Certamente comprar um notebook é a realização de muitas pessoas. Seja pra usar no home office, para estudos, jogos ou apenas para navegar na internet, o aparelho possui infinitas utilidades.
Escolher um bom modelo de notebook que atenda as suas necessidades pode ser um desafio. No entanto, nós do Blog Colombo separamos aqui algumas dicas para você escolher o produto ideal. Vem conosco mergulhar um pouco mais nesse universo dos notebooks.
Critérios para comprar um bom notebook
Antes de mais nada, você precisa definir critérios para escolher o seu aparelho. Para você comprar o notebook ideal, pesquise sobre o armazenamento, memória RAM, processador, sistema operacional, autonomia da bateria, placa gráfica, marcas, além de definir o uso para trabalho, estudos, jogos ou para navegar na internet.
A seguir vamos detalhar um pouco sobre alguns desses critérios que podem ajudar você a encontrar o seu notebook ideal e comprar sem medo.
1. Armazenamento e Memória RAM
O armazenamento e a memória RAM são importantes demais para a máquina funcionar bem. Quanto maior o armazenamento e memória RAM, melhor será para o desempenho. Atualmente ter 8 GB de memória RAM e 512 GB de memória interna já são suficientes para tarefas mais simples.
Porém, se você deseja alto desempenho, o ideal é ter um aparelho com 16 GB de RAM e 1 TB ou superior em armazenamento interno. Busque também por notebooks com SSDs, ao invés daqueles com HDs. O SDD possui melhor desempenho e boa durabilidade
2. Processador
O processador tem papel fundamental no desempenho e na fluidez das operações em seu notebook. Invista em aparelho com processadores de última geração como o Intel Core i9 e o AMD 9 Ryzen, se você deseja grande desempenho. Para quem apenas quer garantia de um bom funcionamento, processadores de linha média como o Intel Core i7 e AMD 7 Ryzen servem muito bem.
3. Sistema Operacional
Esse tema aqui é, talvez, o mais discutido entre as pessoas que buscam um bom notebook. A grande maioria dos notebooks já vêm de fábrica com o Windows como sistema operacional. No entanto, todos conhecem que há um sistema operacional que concorre por fora e que é tão bom quanto: o Linux. A pergunta é: qual sistema escolher?
Para responder essa pergunta, em primeiro lugar, você deve considerar o uso do seu produto. Se você busca facilidade de uso, ampla gama de softwares para baixar e deseja jogar, o ideal é utilizar o Windows. Agora, se você prefere segurança, personalização e tem uma boa experiência computacional, com certeza o Linux atenderá suas necessidades de uso.
4. Placa Gráfica
Quem trabalha com edição de fotos, vídeos, faz lives e joga precisa buscar um notebook que possua uma boa placa gráfica. Em vista disso, placas gráficas dedicadas são uma solução perfeita para quem não abre mão de performance e de alta qualidade ao jogar ou editar fotos e vídeos.
Quem usa o computador normalmente ou para trabalho e estudos pode optar por aparelhos com placa gráfica de desempenho mais simples, porém muito eficientes nas tarefas do dia a dia.
5. Orçamento para compra
Finalmente, vamos falar sobre o principal critério: o orçamento. Ao considerar todos os tópicos anteriores e, também, o uso do notebook, verifique o quanto você pode gastar. Se o orçamento não for grande, espere por promoções.
Uma boa forma de acompanhar as promoções é por se inscrever em newsletters de suas lojas lojas preferidas e receber notificações das ofertas e melhores preços do mercado. Dependendo da marca de notebook e as suas tecnologias inclusas, o valor do aparelho pode aumentar ou diminuir consideravelmente.
Observar todos esses critérios e situações para comprar o seu notebook pode ajudar a economizar e, desse modo, escolher o modelo ideal para você.
Siga as redes sociais da Lojas Colombo nas redes sociais, para mais conteúdos e novidades!