Os idosos estão no grupo de risco para o novo coronavírus, e uma das medidas necessárias para preservar a saúde de todos é o isolamento social, que reduz bastante a probabilidade da exposição ao vírus. Mas com esse isolamento, alguns podem se sentir estagnados e sem nada para fazer, o que pode levar a ansiedade e possivelmente depressão.
E os cabe aos familiares apresentar opções para distrair os idosos nesse período de estadia obrigatória em casa. Pensando nisso, montamos uma lista com algumas atividades que podem ajudar a tornar o tempo de quarentena mais animado e produtivo. Confira:
Hobbie em família
Esse momento onde todos estão em casa pode ser o ideal para criar uma atividade em família. Pode ser jogos de tabuleiro, crochê ou qualquer outro hobbie que o idoso goste de fazer. Uma atividade que pode ser feita em família é cuidar do jardim ou horta caseira. Contar com os familiares para apreciar esses momentos juntos podem fazer o tempo passar mais rápido, além de se sentir mais próximo de quem ama.
Foco nos estudos
Nunca é tarde para aprender alguma coisa ou se especializar. Aproveite que existem milhares de aplicativos e sites de aulas online e inscreva os mais velhos em alguma que aborde temáticas em que eles já tenham alguma familiaridade. Para aqueles que não tem tanta intimidade com esse tipo de plataforma, utilize tablets ou mesmo um celular que são mais fáceis de operar.
Rotina de exercícios
Ser obrigado a ficar em casa não é desculpa para não praticar exercícios, nem mesmo para quem já está na melhor idade. Dê preferência para uma rotina de atividades mais básica e menos intensa para não sobrecarregar o corpo dos praticantes!
Na companhia dos livros
A literatura pode ser uma grande aliada na hora de entreter os idosos. Para incentivar a leitura, ofereça livros com temáticas que sejam interessantes para cada um, ou seja, se eles gostam de romance ou ficção científica, indique títulos que abordem esses temas. Não desanime caso ele ou ela abandone o livro; às vezes é difícil encontrar uma obra que fisgue o leitor de primeira. Como a recomendação é não sair de casa, que tal experimentar os leitores de e-book, que tem disponível uma infinidade de títulos?
Ajuda da tecnologia
A tecnologia também pode ajudar muito na tarefa de entreter os idosos durante o período de quarentena. Para aqueles que não tem tanta familiaridade com o assunto, ensine-os a usar o celular, notebook e até mesmo o video-game. Para aqueles que já usam esses aparelhos, incentive o uso para pesquisar conteúdos interessantes e construtivos. Porque não montar uma sala de bate-papo virtual entre amigos e promover aquele encontro que teve que ser adiado por causa das recomendações de saúde?
Esse período de isolamento pode até ser complicado, mas existem muitas coisas que podem deixá-lo mais fácil. No Blog da Colombo demos muitas dicas sobre como lidar com esses dias sem enlouquecer. Acesse e confira.