Câmera fotográfica: conheça os principais modelos | Blog Lojas Colombo
Tecnologia

Câmera fotográfica: conheça os principais modelos

camera fotografica conheca os principais modelos

A fotografia foi inventada em 1826 e desde então ela nos ajuda a registrar os momentos mais especiais de nossas vidas. Nas últimas décadas a tecnologia evoluiu muito e agora temos câmeras de qualidade extremamente alta, com tamanhos e custo-benefício bastante vantajosos. E hoje, dia 08 de janeiro, é comemorado o dia da fotografia.

São muitas opções à sua disposição, e o modelo ideal depende muito do tipo de uso que você deseja dar a cada uma delas. Quer conhecer as principais categorias de câmeras fotográficas, suas suas vantagens e principais usos? 

Câmeras Compactas

saiba-o-modelo-de-camera-que-deve-ser-escolhidoComo o próprio nome já diz, as câmeras compactas ou digitais. São aquelas mais simples, fáceis de transportar e menores. Ideais para iniciantes que adoram registrar os momentos em família ou suas viagens. Muito usadas nos anos 2000, ocupou o local das câmeras analógicas, abrindo espaço para modelos cada vez mais tecnológicos e profissionais. Esta máquina produz fotografias e gravações em vídeo com boa qualidade, mas ao contrário dos equipamentos profissionais, não permitem ajustes manuais, as configurações já são pré definidas automaticamente. A principal vantagem é mostrar para você como a imagem ficou sem necessitar de revelação. 

Câmeras Profissionais DSLR

Nas opções profissionais, chamadas câmeras DSLR, você pode mudar o ISO, o foco, a entrada de luz e a abertura da lente, para testar todas as técnicas que você desejar no registro das fotos. Alguns modelos possuem ainda a possibilidade de trocar a lente, podendo deixar a máquina ainda mais potente, além de possuir ótimo desempenho, seja em gravações ou fotografias.  Geralmente são mais caras mas garantem resultados muito próximos dos profissionais. Entre as marcas mais lembradas estão a Canon e a Nikon.

Smartphones

Hoje em dia, os celulares são praticamente câmeras de altíssima qualidade  que cabem no nosso bolso! As lentes do aparelho são algumas das principais características que os consumidores avaliam, e por isso as marcas investem cada vez mais nesse campo. Além de contarem com câmeras poderosas, eles também oferecem outras funcionalidades de smartphones, sendo uma boa opção para quem quer apenas um aparelho que realize todas essas funções. 

smartphones-hoje-em-dia-estao-sendo-fabricado-com-cameras-muito-boas

Os modelos mais novos normalmente contam com conjunto duplo, triplo ou quádruplo de lentes, contendo lente ultrawide e macro para dar maior amplitude nos tipos de fotos que você pode tirar. Além disso, é possível encontrar opções com as mais diversas resoluções, indo desde 12MP até 64MP, que garantem a captura de todos os detalhes das imagens fotografadas. Sensor noturno, Macro e gravação em vertical e exibição na horizontal.

Uma dica é sempre usar as configurações profissionais na hora de tirar as fotos, assim você conseguirá mexer no foco, abertura da lente, entrada de luz e muitos outros aspectos, dando maior possibilidade para a captura das imagens. Assim o resultado pode ficar bem semelhante as câmeras digitais, sem a necessidade de carregar um equipamento separado!

Câmeras semiprofissionais

As semiprofissionais ou intermediárias, são aquelas indicadas para quem já conhece um pouco mais de fotografia. Elas oferecem fotos com mais qualidade por contarem com um sensor maior e por permitirem ajustes manuais que não é possível nas câmeras compactas. Também chamadas de superzoom, costumam ter zoom mais potente e já embutida no equipamento. No entanto, este modelo não permitem a troca de lentes.

Câmera de ação

cameras-de-acao-sao-otimas-pra-quem-gosta-de-aventuras

Você é do tipo que adora praticar esportes e adoraria gravar as suas práticas para ver depois? Então você tem que conhecer a câmera de ação, que é uma câmera digital feita especialmente para isso. Elas têm diferentes resoluções, que podem variar de 720p até 4K, tudo isso para você capturar os seus movimentos com a melhor qualidade. Além disso, contam com uma estabilização muito boa, evitando que a imagem fique muito tremida. Elas costumam ser à prova d’água, o que permite um uso muito mais amplo. 

Antes de adquirir a sua câmera de ação, você precisa averiguar algumas características para garantir que está fazendo uma boa compra. Em primeiro lugar, fique atento à resolução da câmera, já que quanto maior ela for, maior também será a qualidade das imagens. Outra questão para ficar de olho é a  estabilização de imagens que ela oferece. Atualmente estão disponíveis  as opções de estabilizador óptico ou digital, que tem suas diferenças no quanto eles minimizam o impacto sofrido pela câmera. 

Além disso, fique atento ao tamanho da lente, que interferirá diretamente no tamanho do quadro que você conseguirá gravar e também se o modelo tem tela de visualização, já que não são todos os que oferecem esse recurso. 

escolha-a-lente-certa-para-sua-camera

Câmera Instantânea

Também conhecida como Polaroid, está ganhando cada vez mais preferência entre as pessoas que buscam a praticidade da câmera de um smartphone, mas não abre mão do registro em papel. Isto porque, a máquina imprime as fotos na hora sem precisar dos antigos filmes fotográficos. Podendo ser usado tanto para amadores quanto profissionais, graças permitir o ajuste das configurações como brilho e exposição.

Agora que você sabe tudo sobre esses modelos, acesse o site da Lojas Colombo e encontre a ideal para você em nossa categoria completa de Câmeras. Acesse e confira!