Atividades para fazer em família em casa | Blog Lojas Colombo
Estilo de Vida

Atividades para fazer em família em casa

iStock 1159221046

Aproveite o tempo dentro de casa para curtir atividades com a família

Em momentos em que o isolamento social é necessário, as famílias ficam ainda mais próximas, tanto fisicamente quanto emocionalmente. E por estarem juntos durante muito tempo, pode surgir a sensação que as atividades que todos podem participar se esgotam.

Mas existe uma infinidade de maneiras de aproveitar esse momento em família. Para aquelas ocasiões em que faltam ideias do que fazer, montamos uma lista com algumas sugestões para você preencher todo esse tempo extra.

Jogos de cartas e tabuleiros

familia-jogando-cartas-para-se-entreter

Os jogos fazem a família trabalhar em equipe por um objetivo em comum: ganhar! São muitas opções no mercado, para os mais variados gostos. A vantagem é você pode jogar um a cada dia para não enjoar. Pense em variações dos jogos ou até mesmo em um campeonato entre os familiares, com placar, premiações e punições. Não esqueça de ver a idade recomendada para cada jogo antes de escolher os seus.

Karaokê

Já dizem que quem canta seus males espanta, então nada melhor do que organizar uma sessão de karaokê. Prepare o equipamento necessário, junte todos na sala e cantem a plenos pulmões as suas músicas favoritas. Garanta que todos terão microfones para participar, mas cuidado para a cantoria não atrapalhar os vizinhos.

Brincadeira com os pets

Os pets também fazem parte da nossa família e precisam de atividades para se entreter e gastar energia. Se tem gatos ou cachorros, brinque de jogar a bolinha para eles buscarem. Se você tiver espaço, brincar de pega-pega também é uma ótima opção para agradar todos e ainda estreitar os laços com os pets.

Práticas esportivas

yoga-e-umas-das-modalidades-esportivas-que-podem-ser-feitas-em-casa

As práticas esportivas em família podem ajudar a passar o tempo. Faça times e jogue partidas de futebol, basquete, vôlei ou qualquer outro esporte. Vocês também podem praticar yoga juntos ou treinar alguma coreografia usando tutoriais na internet. O céu é o limite para todas as modalidades esportivas que podem ser feitas em casa.

Vídeo games

Assim como os jogos de tabuleiro, os videogames são ótimos para passar um tempo em família. Pode ser no console ou no computador, eles garantem entretenimento para todos e ainda podem auxiliar no pensamento estratégico e no aumento de várias outras capacidades. Para aqueles que não tem tanta familiaridade com o equipamento, pedir auxílio dos mais experientes e começar por jogos mais simples, pode ser uma excelente forma de interação entre os familiares.

Noite de filmes (ou séries)

Nada melhor do que uma sessão de cinema para reunir a família. Então pegue uma coberta, a pipoca e junte todo mundo no sofá para ver alguma produção. Caso queira incrementar o programa, arrume a sala com colchões e cobertores, apague a luz e crie uma bilheteria de brincadeira e deixe tudo com cara de cinema de verdade. Vai ser diversão na certa! Se sua família tem pessoas de todas as idades, não se esqueça de verificar a classificação indicativa das produções antes de dar o play.

Cozinhar em família

Reunir a família para cozinhar pode ser um momento bastante divertido, além de muito prazeroso e prático, ajudando a fortalecer os laços e proporcionando um tempo de qualidade em casa. A ideia é deixar cada um encarregado de uma função, vale também apostar em receitas que cada um possa montar o seu prato como: hambúrgueres ou mini pizzas, democratizando ainda mais o momento. Então separe a melhor receita da família, os ingredientes e utensílios. Coloque uma música bem animada e mãos a massa.

Organizar a Casa

Porque não transformar uma tarefa do dia-a-dia em algo divertido e com a participação de todos? Você pode dividir as tarefas de acordo com a preferencia de cada um. Algumas pessoas adoram lavar a louça outras organizar o guarda-roupa ou armário. Além disso, o momento pode ser animado com música. Contar com a ajuda das crianças não somente fortalece a relação como ajudam a trabalhar a autonomia, responsabilidade e a valorização do esforço desde de pequenos.

Agora que  já conferiu nossas dicas de atividades para fazer em família em casa durante o período de isolamento. Aproveite o tempo em colocando-as em prática, assim, os dias passarão com mais qualidade e os laços entre vocês se fortalecerão. Na Lojas Colombo, você encontra tudo o que precisar para seus momentos em família. Acesse o site e confira!