Dezembro é o mês do Natal e nós estamos muito ansiosos! É uma delícia reunir as pessoas que mais amamos para compartilhar esse momento tão especial. E um prato típico que não pode faltar de jeito nenhum na ceia de Natal é a Ave Natalina, que é garantia de alegria e satisfação para todos.
Sabemos como pode ser complicado preparar esse prato, por isso, separamos uma receita deliciosa e um pouco diferente, mas que vai agradar muito, Peru temperado com Espumante. Olha só!
Ingredientes:
- 1 peru
 - 2 litros de leite
 
Para temperar:
- 1 garrafa de espumante
 - 4 dentes de alho picados
 - 1 cebola grande cortada em rodelas
 - 2 folhas de louro
 - 1 colher de sobremesa de pimenta-do-reino
 - 1/2 xícara de chá de azeite
 - 1/2 xícara de chá de óleo
 - 1 colher de sopa de mostarda
 - 1 copo americano de água
 - 1 colher de sopa de molho inglês
 - Suco de 1 limão grande
 
Para assar:
- Manteiga
 - Fatias de bacon
 
Para a farofa:
- 100 g de manteiga
 - 1 xícara de chá de nozes picadas
 - 1/2 xícara de chá de uvas-passas escuras
 - 1/2 xícara de chá de uvas-passas brancas
 - 2 xícaras de chá de farinha de mandioca
 - Sal a gosto
 
Modo de preparo:
- Lave bem o peru e deixe de molho no leite por duas horas. Depois desse tempo, lave e seque.
 
Para temperar:
- Tempere com: espumante, alho, cebola, louro, pimenta, azeite, óleo, mostarda, água, molho inglês e suco de limão. Deixe por duas horas.
 
Para assar:
- Quando for assar, passe a manteiga, cubra o peito do peru com fatias de bacon prendendo as pontas com palito. Cubra com papel-alumínio e leve para assar por 1h30min mais ou menos em forno a 190ºC.
 - Retire o papel-alumínio, deixando o papel somente na ponta das asas e nas pontas das coxas (para não queimar). Leve ao forno para dourar. Vá regando com o caldo do cozimento de vez em quando. Deixe por mais 1h aproximadamente.
 
Para a farofa:
- Aqueça a manteiga. Junte as nozes, as uvas-passas e deixe por mais ou menos 3 min. Misture a farinha de mandioca e acerte o sal.
 
Dicas:
1- É importante que o peru esteja completamente descongelado, isso garante que na hora em que a carne for ao forno, ela asse por completo. A dica é descongelar com 12 horas de antecedência. Fique atento ao tempo que o peru ficará no forno.
2- Caso compre um peru que já vem temperado e você queira fazer seu próprio tempero, coloque em um recipiente com água gelada e deixe durante 1 hora.
3- Não confie 100% no pino que vem junto com ele, pois muitas vezes pode falhar. Existem dois métodos de verificar o ponto da carne, uma delas é através do termômetro de cozinha que pode ser encontrada em lojas de artigos. O termômetro deverá ser espetado no peru, a temperatura deverá ser de 80°C. O outro método, é colocar um garfo após 3 horas de cozimento e tirar, se o molho sair escuro, espere mais 20 minutos.
Boas Festas!