Para reforçar a campanha de conscientização e combate ao câncer de próstata no Novembro Azul, a equipe da Lojas Colombo conversou com o Dr. Júlio Cesar Sfredo, Urologista. Ele explica algumas das principais dúvidas a respeito da doença e argumenta sobre a importância de realizar o exame preventivo. Atrás apenas dos índices de câncer de pele, o câncer de próstata é o segundo tipo de patologia que mais mata homens no mundo.
Confira:
Câncer de próstata é hereditário?
Uma das principais causas é a hereditariedade. Homens que tenham casos de câncer de próstata na família, seja por parte paterna ou materna, têm 8% de chance a mais de desenvolver a doença.
Mas isso não significa que aqueles que não registram casos diretos na família não tenham que realizar os exames. Pelo contrário, todos devem ficar atentos e cuidar da saúde. Assim as chances de cura podem crescer consideravelmente.
A partir de qual idade se deve fazer o exame preventivo de câncer de próstata?
Para os homens que têm ou já tiveram casos da doença na família, o ideal é fazer o PSA (conhecido por Antígeno Prostático Específico, que pode ocorrer através de um exame de sangue) e o exame de toque retal, a partir dos 45 anos. Para os demais, a solicitação pode ser feita a partir dos 50 anos.
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
- Mudança no hábito de urinar (aumenta a vontade de urinar, principalmente à noite);
- Retenção urinária (apesar da vontade de ir ao banheiro, o indivíduo tem dificuldade para conseguir urinar);
- Perda de força na pressão do jato urinário;
- Crescimento da próstata.
Confira como é realizado o exame:
Fique atento, pois segundo o especialista, o câncer de próstata pode surgir sem dar sintoma algum:

