Dicas de exercícios para cachorro | Blog Lojas Colombo
Seu Pet

Dicas de exercícios para cachorro

Dicas de exercicios para cachorro

Assim como os seres humanos, os cachorros também precisam de exercícios frequentes para se manterem saudáveis e viverem mais. Sejam eles exercícios para cachorro emagrecer ou apenas exercícios para gastar energia, eles são essenciais e é recomendável que você coloque-os na rotina do seu companheiro.

As maneiras de exercitar seu pet podem variar de acordo com o objetivo a ser atingido, com o tempo disponível para  o exercício ou até a raça do seu amigo . Listamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de coloca-lo para se mexer! 

moca-e-seu-cao-correndo-ao-ar-livre

Quantidade ideal de exercício

Existem diversos fatores que determinam o quanto de exercício o seu companheiro vai precisar. O primeiro a ser levado em conta é a idade dele, já que filhotes tendem a ter muito mais energia acumulada do que animais adultos, e por isso precisam de exercícios mais longos e mais pesados.

Raças diferentes precisam de quantidades diferentes de exercício

Outra característica importante para determinar o tipo e quantidade de exercício é a raça do seu animal. Vira-latas, golden, pastor alemão, husky e outras raças grandes costumam ter mais energia, portanto precisam de mais exercício, já raças como pugs, shih tzu, maltês, lulu da pomerania e outras raças pequenas exigem bem menos exercícios, mas isso não significa que eles podem ficar parados o dia todo! Mesmo com pouca energia por conta de seu tamanho, a rotina de caminhadas e brincadeiras é muito necessária.

Saúde também é um fator a ser considerado

O último fator para levar em consideração é a saúde geral do animal. Aqueles que têm alguma restrição devem ter seus exercícios adaptados para que não prejudiquem ainda mais a saúde do animal, e para que ele possa se divertir com segurança. Para garantir isso, converse com o seu veterinário e veja quais exercícios e tempo de atividade estão liberados para o seu companheiro. 

Melhores exercícios para cachorro

Caminhada

jovem-e-seu-cachorro-fazendo-caminhada-ao-ar-livre

Esse é o exercício mais comum para fazer com os cachorros. Ele é simples e fácil de ser feito, e também ajuda os tutores a manterem uma vida ativa. A intensidade e extensão da caminhada precisa ser adaptada ao tamanho e idade do animal, mas de maneira geral é um exercício bastante democrático.

Brincadeiras

brincadeiras-para-fazer-com-seu-pet

Muitas vezes, as brincadeiras entre você e o seu amigo também podem ser consideradas exercícios. O pega-pega, o cabo de guerra e até a brincadeira de jogar a bolinha para ele pegar são exercícios excelentes que ajudam eles a gastar muita energia de maneira mais lúdica. 

Natação

cachorro-nadando-em-piscina

Essa é uma ótima opção para os animais que têm algum tipo de problema de saúde, principalmente ortopédico, que impeça exercícios que tenham mais impacto no corpo do seu companheiro. Além disso, por ter baixo impacto e ter a resistência da água, esse exercício, além de gastar energia, deixa o animal mais forte. 

Agility

 caos-adestrados-tem-melhor-porte-fisico

Esse é o tradicional circuito de obstáculos para cachorros. Ao oferecer esse como exercício para o seu animal ele terá o metabolismo acelerado, que pode ajudá-los a emagrecer e criar músculos saudáveis, além de fortalecer e deixar mais aguçada a coordenação dele. Além disso, esse tipo de treino ajuda no adestramento do cão, uma vez que ele precisa aprender comandos para realizar o circuito. 

E aí, gostou das nossas indicações? Então escolha a atividade favorita e divirta-se com o seu melhor amigo. E se precisar de qualquer produto ou serviço para cuidar dele, é só visitar nosso site Colombo Pet para encontrar uma de nossas unidades ou acessar o departamento de Pets da nossa loja online.