A História do E-Commerce Pelo Mundo - Blog Lojas Colombo
Tecnologia

A História do E-Commerce Pelo Mundo

Um carrinho em cima de um computador. E-commerce.

O e-commerce revolucionou a forma como compramos e vendemos e transformou o mundo em um grande mercado global. Mas você sabe como tudo começou? No post que o Blog Colombo preparou para você, vamos explorar a história do e-commerce. Mostraremos desde seus primeiros passos até as tendências que moldam o futuro do comércio online.

Os Primórdios do E-commerce

A Amazon é uma das pioneiras do e-commerce pelo mundo. E-commerce.

Primeiramente, a base do e-commerce surgiu com a criação do EDI (Electronic Data Interchange), na década de 70. O EDI permitiu a transferência de dados entre empresas, a fim de realizar transações comerciais.

No entanto, os primeiros passos das lojas virtuais só surgiram anos depois, na década de 90. Conforme as tecnologias avançavam, algumas plataformas nasceram. Algumas marcas importantes como eBay e Amazon, além do Mercado Livre, no final da década.

Já o comércio virtual no Brasil apareceu com poucas lojas. O Booknet é uma das primeiras lojas virtuais nacionais, que surgiu em 1995. Em 1999, o site da Submarino começou sua jornada na internet. Esses comércios virtuais dominavam os primeiros anos das vendas online no Brasil.

Marcos Importantes na História

Hoje é possível comprar online graças a migração das lojas físicas para o mundo online. E-commerce.

A internet era local onde poucas pessoas tinham acesso, tanto nos anos 90 como na primeira parte da década de 2000. Por isso, poucas pessoas conseguiam comprar produtos de forma online. Havia poucas lojas que se aventuraram nessa nova ideia.

O crescimento das lojas virtuais ocorreu na segunda metade da década. Com o fortalecimento da rede mundial de computadores e a expansão dos usuários, as vendas online começaram a crescer. Muitas lojas começaram a migrar para a internet e vender seus produtos de forma online.

A partir da década de 2010, essa tendência tomou proporções incalculáveis. Milhares de lojas online despontaram, além da popularização da internet, seja nas residência ou através dos smartphones. Os novos aparelhos passaram a utilizar aplicativos para realizar as compras online.

Não só as gigantes no comércio eletrônico ganharam. Outros sites ganharam força como o Alibaba, Aliexpress e Shopee, empresas asiáticas. Muitos passaram a comprar apenas online, enquanto as lojas físicas se restringiram apenas a clientes fiéis ou que preferem a compra em loja física.

O Presente: Tendências e Inovações

Ao longo dos anos, as lojas virtuais precisaram traçar estratégias para alcançar ainda mais consumidores. Assim, o uso de dados se tornou fundamental para tornar melhor a experiência do consumidor. A própria inteligência artificial também contribui para que o usuário das lojas virtuais tenha recomendações conforme suas pesquisas e interesses.

O próprio atendimento ao cliente evoluiu depois da explosão da internet. Quanto melhor for o atendimento ao consumidor, melhor será a experiência de compra. Aliás, mais chances de voltar ao site para comprar novamente.

Por outro lado, com o crescimento dos usuários na rede, a proteção e segurança se tornaram essenciais. Cada vez mais se investe em cyber segurança, sistemas antifraude, selos de segurança e monitoramento contra atividades suspeitas, com o intuito de proteger o site e os clientes.

A logística se tornou cada vez mais importante, dado que milhares de transações online ocorrem a cada minuto. Desse modo, as entregas hoje acontecem em tempo recorde. Por isso, o investimento em frota passou a ser prioridade.

Centros de distribuição também tornaram possível o envio rápido dos produtos. As transportadoras parceiras também possuem importância, porque são o elo entre a loja virtual e o consumidor. Garantir um envio seguro e ágil dos produtos faz muita diferença.

O Futuro: O Que Esperar?

Apesar das lojas de e-commerce dominarem as vendas, uma estratégia torna lojas físicas e virtuais em uma só coisa. O conceito de omnichannel permite que consumidores comprem online os seus produtos e retirem na loja. Além disso, a estratégia garante agilidade e comodidade para o cliente, além da segurança.

Cada vez mais a inteligência artificial está evoluindo e ela pode ajudar muitas lojas virtuais a crescerem. Um dos motivos é que elas podem personalizar o atendimento ao cliente, através de chatbots e assistentes virtuais. Com a capacidade de verificar hábitos e costumes dos consumidores, elas podem sugerir produtos e serviços ideais.

A realidade virtual também é algo em constante evolução. Ela poderá oferecer ao consumidor prévia de produtos, com aumento de realidade para visualizar os itens mais de perto e até mesmo visualizar como o produto pode se encaixar na rotina do cliente. Toda essa experiência pode acontecer sem precisar ir até uma loja física.

O e-commerce percorreu um longo caminho desde seus primeiros passos, transformando a forma como compramos e vendemos. Com a evolução da tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor, o futuro do e-commerce promete ser ainda mais emocionante.

A Lojas Colombo acompanha essa evolução de perto e convida você a conhecer nossa loja virtual. São diversos produtos das melhores marcas, com as melhores condições de pagamento. Aqui na Lojas Colombo a tecnologia e o futuro chegou!