora. Inspirado na primeira câmera descartável, a Fujifilm, o Huji é ideal para quem é apaixonado por fotos com aquele ar antigo. Isso porque cada foto é uma surpresa. Ele cria efeitos aleatórios nas fotos, dando um toque nostálgico. O app ainda aplica a data no canto da imagem, para completar a nostalgia.

Apesar de todas as tecnologias, o que vai fazer a diferença nas fotos é quem está segurando a câmera e saber exatamente o melhor momento para o clique perfeito.

Confira, ainda, dicas de como fazer fotos com seu iPhone!