Estilo de Vida

Saiba como escolher o modelo de bicicleta ideal para você

Homem jovem andando de bicicleta na cidade

A atividade da bike interfere diretamente no modelo que deverá ser escolhido. Entenda as diferenças para não errar na hora da compra

Existe uma variedade incrível de modelos de bicicleta no mercado, indo desde as mais tradicionais até a bicicleta elétrica e bicicleta dobrável. Seja para passeio ou para praticar corridas e trilhas, algumas características tem que ser observadas para adquirir o modelo certo para as suas necessidades. Confira nossas dicas para não errar na hora de comprar a sua bike nova. 

Qual vai ser a função da sua bicicleta?

Você quer uma bicicleta apenas passear, para trabalhar ou para usar como o seu principal meio de transporte? Essa é uma questão importante, já que a funcionalidade que você quer vai determinar muitos quesitos necessários na hora de escolher a sua bike. O ideal para esses casos é que se escolha uma bicicleta com pneus mais grossos para evitar furos e desgastes rápidos. 

Material do quadro

As bicicletas mais modernas podem ser fabricadas em vários materiais, como o ferro, carbono e alumínio, sendo que a maioria é feita com esse último por conta do custo benefício. 

As bikes de ferro são indicadas para trajetos curtos, devido a seu peso mais elevado. Já as de carbono são indicados para modelos de alta performance. As de alumínio são as mais comuns já que não se corroem e apresentam um preço mais amigável. 

Como escolher o tamanho da bicicleta

Você sabia que existe um tamanho adequado de bike para cada altura? A altura do quadro é medido em polegadas e é diferente de modelos para adultos e crianças. Confira a tabela de medidas e veja qual o tamanho ideal para a sua altura:

Tabela bicicleta adulto

Altura Média do Ciclista (metros) Tamanho quadro Adulto (polegadas)
1,50 – 1,60 14″
1,60 – 1,70 16″
1,70 – 1,80 17″ ou 18″
1,80 – 1,90 19″ ou 20″
1,90 – Maior 21″ a 22″

 

Slider
 

Tabela Bicicleta Infantil

Altura Média do Ciclista Infantil (metros) Tamanho quadro Infantil (polegadas)
89cm – 1,02m 12″
99cm – 1,17 16″
1,14m – 1,32m 20″
1,30 – 1,60 24″

 

Slider
 

 

Outra medida importante na hora de escolher a bicicleta e ficar de olho no tamanho do aro, ou seja, o tamanho da roda da bike. O aro 26 é o mais comum e oferece muita agilidade e peso reduzido sendo eficiente em diferentes terrenos da cidade e até mesmo em  trilhas. Ele é mais resistente, pois tem um diâmetro maior, sendo mais fácil de manobrar. Já a bicicleta aro 29 é maior e têm mais aderência ao terreno, fazendo com que seja mais rápida e ajuda para quem tem muitas subidas em seu caminho. 

Entre os modelos para crianças, o aro 12 é o mais indicado para quem tem até três anos e até 21 kg. O aro 14 é o indicado para crianças de até um metro e dez de altura, enquanto o aro 16, para crianças até um metro e vinte. Já o aro 20 é feito para quem tem até um metro e quarenta e cinco de altura, sendo que depois disso o indicado é que o aro seja trocado para um modelo adulto. 

Acessórios para deixar a sua bike mais segura

Além da bicicleta, também é importante adquirir alguns acessórios para fazer o uso da bike mais seguro. O principal é o capacete, que evita lesões durante quedas. Além disso, você pode colocar faróis e refletores para andar de bicicleta durante a noite e ser visto pelos carros, diminuindo as chances de sofrer um acidente. Se quiser ainda mais, existe a opção de colocar paralama nas rodas, ter um pedal de descanso e E para proteger a bike enquanto faz outras tarefas, existem cadeados e correntes pra trancar a bike enquanto faz outras tarefas!

E aqui na Lojas Colombo você acha tudo para a sua bicicleta. Acesse e confira