70 anos da TV: conheça os principais marcos | Blog Lojas Colombo
Tecnologia

70 anos da TV no Brasil: conheça os grandes marcos dessa tecnologia

historia da transmissao da leveisao no brasil scaled e1600436154381

No dia 18 de setembro de 1950, Assis Chateaubriand colocou no ar pela primeira vez a TV Tupi, inaugurando a primeira transmissão televisiva no Brasil, que foi vista por uma pequena parcela de paulistanos que tiveram acesso ao aparelho que realizava a difusão da programação. Por aproximadamente uma década as transmissões eram todas feitas ao vivo, já que não existia a tecnologia necessária para gravação, e os telespectadores ficavam majoritariamente no eixo sudeste do país, já que eram onde ficavam as emissoras, e a capacidade de envio de sinal não cobria todo o Brasil. Setenta anos depois, contamos com uma infinidade de canais,  uma programação que inclui desde jornais até novelas e documentários e atinge grande parte dos lares brasileiros, somando um total de mais de 102 milhões de aparelhos segundo o IBGE.

A televisão e a Lojas Colombo

A chegada da televisão também foi bastante importante para a história da Lojas Colombo. A empresa começou a vender o aparelho em 1960, após a inauguração da TV Piratini Canal Sul e, assim, a chegada do sinal da primeira emissora de televisão na região. Os sócios inovaram ao colocar em frente à loja o primeiro aparelho da cidade com a intenção de seduzir a comunidade. Adelino Colombo fez um levantamento  das famílias que poderiam adquirir o bem e passou a investir na venda porta a porta, o que iniciou o crescimento da loja.

primeira-televisao-vendida-pela-lojas-colombo-em-1960

Primeira televisão vendida pela Lojas Colombo em 1960, ao Dr. Jaime Rössler

Datas importantes

E toda essa trajetória gerou muitos marcos importantes, vamos relembrar alguns deles, que tornaram a televisão o que ela é hoje. Confira!

Década de 50

18/09/1950 

Na inauguração da TV no Brasil, a transmissão seria feita com três câmeras, mas uma delas não funcionou, causando um atraso de mais de uma hora e meia. Além disso, Hebe Camargo estava escalada para cantar o hino nacional na estreia, mas ela não compareceu.

27/09/1953

Criação da Tv Record

Década de 60

Foi nessa década que criaram o videotape, que permitiu que as emissoras gravassem seus programas de auditório, novelas e outras produções, dando a possibilidade de reproduzirem a gravação em sua programação quando achassem melhor.

26/04/1965

Entrou no ar a TV Globo do Rio de Janeiro, embrião da Rede Globo de Televisão.  E em março de 1966, a TV Globo comprou a TV Paulista, transformando-a em TV Globo São Paulo, primeiro passo para a criação da Rede Globo.

13/05/1967

Começou a funcionar a TV Bandeirantes canal 13 de São Paulo, primeira emissora da Rede Bandeirantes.

28/02/1969

São inauguradas no Brasil as primeiras torres de rastreamento de satélites pela Embratel, ligando em linha direta todo o território nacional, além do restante do mundo.

01/09/1969

Estreia na Tv Globo o Jornal Nacional, transmitido para todo o país e que está no ar até hoje.

Década de 70

19/02/1972

É iniciada a primeira transmissão em cores no Brasil. Esse marco na história do país aconteceu na Festa da Uva, no Rio Grande do Sul e contou com a participação do então Presidente Médici e teve transmissão comandada pela TV Difusora de Porto Alegre, e difundida pela Embratel para todo o Brasil.

Década de 80

16/07/1980

É fechada pelo governo federal a Rede Tupi, emissora pioneira da TV no Brasil, no ar desde a década de 1950.

19/08/1981

Silvio Santos unificou suas emissoras, fundando o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

03/1985

O Brasil começou a operar com o seu primeiro satélite, o Brasil-Sat.

Década de 90

A primeira TV por assinatura no Brasil surgiu nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, no sistema “MMDS”. A empresa pioneira foi comprada no ano seguinte pela Editora Abril, que transformou-a em TVA.

20/10/1990

Após uma joint-venture entre o Grupo Abril e a americana Viacom, entra no ar a MTV Brasil, primeira emissora de televisão segmentada no Brasil.

Anos 2000

2/10/2007

A TV Digital no Brasil teve início às 20h30, inicialmente na cidade de São Paulo.

E desde então as tecnologias para as TV’s continuam aparecendo e atualmente temos aparelhos de até 8K de resolução, áudios imersivos e que se conectam ao restante da casa através de conexões wifi. E aqui na Lojas Colombo você encontra os modelos mais atuais do mercado que se adequam a todas as suas necessidades. Acesse e confira!