- Lenovo;
- Apple;
- Acer;
- Samsumg;
- Sistema operacional;
- Processador;
- Memória RAM;
- Disco rígido;
- Conexões;
- Tamanho;
- Placa gráfica;
- Diferenciais interessantes.
No mundo de hoje, um notebook deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade, principalmente quando o assunto é estudo ou trabalho em casa, o conhecido home office.
Por isso, na hora de comprar um notebook, escolher a marca certa é fundamental. Neste post, vamos apresentar as melhores marcas de notebook do mercado, destacando seus diferenciais e reputação.
Além disso, daremos dicas importantes para auxiliá-lo na escolha do modelo ideal. Prepare-se para tomar uma decisão informada e encontrar o notebook perfeito para suas necessidades.
Veja a seguir as melhores marcas de notebook e por que são recomendadas:
Lenovo
De longe a marca Lenovo é a melhor, no que se refere a notebook, já que apresenta uma variedade muito grande de modelos, tendo opções desde de gamers até executivos. As principais linhas da marca são a Ideapad, linha intermediária, thinkpad, conhecida no mercado corporativo.
Nessa linha há algumas variações com configurações poderosas, com uma autonomia de 15 horas, ideais para viagens, como é o caso do Thinkpad X1. Para tarefas cotidianas e multimídia, a série IdeaPad oferece opções acessíveis e versáteis.
A marca possui aparelhos confiáveis e duráveis, adequados para uso diário e profissional. Eles oferecem uma ampla gama de modelos, desde laptops básicos até dispositivos de alta performance. Os notebooks da Lenovo geralmente têm um bom equilíbrio entre desempenho, recursos e preço.
Apple
Com a Apple, sempre pensamos em produtos de alta qualidade e claro que o preço sobe naturalmente. Os chamados Macbooks podem editar os vídeos mais pesados, o sistema operacional IOS roda harmonicamente e o design é tremendo.
Eles são amplamente apreciados por profissionais criativos e entusiastas de tecnologia. Os MacBooks oferecem uma excelente combinação de desempenho, qualidade de construção e duração da bateria. Outro diferencial desta marca são os novos processadores M1 e M2, que são processadores mais rápidos.
Nós temos a certeza de que se você tiver acesso a esses notebooks, nunca mais vai querer trocar de marca, uma vez que o sistema IOS tem um desempenho excelente.
No entanto, eles tendem a ser mais caros em comparação com outras marcas. Se você valoriza a experiência do macOS e está disposto a investir um pouco mais, escolha a Apple!
Acer
A marca apresenta uma relação de custo benefício muito boa com a linha de notebooks de entrada. Além disso, no campo intermediário, a linha Acer Nitro tem se destacado entre notebooks para jogos.
Ainda aqueles E para quem quer um hardware, voltado para jogos e programas mais pesados, a linha Predator, é a mais indicada, já que tem potência e possui um design voltado para o consumidor de jogos.
Outra linha popular é a Aspire, normalmente utilizada por usuários domésticos, oferecendo um equilíbrio entre desempenho e preço acessível. Para jogos, a série Predator é altamente recomendada, com recursos avançados e capacidade gráfica.
No geral, os notebooks Acer são uma escolha sólida para usuários com orçamento limitado que desejam um desempenho decente e recursos básicos.
Samsung
O aparelho da Samsung é voltado para o público intermediário e premium e consegue corresponder com um bom desempenho, além de ter um design diferenciado como é o caso do Samsung Book S.
Você pode encontrar algumas dessas ainda na linha de entrada da empresa, como no Essentials E30, fino, tela full HD, o que é ótima para vídeos. Outra característica é o teclado para estudos. Ele é uma boa opção de notebook com preço acessível.
Eles são ideais para tarefas do dia a dia, como navegação na web, trabalho de escritório e entretenimento. Embora possam não ser a escolha ideal para usuários que exigem desempenho de ponta, os notebooks Samsung oferecem um bom equilíbrio entre estilo, funcionalidade e preço.
Fatores a considerar ao comprar um notebook
Depois de analisar as melhores e principais marcas, chegou a hora de considerar os principais fatores para comprar um notebook. É importante sempre levar em consideração um conjunto de características para decidir qual notebook melhor vai suprir suas necessidades.
Sistema operacional
Quase todos os notebooks vendidos no mercado brasileiro vêm com Windows em sua versão mais atualizada. Além do Windows, há os notebooks da Apple com o sistema Mac OS X e alguns notebooks com o sistema Linux.
Os computadores da Apple são mais usados por profissionais de design, publicidade e das áreas de áudio e vídeo. Eles têm design sofisticado e excelente sistema operacional, mas costumam ser bem mais caros do que PCs com Windows com configuração equivalente.
Um Macbook Pro com chip Core i5 de 2,5 GHz, 4 GB de RAM e 500 GB de HD custa R$ 4.000. Por menos da metade desse preço é possível comprar um notebook com Windows com configuração equivalente. Já computadores com Linux podem ser interessantes para quem estuda ou trabalha na área de programação de computadores.
O Ubuntu Linux, distribuição mais comum em notebooks, é fácil de usar e vem com a maioria dos aplicativos básicos. Mas a falta de programas e jogos para Linux pode frustrar quem compra um computador com esse sistema.
Processador
Quase todos os notebooks atualmente no mercado usam chips da linha Core i, da Intel. São três modelos, Core i3, Core i5 e Core i7, o mais poderoso. Para quem vai usar o computador apenas para tarefas básicas, um chip Core i3 é o suficiente, desde que acompanhado por uma quantidade de memória RAM adequada (mais sobre memória RAM no próximo item). Alguns notebooks básicos ainda usam processadores da linha Pentium Dual Core.
Esses chips, porém, já estão bastante defasados. Se possível, invista um pouco mais em um modelo com processador da linha Core i. Outra opção de chips é a AMD, que também tem processadores com dois e quatro núcleos, como a Intel.
A AMD é uma marca menos conhecida, mas também faz bons chips e está em máquinas com preço um pouco mais baixo do que os de notebooks com processadores Intel.
Memória RAM
É possível rodar o Windows 7 ou Windows 8 com apenas 2 GB de RAM. Mas com esse tamanho o número de travamentos tende a aumentar. Prefira modelos com, no mínimo, 4 GB de RAM. Esse número é suficiente para realizar tarefas básicas com conforto. Para rodar games pesados ou aplicativos profissionais, como o Photoshop, prefira modelos com 6 GB ou mais.
Disco rígido
O espaço em HD não costuma ser um diferencial significativo para a maioria dos usuários. Notebooks básicos costumam vir com pelo menos 500 GB de espaço. Para se ter uma ideia, 10 GB são suficientes para guardar cerca de duas mil músicas ou 15 filmes com qualidade de DVD em formato DivX, o mais usado na internet.
Evidentemente, um HD maior significa mais espaço para guardar arquivos. Mas os gigabytes a mais não fazem diferença na prática para quem apenas usa o computador para navegar na web, ouvir música e ver filmes.
Um espaço maior em HD faz diferença apenas para quem baixa muitos filmes da internet ou instala muitos jogos no computador. Vale lembrar ainda que, se necessário, sempre dá para aumentar o espaço do notebook comprando um HD externo. No caso dos ultrabooks, pelo menos parte do armazenamento de dados é feita em um disco SSD.
Diferentemente de um HD comum, discos SSD não têm partes móveis. Esse é um dos motivos pelos quais o acesso a dados guardados em discos SSD é mais rápido. A memória SSD, no entanto, é mais cara.
Por isso, muitos ultrabooks vêm com uma pequena memória SSD (16 GB ou 32 GB), além do HD convencional. Outros ultrabooks têm somente memórias SSD, normalmente com valores de 128 GB ou 256 GB.
Conexões
Notebooks básicos com telas de 14 ou 15 polegadas costumam vir com três portas USB 2.0. Na hora da compra, é importante considerar que as portas USB são usadas para conectar uma grande variedade de periféricos (multifuncionais, pen drives, HDs externos, celulares, iPods, mouses com fio ou com adaptador wireless).
Por isso, verifique a posição das portas para se certificar que seus periféricos poderão ser encaixados com conforto. Alguns notebooks mais modernos têm conexão USB 3.0, cerca de dez vezes mais veloz do que a 2.0.
Essa conexão, porém, só é interessante para quem transfere arquivos muito pesados e também depende da compatibilidade do periférico. Atualmente ainda são poucos os HDs externos com esse padrão.
Uma porta interessante é a HDMI. Por meio de um cabo compatível, notebooks com essa porta podem enviar áudio e vídeo com alta qualidade diretamente para uma TV moderna (de LCD, LED ou plasma).
Esse é um recurso interessante para quem baixa vídeos no computador ou usa serviços de aluguel de vídeos online e deseja assistir aos filmes em uma tela maior. Boa parte dos notebooks vem também com uma entrada para cartões de foto, principalmente no padrão SD.
Tamanho
De modo geral, notebooks com telas de 14 ou 15 polegadas costumam oferecer a melhor relação entre custo e benefício. Este tamanho de tela é adequado para uso doméstico, como substituto do desktop, e também permite que o notebook seja transportado com alguma facilidade.
Notebooks com telas de 16 polegadas podem ser interessantes para gamers. Mas o preço muito alto deixa esses equipamentos em desvantagem em relação a PCs de mesa com configuração parecida.
Quem necessita de um notebook ultraportátil pode optar por um ultrabook, já comentado em itens anteriores, ou por um netbook. Com configuração modesta e telas na casa de 10 polegadas, esses notebooks são boa opção para quem quer um notebook fácil de transportar e barato.
Placa gráfica
A maioria dos notebooks vem com placas de vídeo da linha Intel HD Graphics (modelos 3000 ou 4000). Essa linha de placas é suficiente para rodar bem aplicações básicas e até mesmo jogos menos exigentes.
Mas quem pretende usar o notebook para jogos ou aplicações de vídeo pesadas deve optar por um modelo com placas de vídeo NVidia GeForce ou AMD Radeon. A quantidade de memória dessas placas dedicadas para processamento de vídeo normalmente é de1 GB ou 2 GB. Apenas notebooks mais sofisticados, com preços de R$ 3.000 ou mais, costumam vir com esses tipos de placa.
Diferenciais interessantes
Quem se preocupa muito com segurança pode optar por um notebook com leitor de impressão digital. Assim, só usuários com impressão digital cadastrada no sistema poderão acessar os recursos do computador.
Para quem curte jogos, uma opção interessante pode ser um notebook com tela 3D. Como nas TVs, os notebooks com 3D exigem óculos especiais. Alguns notebooks vêm ainda com drive leitor Blu-ray, o que permite assistir a filmes em discos nesse formato no computador.
Encontre o seu Notebook ideal na Lojas Colombo!
Atualmente, a Lojas Colombo possui mais de 300 lojas físicas espalhadas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e conta com três grandes centros de distribuição, com quatro entrepostos de frota própria. Além disso, a empresa tem abrangência em todo o território nacional pois conta com seu site responsivo, repleto de ofertas exclusivas, com boa navegação e com segurança para suas compras online.
Acompanhe as nossas redes sociais da Lojas Colombo para ficar por dentro das novidades e fique de olho no Blog Colombo, com novidades, novas filiais, dicas e recomendações, sugestões e dúvidas sobre uma infinidade de assuntos. Faça seu pedido pelo nosso ecommerce ou pelos nossos canais de venda online pelo WhatsApp ou pelo nosso Televendas.