Sistemas operacionais de TVs
Tecnologia

Descubra os Melhores Sistemas Operacionais para TVs na Lojas Colombo

Da mesma forma que os smartphones têm seus sistemas operacionais, as Smart TVs também tem um software que reúne diversas funções para entregar ao usuário uma experiência incrível. Neste artigo, iremos explorar os melhores sistemas operacionais de TVs, destacando suas funcionalidades e seus diferenciais. Conheça as opções disponíveis na Lojas Colombo para levar para sua casa e transformar a sua forma de utilizar sua TV!

 

O que é um Sistema Operacional para TVs ?

Em 1925, iniciou-se o desenvolvimento das televisões. Após a sua criação, o sistema de TV à cores foi inventado no ano de 1951, mesma época em que chegou em solo brasileiro. Mais tarde, nos anos 2000, houve a mudança do sinal analógico para o digital. Isso trouxe mais qualidade de imagem e no áudio recebido. Hoje encontramos uma infinidade de modelos disponíveis no mercado. Tamanho e tecnologia das telas, qualidade de imagem e de som, conectividade e interatividade são fatores para decidir qual televisor comprar.

A evolução da internet e streaming abriu as portas para a mudança na forma de ver TV. As tecnologias transformaram a experiência visual. Isso levou uma simples TV a se tornar um objeto mais integrado e dinâmico, com opções de transmissão e espelhamento de conteúdo em sua tela, ampliando a forma de experienciar o entretenimento. 

Para que funcionasse eficientemente, incluiu-se em seu software os sistemas operacionais, para que as TVs fossem capazes de suportar aplicativos e funcionalidades ainda mais elaboradas. Como o cérebro do aparelho, da mesma forma que os celulares, os Sistemas Operacionais (SO) são responsáveis pelo desempenho dos aplicativos, usabilidade e fluidez nas funções. Também é responsável por permitir ou não funções como se conectar à internet, espelhar dispositivos, rodas jogos, transmitir outros tipos de mídias e baixar outros aplicativos.

Essas Smart TVs, ou TVs Inteligentes contam com os SO dedicados. Algumas empresas contam com Sistemas próprios, exclusivos de seus produtos. Android TV ou o Google TV são exemplos de SO que não tem exclusividade com uma marca. É possível encontrá-los em diversas empresas como TCL, Philips, Philco e em modelos a venda da Sony. Encontramos no mercado outros sistemas, como o webOS, da LG, o Tizen, sistema da Samsung e o Roku OS encontramos em modelos da Philips e da TCL.

Qual a diferença entre os Sistemas Operacionais?

  • WebOS

Logo WebOs

O Sistema Operacional oferecido pela LG tem interface intuitiva e fácil de usar. Baseado no Linux, ele fica mais leve e mais liso. Conta com suporte nativo para Alexa e Google Assistente. Atualmente é encontrado em uma variedade de itens da marca, desde as geladeiras até os projetores, desse modo permite uma boa integração entre os itens com smartphones e tablets para exibição de conteúdos da telinha, para a tela grande via Miracast e AirPlay. Outro diferencial é a sua detecção rápida de dispositivos conectados à Smart TV, além da facilidade de conectar dispositivos periféricos tais como teclados e mouses por via Bluetooth. Seu sistema de atualização é constante e com o controle remoto Magic, vendidos a parte ou incluídos em alguns modelos da LG, você consegue utilizar praticidades como comando de voz. 

 

  • Tizen

Logo Tizen

O sistema operacional para os aparelhos da Samsung é muito simples de usar. Muito robusto, ele é leve e otimizado. Baseado no Linux, conta com rolagem rápida e suave para mudança de aplicativos. Sua biblioteca é completa não apenas de aplicativos e com serviços exclusivos da marca, como também games e canais de vídeo, além de ter uma grande integração com outros produtos da marca. Aliás, o sistema Tizen é encontrado em outros produtos da Samsung como as próprias TVs, além de câmeras, fornos e unidades de ar condicionado. Se você busca uma integração para sua casa e quer transformá-la em Smart home, o sistema oferece a possibilidade de transformar sua Smart TV em uma central de controle geral.

É compatível com o Chromecast e AirPlay 2. Sua frequência de atualização ocorre uma vez por ano. Todavia, é importante saber que TVs com mais de 4 anos de lançamento não tem mais atualização. Graças ao sistema a Smart TV consegue reconhecer alguns comandos a partir de gestos. Por via Bluetooth ou Wi-Fi, ela distribui o sinal da TV para outros aparelhos. O conteúdo pode ser visto até com o televisor desligado ou sendo usado por outra pessoa. Com o controle remoto inteligente, a navegação fica mais fácil. 

 

  • Android TV

Logo Android TV

Com uma interface bem conhecida para usuários do sistema Android, possui uma integração perfeita com smartphones e tablets do SO Android. Além disso, a integração com o Google Assistente e suporte ao Chromecast nativamente integrado facilita o streaming ou a transmissão de conteúdo do Chrome diretamente do computador, ou do seu smartphone para sua Smart tv. Também suporta conexão com dispositivos iOS por meio do aplicativo Air Play. O seu celular pode ser utilizado como controle remoto para navegar e acessar conteúdos em sua TV. Com uma imensa biblioteca de apps, ele é um sistema com uma variedade de serviços de streaming, de jogos e outros recursos para instalar em sua TV.

Utilize sua voz para controlar os dispositivos inteligentes de sua casa e transforme seu lar em um Smart home eficiente. Graças a sua interface simples e intuitiva, você pode pesquisar um conteúdo específico, diretamente na pesquisa de sua Smart TV, ou seja, sem a necessidade de entrar no aplicativo e em sua tela inicial. Sempre aparecerá recomendações personalizadas, pois são baseadas em seu histórico de preferências e no conteúdo consumido. 

 

  • Google TV

Logo Google TV

Por incrível que pareça, o sistema Android TV não é o mesmo que o Google TV. Ambos os sistemas são desenvolvidos pelo Google. Contudo, as diferenças entre Google TV em relação ao Android TV são da integração de funções e a navegabilidade do SO. Por exemplo, a exibição de conteúdos de forma integrada na página principal facilita o encontro do conteúdo que deseja. Há a possibilidade da criação de perfis individuais para cada usuário da Smart TV utilizando uma única conta, como é realizado em aplicativos de streaming. Isso faz com que a inteligência do Google TV entenda e aprenda com maior assertividade os gostos de cada usuário da tv.

Neste sistema inteligente, você encontra a aba ‘Ao Vivo’ com conteúdos ao vivo do YouTube e de outros canais de streaming. Além do mais, no Google TV você tem a integração com o aplicativo Google Home e pode controlar sua casa. Pontuamos que o Android TV é um sistema mais simples de utilizar e, por ser mais antigo, contém mais conteúdo que o Google TV, que é mais recente. 

 

  • Roku TV

Logo Roku TV

Com uma navegação é bastante intuitiva e ágil,  certamente ele é um sistema operacional mais simples. Leve e bem programado, funciona com uma central de mídia eficiente. Oferece uma busca mais simples e fácil, para encontrar qualquer conteúdo sem dificuldades. Sua busca universal facilita sua vida, sem a necessidade de entrar em seus aplicativos, para encontrar sua série ou filme. Possui um catálogo bem amplo de aplicativos oferecidos, além de sua loja de aplicativos oferecer outros aplicativos menos conhecidos. A empresa desenvolvedora da Roku oferece outras soluções para sua tv, como, para exemplificar, um dispositivo que converte sua TV normal, sem acesso a internet em uma Smart TV.

Com o aplicativo da Roku em seu celular, você consegue acessar diversos recursos. No entanto, é necessário conferir se o aplicativo é compatível ao seu celular, então deixa a desejar neste quesito. Outros pontos fracos deste sistema é sua qualidade da imagem. Ela fica comprometida, por causa da velocidade e da conexão da internet utilizada. Você pode sempre buscar as atualizações de forma automática, para garantir que o sistema fique sempre com um bom funcionamento. O seu design é simples e personalizável e conta com espelhamento de tela, além de ser compatível com Alexa e o Google Assistente, com a possibilidade de controlar sua TV por voz. 

 

  • Fire TV

Logo Amazon Fire TV

O sistema operacional da Amazon, por enquanto, atuam somente em televisores da TCL e Xiaomi. Com ele você pode utilizar os aplicativos mais famosos de streaming, além de todos os streamings de música disponíveis no mercado. Você também pode jogar com os jogos adaptados para televisores. Sua interface é muito intuitiva e abrangente. A compatibilidade é outro diferencial deste sistema. Ele se conecta a todos os dispositivos móveis, independente de seu sistema operacional. Sua conexão com a assistente virtual, a Amazon Alexa é otimizada, com recursos incríveis. A taxa de atualização é frequente, visto que mantém o sistema sempre fluindo de maneira leve, sem travamentos e lentidão. 

 

Como escolher o sistema operacional ideal ?

Finalmente, agora que você já conhece quais são os sistemas operacionais que encontramos no mercado, como definir qual é o melhor para seu dia a dia ? Analise como você utiliza a sua tv atualmente. O que ela te oferece supre as suas necessidades? Os sistemas inteligentes tem suas vantagens e desvantagens. Umas tem mais conectividade, outras tem mais atualizações e outras possuem mais integração. Definido isso, agora você consegue encontrar a Smart TV ideal, para sua casa ou seu trabalho. Aqui na Lojas Colombo temos uma infinidade de modelos que são capazes de suprir suas necessidades.

 

Sistemas Operacionais disponíveis na Lojas Colombo!

Todas as Smart TVs da LG contém WebOS, encontre a ideal para você em nosso site.

As TVs da Samsung contam com o sistema Tizen, veja qual é a perfeita para sua sala!

Temos uma infinidade de TVs com Android TV em nosso site!

Encontre a Google TV para suas necessidades!

Tenha uma Roku TV em sua casa!

Na Lojas Colombo você encontra muita tecnologia em televisores, fazendo a comparação entre os sistemas de Smart TVs. Você terá em sua casa uma Smart TV cheia de recursos e funcionalidade!