As férias de final de ano estão chegando e o Natal também. Talvez, a dúvida que mais permeia a sua cabeça é: o que fazer nesse período? Nós temos algumas dicas de atividades e atrações turísticas para curtir em Gramado, cidade que, desde sempre, traz em sua essência a produção de chocolate e o chamado “Natal Luz”. Também outro espetáculo mais procurado em Gramado é a neve artificial. No entanto, apenas em um período de tempo que as chances do fenômeno acontecerem aumentam. Mas afinal de contas, o que fazer em Gramado?
O município fica a cerca de duas horas de Porto Alegre, a capital dos gaúchos. Além disso, o local fica há 85 km de Caxias do Sul, o segundo local mais populoso do Rio Grande do Sul, perdendo apenas para POA.
Atualmente, Gramado recebe cerca de 6,5 milhões de turistas por ano, com maior intensidade em maio e agosto, meses do inverno brasileiro, e no Natal. O turismo é a principal fonte econômica da região gerando até R$1,5 bilhão por ano. Evidentemente, o município ainda conta com mais de 100 empresas de imóveis, 19 fábricas de chocolate, entre outros setores para incrementar a economia.
Por ser tão famosa, quando o assunto é turismo, separamos 10 locais que precisam ser visitados pelos turistas, uma vez que são pontos cruciais da beleza da cidade. Confira:
01. Maria Fumaça
Primeiramente, o charme da Serra Gaúcha tem nome e se chama Maria Fumaça. O passeio envolve a gastronomia italiana, característica da região, vinho, história e cultura do povo. Há várias modalidades de passeio, por isso você pode ter acesso a degustação feitas de uvas alcoólicas ou não e aperitivos tradicionais.
O roteiro passa pelos seguintes destinos: Parque Temático Epopeia Italiana, Fábrica da Tramontina, City Tour Viva a História, Vale dos Vinhedos, Garibaldi, a Capital do Espumante, Maria Fumaça, Culinária Gaúcha e Especial Vinícolas Tradicionais. A duração do passeio é de pelo menos duas horas, no entanto a recomendação é que se você optou por paradas em vinícolas, reserve pelo menos um dia para aproveitar as visitas. Vale a pena conferir os preços e as modalidades!
02. Parque Snowland
Essa atração é para fazer a felicidade da criançada, porque Snowland é um parque temático de neve. Ele possui 16 mil metros quadrados, sendo 8,1 mil m² dedicados à experiência com a neve. O ingresso oferece acesso ao Vilarejo Alpino e lojas, patinação no gelo, tubing (boia na neve ou skibunda), castelo de neve e outras atrações com foto. São incluídos também roupas térmicas e capacete.
Dentro da montanha a temperatura fica na casa dos 5 graus, por isso o aconselhável é ir bem agasalhado. O detalhe é que o snowland é único no Brasil, o que aumenta a procura. Há ainda a possibilidade de alugar roupas de ski e aulas para praticar o esporte.
03. Mundo do Chocolate
Já imaginou viver em um mundo de chocolate, sentindo o sabor doce da vida? Gramado te oferece a possibilidade de visitar o “Mundo do Chocolate” que apresenta diversas esculturas feitas de chocolate. Uma das principais atrações é a Torre Eiffel. A sua estrutura tem 800 quilos, somando mais de 100 horas de trabalho.
Entre todas as obras de arte são mais de 30 toneladas, conservadas a 18 graus. O ponto turístico ainda conta com uma mini fábrica, onde os visitantes podem interagir e tentar esculpir sua própria escultura. Será que você é um artista? Teste suas habilidades manuais.
04. Mini Mundo
Sabe quando as crianças se tornam gigantes? Quando elas visitam o Mini Mundo. Nesse parque há réplicas de diversos locais do mundo 24 vezes menor que o tamanho original. O monumento que rouba a cena é a torre de TV de Hamburgo, na Alemanha. O realismo chama muito a atenção, com miniaturas bem feitas como carros, motos e prédios.
Se tiver olhos atentos ainda poderá encontrar uma certa banda famosa de Liverpool na Inglaterra, dando sopa pelo parque. Como se isso não bastasse, o menino que mora no oito, o tal do chaves, também se escondeu no Mini Mundo. Será que você tem a felicidade em encontrar com a turma do chaves?
06. Dreamland, Museu de Cera
Já se pegou pensando em como seria o passado ou pensou na possibilidade de como era viver em épocas passadas. O Museu de Cera, Dreamland, possibilita o encontro com diversas personalidades históricas como a família real britânica, o presidente histórico Abraham Lincoln, responsável pela libertação de afro-americanos da escravidão. Além disso, podem ser conferidos astros do futebol como Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo. Ao todo são 15 salas e mais de 100 esculturas. O museu é bastante procurado pelos visitantes, que vivenciam uma ótima experiência.
06. Harley Motor Show
Gosta de sentir o vento bater na sua cara, durante aquela aventura com sua moto? Se sim, essa atração é ideal para você. A Harley Motor Show é um bar e restaurante com uma decoração selvagem de motocicleta. A decoração com umas pitadas de rock’n roll conta ainda com assentos que imitam bancos de Harley-Davidson, deixando o ambiente mais exótico. O estiloso estabelecimento de Steakhouse, serve hambúrgueres, cachorros-quentes, anéis de cebola frita, batatas fritas e costelinhas. Você não pode perder!
07. Natal Luz
Como é bom ver um espetáculo de luzes, não é mesmo? Imagina agora um Natal desse modo. Se sua viagem está programada entre outubro e janeiro encaixe na sua agenda uma visita ao Natal Luz. O espetáculo tem bonecos de neve, Papais Noéis, duendes, entre outros. A cidade conta com muitos shows, alguns até mesmo ao ar livre. Entre os destaques estão o desfile de Natal, com muitos personagens da época, show no no Lago Joaquina Rita Bier é cheio de efeitos nas luzes, dando sentido ao nome que carrega.
08.Café Colonial
O seu café pode se tornar a principal refeição do dia. Isso se você estiver em Gramado. O município é especialista em um bom café colonial. As comidas típicas italianas e alemãs são o prato principal da sua refeição. No café, comida boa não vai faltar. Tem muitos salames e salsichas na mesa, havendo ainda muitas opções como picles, legumes, pães e polenta frita. Não deixe seu estômago ficar de fora dessas gostosuras.
09. Rua Coberta
Essa é a atração mais famosa de Gramado e certamente uma das mais charmosas de toda a Serra Gaúcha. Ela é considerada a principal rua da cidade e tem 100 metros de extensão com muitos restaurantes e lojas. Aliás, a rua tem cobertura de vidro e ferro, assim ela é totalmente dedicada aos pedestres. O local também é muito utilizado para realização de eventos ou feiras. As lojas funcionam até às 7h da noite. Por sua vez, bares, cafeterias e restaurantes recebem fregueses até a meia-noite.
10. Lago Negro
Essa opção é para quem curte um ambiente tranquilo e com um contato direto com a natureza. O Lago Negro é artificial, sendo elaborado para dar uma opção aqueles que procuram um ar europeu no RS. Os pinheiros, por exemplo, foram trazidos diretamente da Alemanha.
O lago ocupa uma extensão de 17 metros quadrados e uma profundidade de quase 14 metros em alguns pontos. A atração ainda conta com pedalinhos para se divertir com a família e um amplo espaço para fazer atividades físicas e brincadeiras com as crianças.
Esses são apenas os principais lugares para visitar em Gramado, no entanto há tantos outros que poderíamos listar. Tenha a certeza de que se está nos planos uma viagem à cidade, atrações não faltarão e o seu tempo na cidade valerá a pena.
Uma ótima pedida é verificar as ofertas de malas ARC Tonin, no site da Lojas Colombo. Aproveite também para ficar de olho nos presentes de natal para toda a família e amigos. Nós ainda temos ofertas maravilhosas de celulares e smartphones. Com essa ferramenta, você pode checar todas informações dos locais turísticos e fazer o seu super tour pela cidade de Gramado. Show, né? Bora lá.