Tecnologia

02/04/2018

Como escolher o notebook ideal

Escrito por:

Vanessa Pedroso

Está precisando de um notebook, mas tem dúvidas sobre as configurações? Calma! Isso é mais normal do que parece, afinal, o segmento oferece vários modelos e cada um tem características próprias, devido à variedade de marcas. Para facilitar a sua escolha, listamos alguns aspectos que devem ser levados em conta no momento da compra. 

O primeiro passo é entender as suas necessidades e colocar tudo no papel. Só assim você vai realizar uma compra consciente e adquirir um bom aparelho. Se questione: 

  • Para que vou usar o notebook? 
  • Quanto posso investir nessa compra? 
  • Meu aparelho vai ficar em casa ou será diariamente transportado? 
  • Preciso de pouco, médio ou amplo espaço para armazenamento de dados? 
  • Qual tamanho de tela atende minha necessidade no momento? 
  • Preciso de gravador e leitor de CD e DVD? 
  • Quanto tempo dura a bateria e quanto de energia ela consome? 
  • Gosto de um design específico? 
  • Tempo de garantia influencia a minha escolha?
     

Após responder as questões, escolha a categoria de notebook de seu interesse e veja qual modelo atende a sua demanda: básico, médio, intermediário ou avançado. Acompanhe as características de alguns dispositivos:


Notebook básico 

Se você pretende usar o aparelho para entretenimento e realizar tarefas simples, um notebook básico já atende as suas necessidades. Nesta categoria, os processadores podem ser Celeron ou Atom e a memória RAM de 2GB. Essas características compõem um produto ideal para quem está dando os primeiros passos pelo mundo da informática ou para aqueles que buscam apenas um meio de entretenimento simples.







Notebook de entradas   -   nível médio 

Esta é a categoria exata para quem precisa de um dispositivo prático e com desempenho relevante. Com ele você pode estudar e realizar trabalhos, utilizar programas de escritório e ainda aproveitar para momentos de lazer. Os processadores, normalmente, são Intel Pentium e Intel Core i3 (o processador i3 consegue executar qualquer atividade simples, como trabalhos em textos, edições em imagens, navegação na web, envio de e-mails e outras tarefas cotidianas). Independente da marca, o processador vai contar com o auxílio de uma memória RAM na faixa de 4GB.


*Por exemplo: Counter Strike: Global Offensive, para tiro em primeira pessoa; LoL para Moba, e Tera, para MMORPG.


Notebook nível intermediário 

Este é nível indicado para executar funções de trabalho e permanecer conectado diariamente. O processador é o Intel i5 e a memória RAM entre 4GB e 8GB, características que vão lhe proporcionar uma ótima experiência de navegação e uso. Em comparação com i3, um processador i5 permite que o desempenho do notebook seja melhor. Assim, você pode assistir filmes e vídeos e ainda rodar jogos de nível intermediário. E todas as funções podem ser executadas sem que o aparelho fique travando. A parte gráfica também é outro diferencial, pois chega com significativa qualidade de resolução. 



* Aqui vale uma observação: se você optar por uma placa de vídeo “dedicada” em vez de uma placa de vídeo “integrada”, o desempenho tende a ser melhor. Mas isso por quê? A placa de vídeo dedicada funciona como uma memória extra para este tipo de função. Por exemplo: se você utilizar apenas a placa integrada, o notebook vai armazenar todos os arquivos, jogos, programas e demais aplicativos consumindo o desempenho da memória RAM, o que ao longo do tempo e de acordo com o tamanho dos arquivos, vai tornar o notebook mais lento.

Notebook avançado

Para quem deseja um notebook com excelente desempenho e agilidade de processamento, chegamos ao nível avançado, que é sonho de consumo de muita gente. Com processadores Intel Core i7 e fabricados com memória RAM de no mínimo 8GB, o dispositivo tem capacidade para comportar uma série de funções e programas, permitindo que o usuário usufrua de uso e navegação sem travamentos. Ele pode ser um ótimo aliado para uso profissional e também para rodar jogos de nível avançado (mas se você deseja um notebook especificamente para jogar, nossa sugestão é o aparelho Gamer)




Notebook Gamer

Os jogos invadiram a vida de muita gente e chegaram para ficar. Pessoas das mais variadas idades dedicam horas aos games, algumas apenas para entretenimento, enquanto outras, disputam ranqueamentos profissionais em várias modalidades e categorias. Os dispositivos gamers oferecem a geração mais atual de processador Quad Core, com memória RAM de no mínimo 8GB. É excelência em qualidade e agilidade.


Assinar newsletter

Receba as melhores ofertas e as últimas do blog.

Está é a imagem de uma seta voltada para cima, funciona como um botão e aparece somente ao final da página, clicando nela volta ao topo da página

Comentários

Mostrar Comentários