Tecnologia

Qual a diferença de Smartphone e Celular?

O celular já se tornou parte de nossas vidas, e a maioria de nós não consegue passar um único dia sem dele. Com o passar dos anos e o avanço das tecnologias, a maior parte dos modelos disponíveis tornaram-se smartphones. Mas afinal, celular e smartphone não são a mesma coisa?

Na realidade, existem algumas diferenças importantes nesses dois itens que você precisa conhecer antes de comprar o seu próximo aparelho. E para facilitar essa etapa, montamos esse texto para te explicar tudo!

O que é um smartphone?

 o-que-e-um-smartphone

O smartphone é um modelo mais tecnológico. Ele conta com um sistema operacional, e normalmente apresenta tela Touch Screen. São indicados para quem usa o aparelho para tarefas mais complexas, que vão além de fazer ligações e mandar mensagens, já que possibilita que você acesse a internet, redes sociais, baixe aplicativos, jogue, além de várias outras funcionalidades.

Entre os sistemas operacionais mais conhecidos para esse tipo de smartphone estão o Android, o IOS da Apple e o Miui. Eles também têm um armazenamento interno que pode variar de 4GB até 512GB, que permite que você guarde todos os seus aplicativos e arquivos, alguns ainda contam com a possibilidade de expansão dessa memória. Além disso, os smartphones também apresentam conectividade 3G, 4G e alguns modelos até mesmo 5G, tecnologia que proporciona conexão de internet móvel ainda mais rápida.

O que é um celular?

o-que-e-um-celularOs celulares costumam ser mais básicos e baratos, já que a sua tecnologia é mais simples do que a dos smartphones. Ele é indicado para realização de tarefas simples, como ligações e envio de SMS. Além disso, também conta com câmera, porém elas apresentam uma resolução muito menor que os seus concorrentes mais tecnológicos.

Seu armazenamento interno costuma ser baixo, mas possibilita a expansão através de cartões SD. Como eles não têm um sistema operacional, não é possível baixar aplicativos para aumentar as funcionalidades do aparelho. Além disso, a conexão com a internet da operadora é apenas 2G, o que pode levar mais tempo para abrir alguns sites e vídeos.

Como escolher o modelo ideal para você?

O tipo de aparelho que você deve escolher depende muito do uso que fará dele. Comprar celular é mais indicado para aquelas pessoas que não utilizam muito as funções mais tecnológicas, e preferem apenas usar para ligações e outras funções básicas.

Os smartphones são indicados para aqueles que gostam de tecnologia e estar sempre conectados, seja para ter a praticidade de fazer compras ou resolver pequenas tarefas do trabalho diretamente da palma da mão. Este modelo de aparelho, permite utilizar muitas funções ao mesmo tempo devido às aplicações disponíveis, como enviar e receber e-mail, acessar redes sociais, internet, conversas de texto instantâneas, até mesmo participar de vídeo chamadas, entre outras.

vovo-fazendo-videochamada

Smartphones: as novas câmeras profissionais

E se depois de conferir nossas dicas você optou por um smartphone e ama a fotografia, confira dicas de aplicativos de edição de imagem mais utilizados:

Adobe Lightroom

Falar em edição de vídeo e não citar a Adobe Lightroom seria um erro. Esse aplicativo permite cortes de imagem precisos, cópia de parâmetros e aplicação de retoques para deixar as fotos mais profissionais. Além de contar com um ótimo gerenciamento de imagens para conseguir encontrá-las mais facilmente.

Adobe-Lightroom-App

Snapseed

Desenvolvido pela Google, esse aplicativo é completo. Ele oferece inúmeras funcionalidades para edição de fotos, permitindo cortar, fazer colagens, ajustes de cor, nitidez, brilho e melhorar a perspectiva.

VSCO

VSCO apresenta diferentes filtros baseados em filmes para você fazer edições rápidas. Além disso, é possível compartilhar as fotos editadas na própria rede do aplicativo.

VSCO-fotos-app

HUJI

Esse não é um aplicativo de edições, mas não poderia ficar de fora. Inspirado na primeira câmera descartável, a Fujifilm, o Huji é ideal para quem é apaixonado por fotos com estética mais antiga. Ele cria efeitos aleatórios nas fotos, dando um toque nostálgico. O aplicativo ainda aplica a data no canto da imagem, para completar a nostalgia.

HUJI-fotos-appApesar de todas as tecnologias, o que vai fazer a diferença nas fotos é quem está segurando a câmera e saber exatamente o melhor momento para o clique perfeito.

Se quiser encontrar as melhores promoções de smartphones e celulares, bem como outros aparelhos de telefonia, além de Cabos, Power Bank, suportes e capas. Acesse o site da Lojas Colombo e adquira o modelo ideal para você com as melhores condições de pagamento.