Fique atento! O horário de verão termina neste domingo, dia 17/02. Atrase seu relógio em uma hora. Neste ano, o período foi mais curto, mas mesmo assim, é capaz de trazer mudanças no nosso corpo na hora de readaptá-lo ao horário normal. Além da tristeza que acompanha esse momento, o sono também vem de carona. Por isso, separamos algumas dicas para você se acostumar com o novo velho horário sem sofrer demais. Confira!
Não se iluda com essa hora a mais.
A gente acha que por “ganharmos” uma hora, podemos optar em ficar acordados e acabamos perdendo o controle do horário. O correto é ir dormir, pois o sono oferece um efeito reparador ao cérebro. Se privar dele traz os mesmos efeitos de quando estamos embriagados, com perda dos reflexos, falta de atenção e coordenação motora. É quando estamos “bêbados de sono”.

Luz apagada, por favor!
Desligue as telas. A televisão, o computador e o celular devem ser evitados antes de dormir. Essa luz que os aparelhos emitem atrasa o sono. Mantenha o ambiente escurecido.

Evite se exercitar à noite.
Praticar atividades físicas é muito importante para a saúde, mas evite fazer isso durante a noite. Pois se exercitar ativa o sistema nervoso central, o que nos deixa mais ativos e dificulta dormir cedo.

Rango leve.
Jante leve e mais cedo. Adiante a sua última refeição do dia, a qual deve ser leve e feita, pelo menos, duas horas antes de deitar. Dormir de estômago cheio não faz nada bem.

O corpo precisa, em média, de uma semana para se readaptar ao novo horário. Enquanto domingo não chega, aproveite para curtir os últimos dias mais compridos, porque este horário de verão pode ser o último, para a tristeza de alguns e alegria de outros.



