Dicas para iluminar sua sala de estar e jantar| Blog Colombo
Estilo de Vida

Conheça dicas para iluminar sua sala de estar e jantar

Sala de estar e jantar.
  1. Use dimmers;
  2. Dê atenção aos detalhes;
  3. Valorize a iluminação natural;
  4. Mix de tipos de iluminação;
  5. Estude as possibilidades.

No post de hoje vamos começar uma série sobre como iluminar cada espaço da sua casa e para começar, falaremos sobre a sala de estar e jantar. É importante considerar que um bom projeto de iluminação tem o objetivo de valorizar as cores do ambiente ou transforma elas, influenciando diretamente na produtividade das pessoas, na concentração e também no descanso. 

Há tipos de iluminação, que geram impactos diferentes, entre elas, temos a difusa, a central e a iluminação direta. A primeira é mais simples e conhecida. A segunda é colocada no teto para iluminação geral, incluindo todo ambiente. Já a terceira gera um clima mais intimidador por focar em apenas um espaço.  

Outro fator importante para ser considerado é o IRC (índice de reprodução de cor), ou seja, quanto mais próximo do índice 100, mais lâmpada vai preservar a originalidade das cores. Geralmente é recomendável ter vários cenários para um único ambiente. Dessa forma, os estilos não perdem sua originalidade. 

Veja agora cinco dicas de iluminação para sua sala

1) Use dimmers 

Dimmer.

Os dimmers são reguladores de intensidade de iluminação e dessa forma você conseguirá um espaço muito mais útil e acolhedor. Com os dimmers, você consegue controlar bem a intensidade da iluminação, conseguindo atender algumas de suas necessidades, principalmente quando você precisar de um descanso. 

2) Dê atenção aos detalhes 

Preste atenção nos detalhes.

Preste atenção nas cores do ambiente, além dos revestimentos e móveis, uma vez que superfícies claras auxiliam muito na claridade, sendo interessante para sala de estar pequena. Já as cores mais escuras sempre absorvem mais a luz, deixando o ambiente mais escuro. 

3) Valorize a iluminação natural 

Iluminação natural.

Quando falamos de iluminação natural, não estamos nos referindo a luminárias de led, mas sim de iluminação natural que vem do dia. Exatamente por isso, é necessário controlar esse tipo de luz com cortinas, por exemplo. Lembre-se que a luz diária é muito importante para deixar o ambiente mais bonito, mas se a luz for muito intensa, pode danificar os móveis. A dica aqui é controlar bem a iluminação para ter a intensidade correta. 

4) Mix de tipos de iluminação 

Mix de Iluminação.

Ao pensar em iluminação, não devemos pensar somente no design, mas também no conforto e como podemos fazer para casar uma boa iluminação com o ambiente. O jeito é comprar lâmpadas para colocar no teto, a fim de colocar no teto.  Você pode ter sancas de gesso iluminadas, luzes em escadas ou até mesmo em corrimão para um espaço mais aconchegante. Ah e não se esqueça de usar luminárias, abajures ou até mesmo arandelas para criar uma iluminação direta em um cantinho que você queira destacar a decoração ou mesmo sobre sua poltrona para leitura. 

5) Estude as possibilidades 

Estude as possibilidades.

Estudar as possibilidades de iluminações sempre será válido, até porque cada ambiente é diferente. Em muitas salas de estar e jantar é recomendável sempre pensar em luz geral com difusor, luz tipo spot com foco, luz indireta, dicroica com foco direcionável, luminária de piso e letterings em neon.  

Após saber como iluminar sua sala de estar, você pode entrar no nosso site e procurar móveis e decoração para encher sua sala. Nós temos várias opções de luminárias e abajures para dar aquele toque especial no ambiente. Venha conferir!