Black Friday 2015: a maior liquidação do ano | Blog Colombo
Estilo de Vida

Black Friday 2015: a maior liquidação do ano

5bd43046 7195 43ba a026 6d0e3f94af45

A maior liquidação do ano está quase aí! Esse ano acontece no dia 27 de novembro, a última sexta-feira do mês. Todo mundo está empolgado e esperando ansioso por essa data, inclusive nós. É nesse dia que aproveitamos para comprar tudo o que precisamos e queremos com descontos de até 70%. Mas, além disso, você sabe como tudo começou?

A campanha Black Friday foi criada nos Estados Unidos e acontece sempre um dia após o feriado de Ação de Graças. É tempo de as empresas de varejo esgotarem seus estoques e os clientes fazerem suas compras e, até mesmo, anteciparem os preparativos para o Natal.

A história do termo “Black Friday”

O primeiro registro de que o termo “Black Friday” foi utilizado data do ano de 1869, quando dois americanos tentaram tomar o mercado de ouro na Bolsa de Valores de Nova York. Assim, o governo americano foi obrigado a intervir, aumentando a oferta da matéria-prima no mercado, consequentemente reduzindo consideravelmente os preços, fazendo assim os investidores perderem fortunas.

Esse termo Black Friday se chama assim porque, desde o início, o fluxo de pessoas fazendo compras nessa data era muito grande, o que ocasionou uma série de problemas como acidentes e trânsito e violência, alguns policiais chegaram a chamar a data de Big Friday, mas o nome não pegou e continuou como Black Friday.

O primeiro registro oficial em que utilizaram esse termo foi em 1966, por um negociante de selos raros, Earl Apfelbaum, que escreveu em um de seus artigos: “Black Friday é o nome que o Departamento de Polícia da Filadélfia deu para a sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças. Não é um termo carinhoso para eles. A Black Friday abre oficialmente a temporada de compras de Natal no centro da cidade e, geralmente, traz engarrafamentos enormes e calçadas superlotadas, assim como lojas cercadas de gente da abertura ao fechamento”.

Por muitos anos a data se concentrou nos Estados Unidos, fazendo com que outros países tivessem vontade de adotar a prática, já que seus consumidores colocavam o pé na estrada e iam até os EUA fazer suas compras. Então, desassociando a marca do Dia de Ação de Graças, outros países aderiram as promoções.

A data no mundo

No Canadá o Dia de Ação de Graças se comemora um mês antes, mas isso não impediu que os lojistas fizessem suas próprias promoções no Black Friday.  Já no México, a data ganhou o nome de ‘El Buen Fin’ (Bom fim de semana) e acontece durante o fim de semana inteiro.

Aqui no Brasil a primeira edição do evento aconteceu em 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas de varejo nacional. Após o primeiro ano, lojas físicas também começaram a adotaram a data para realizar suas vendas de fim de ano.

Atualmente, estima-se que nos EUA cerca de 135 milhões de pessoas façam compras no Black Friday, por ano. No Brasil, estima-se que esse ano 5,2 milhões de pessoas façam compras pela internet na data. Além dos EUA e Brasil, países como Portugal, Reino Unido, Austrália, Canadá e Paraguai também incluem esta data no calendário comercial.

Dicas para não errar na hora de comprar

1- Liste os produtos que você deseja comprar, assim você já pode ir pesquisando o preço médio desses itens;

2- Seja esperto e já pense no Natal! Crie uma segunda lista com os nomes de quem você pretende presentear. Assim, se encontrar algo legal com um desconto, já é um presente a menos para se preocupar depois;

3- Pesquise nas categorias do site se não há outra possibilidade de compra com preço reduzido, além das que constam na sua lista.

Para não ficar de fora da maior liquidação do ano, cadastre-se na nossa news no site www.colombo.com.br/blackfriday e fique por dentro de todas as ofertas que preparamos para você! Na Black Friday 2015, não compre no escuro!