Conheça o pagamento por WhatsApp | Blog Lojas Colombo
Estilo de Vida

Saiba como funciona o pagamento por WhatsApp

Saiba como funciona o pagamento por WhatsApp

O WhatsApp anunciou em maio um recurso que possibilita as pessoas fazerem pagamentos diretamente através do aplicativo, trazendo uma forma rápida e prática de transferir dinheiro para família, fornecedores e amigos. Mas você sabe como funciona essa nova ferramenta? Hoje no Blog Lojas Colombo você vai aprender tudo! Confira!

Saiba como funciona o pagamento por WhatsApp

Nesse novo serviço, você pode enviar dinheiro sem sair do aplicativo de conversas. Ele fica disponível 24 horas por dia e não tem taxas, sendo uma opção mais rápida e prática para quem precisa fazer transações. 

O serviço é feito através do Facebook Pay e Cielo, e para utilizá-lo basta baixar a versão mais atualizada do aplicativo na loja do seu celular. Vale lembrar que para poder fazer suas transferências pelo WhatsApp você precisa ter uma conta corrente em uma dessas instituições financeiras:

  • Nubank
  • Banco do Brasil
  • Banco Inter
  • Bradesco
  • Itaú
  • Mercado Pago
  • Next
  • Sicredi 

Até o momento essa função só está disponível para transferências entre contas de pessoas físicas, ou seja, contas PJ ou WhatsApp Business ainda não podem se beneficiar da nova funcionalidade. 

Passo a passo para configurar

passo-a-passo-para-configurar.jpg

E para configurar e habilitar esse serviço no seu aplicativo é bem fácil. Veja o passo a passo que montamos para te guiar nesse momento:

  1. Abra o WhatsApp e vá em “Configurações > Pagamentos > Facebook Pay > Continuar”
  2. Clique em “Continuar” para aceitar os Termos e as políticas de privacidade 
  3. Crie uma senha de 6 dígitos para o Facebook Pay
  4. Insira a senha criada do Facebook Pay novamente para confirmá-la e clique em “Avançar”
  5. Nessa fase você irá configurar as suas opções de segurança
  6. Se você utiliza o sistema Android, você pode optar por usar a digital ao invés da senha cadastrada, basta clicar em “Usar impressão digital”. Caso prefira manter a senha, clique em “Pular” para inserir seu PIN manualmente;
  7. Caso use o sistema operacional iOS você pode escolher usar o Touch ID ou o Face ID ao invés da senha Clique em “Usar o Face ID” ou “Usar o Touch ID”, mas se preferir digitar a senha manualmente, clique em  “Agora não” para inserir seu PIN manualmente
  8. Insira seu nome, sobrenome e CPF e depois clique em “Avançar”
  9. Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número, a data de validade e o código CVV
  10. Clique em “Salvar”
  11. Depois disso, basta verificá-lo, e pronto! 

E se depois de configurar o seu aplicativo você precisar fazer uma transferência, basta seguir os seguintes passos:

  1. Abra a conversa com a pessoa que você deseja transferir o dinheiro. Em seguida, toque em “Anexar” (representado pelo ícone “+” ou como clipe de papel) e depois clique em “Pagamento”
  2. Insira o valor desejado e, se quiser, um recado
  3. Clique em “Pagar”
  4. Use sua impressão digital ou Face ID para confirmar seu PIN 
  5. Pronto! O dinheiro foi enviado.

Pagamento pelo WhatsApp é seguro?

Pagamento-pelo-WhatsApp-e-seguro.jpg

Uma das principais dúvidas que aparecem é se esse sistema de transferência é seguro. E a resposta para isso é Sim!  De acordo com a empresa, todas as transações são protegidas por diversas medidas como tecnologia de monitoramento antifraude para detectar atividades e compras não autorizadas; possibilidade de adicionar um PIN ou usar a biometria do celular para garantir mais segurança e criptografia de acordo com os requisitos do PCI.

Lembrando que o WhatsApp não tem acesso ao dinheiro do usuário, apenas faz com que o banco execute uma ação desejada pelo cliente.

Limites para transações

Inicialmente o aplicativo estipulou um limite de valores para transferências, para assim evitar o volume de fraudes. Você pode enviar até R$ 1.000,00 a cada transação e receber até 20 transações por dia, ou receber até somar R$ 5.000,00 ao mês.

limites-para-transacoes.jpg

Caso atinja esse limite, você não poderá enviar nem receber seus pagamentos até a virada do dia ou do mês, dependendo de qual limite ultrapassar.

Gostou da novidade? Então acesse o Blog Lojas Colombo para saber mais dicas de como ter uma vida financeira mais saudável! E se precisar de mais mais serviços financeiros, é só passar na Colombo mais próxima!