Estilo de Vida

21/11/2018

Novembro Azul: especialista fala sobre a importância do exame preventivo

Para reforçar a campanha de conscientização e combate ao câncer de próstata, a equipe da Lojas Colombo conversou com o Dr. Júlio Cesar Sfredo, Urologista. Ele explica algumas das principais dúvidas a respeito da doença e argumenta sobre a importância de realizar o exame preventivo. Atrás apenas dos índices de câncer de pele, o câncer de próstata é o segundo tipo de patologia que mais mata homens no mundo.

Confira:

Câncer de próstata é hereditário?
Uma das principais causas é a hereditariedade. Homens que tenham casos de câncer de próstata na família, seja por parte paterna ou materna, têm 8% de chance a mais de desenvolver a doença. Mas isso não significa que aqueles que não registram casos diretos na família não tenham que realizar os exames. Pelo contrário, todos devem ficar atentos e cuidar da saúde.

A partir de qual idade se deve fazer o exame preventivo de câncer de próstata?
Para os homens que têm ou já tiveram casos da doença na família, o ideal é fazer o PSA (conhecido por Antígeno Prostático Específico, que pode ser avaliado através de um exame de sangue) e o exame de toque retal, a partir dos 45 anos. Para os demais, a solicitação pode ser feita a partir dos 50 anos.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

  • Mudança no hábito de urinar (aumenta a vontade de urinar, principalmente à noite)
  • Retenção urinária (apesar da vontade de ir ao banheiro, o indivíduo tem dificuldade para conseguir urinar)
  • Perda de força na pressão do jato urinário
  • Crescimento da próstata


Confira como é realizado o exame:


E fique atento, pois segundo o especialista, o câncer de próstata pode surgir sem dar sintoma algum:

Assinar newsletter

Receba as melhores ofertas e as últimas do blog.

Está é a imagem de uma seta voltada para cima, funciona como um botão e aparece somente ao final da página, clicando nela volta ao topo da página

Comentários

Mostrar Comentários