Andar de moto pode ser bastante perigoso se você não utilizar alguns equipamentos de segurança. E a prova disso é a estatística de acidentes nas estradas brasileiras, onde os acidentes com esse tipo de veículo representam 68% do total segundo pesquisa feita pelo Dpvat.
Então para se proteger contra esse tipo de acontecimento, continue lendo e veja todos os itens necessários para aumentar a sua segurança durante os seus trajetos de moto. Confira!
Capacete para motos
Esse é o item indispensável para quem usa motocicletas. Ele é responsável por proteger sua cabeça e coluna cervical em caso de batidas e outros acidentes, e por isso nunca pode ser esquecido. Além disso, o não uso dos capacetes gera multa gravíssima no valor de mais de R$200, sete pontos na carteira e até mesmo suspensão da carta de motorista.
Na hora de escolher o modelo ideal para você, opte por aqueles mais justos, já que se ele estiver muito folgado, pode sair voando em caso de colisão. E não se esqueça também de prestar atenção no material do capacete; atualmente os mais comuns e com preços acessíveis são feitos de plásticos, mas há também a opção dos modelos feitos com multifibras, que normalmente são mais leves e resistentes, mas também necessitam de um investimento maior.
Preste atenção no vestuário
Usar roupas adequadas enquanto anda com a sua moto é super importante! O ideal é usar calçados reforçados que cubram os tornozelos, principalmente os modelos sem cadarço para não correr o risco deles se enrolarem na corrente do veículo. Já para as jaquetas, dê preferência para os modelos com tecidos como o nylon ou o couro, que são bastante resistentes e oferecem entradas para a ventilação. Além disso, há também calças jeans especiais para os motociclistas, que além de serem reforçadas nos quadris e joelhos, oferecendo uma maior proteção, não possuem visual muito diferente das tradicionais, fazendo com que você possa usá-las no dia a dia.
Itens para colocar na moto
E se você ainda quiser dar mais proteção ao seu veículo, existem alguns acessórios que pode instalar nele que auxiliam nessa tarefa. O parador de linha, ou antena corta pipa como também é conhecido, é um item obrigatório que atua como um gancho que serve para aparar a linha de pipa, protegendo o condutor do risco de corte por cerol. Já o protetor de pernas, ou mata-cachorro, serve para proteger o motociclista na hora de uma queda em baixa velocidade, evitando que a perna fique presa abaixo do tanque de combustível, além de garantir conservação da parte traseira em caso de colisões. Além desses itens, as faixas refletivas também são obrigatórias e ajudam o motorista a se tornar mais visível quando estiver andando nas ruas a noite e ficam localizadas na cabeça, coletes e baús
Para ficar mais fácil, confira a lista de itens que não podem faltar na sua moto:
- Parador de linha
- Protetor de pernas
- Faixas refletivas
- Bagageiro/Baú
- Buzina
- GPS
E aqui na Lojas Colombo você encontra vários acessórios para tornar o uso da sua moto muito mais seguro, desde pneus até capacetes e outros itens. Acesse nosso site e confira nossos produtos!