Sinal analógico será desligado dia 31 de janeiro | Lojas Colombo
Tecnologia

Sinal analógico será desligado na Região Sul do Brasil a partir do dia 31 de janeiro

7f007ffa 5f80 41e2 a874 c18bad573627

Se você também faz parte do grupo de pessoas que adora assistir televisão, mas ainda não realizou a troca do sistema analógico para o digital, fique atento!

Se você também faz parte do grupo de pessoas que adora assistir televisão, mas ainda não realizou a troca do sistema analógico para o digital, fique atento! O sistema analógico de transmissão vai ser desativado em toda Região Sul do país, no próximo dia 31 de janeiro. Mas o que isso significa? A equipe da Colombo conversou com a Gerente Regional da Seja Digital, Marcia Cavalcante, e é ela quem explica e responde algumas das principais dúvidas a respeito do assunto.

Colombo: O que é este processo de conversão analógico-digital?
Marcia: O processo de conversão é a interrupção do sistema analógico de transmissão de TV, que é o sistema que hoje impera prioritariamente no Brasil e que vai ser encerrado na Região Sul do país neste mês de janeiro/2018.

Colombo: Quando encerra o prazo para os moradores da Região Sul do país?
Marcia: O prazo termina no dia 31 de janeiro. Só no Rio Grande do Sul, por exemplo, 107 cidades terão o encerramento da captação nesta data. Então, quem não preparar o seu televisor vai ficar sem assistir televisão aberta, pois a programação vai sair do ar e apenas chuviscos vão aparecer na tela, já que o sinal analógico vai ser desligado.

Colombo: Como o consumidor deve se preparar para esta troca?
Marcia: Quem tem um televisor antigo, de tubo, ou televisores que foram fabricados antes de 2010, precisa fazer a conversão, pois estes modelos não têm conversor embutido. É necessário colocar um conversor e uma antena digital UHF, para que a captação do sinal digital seja realizada. Já para os televisores mais modernos, fabricados a partir de 2010, que já contam com o conversor embutido, a simples instalação de uma antena UHF já resolve a questão de captação.

Colombo: A localidade pode interferir no recebimento do sinal digital?
Marcia: Sim, a localidade pode interferir. O que nós sugerimos é que seja feito um teste: se a pessoa já tem uma antena interna, ela pode comprar o conversor digital e fazer a instalação, e a partir disso verificar se o televisor está recebendo o sinal apenas com a movimentação da antena interna. Se o resultado for positivo, não é necessário comprar a antena externa UHF.

Colombo: Como verificar se a televisão já recebe o sinal digital?
Marcia: Se a televisão já tem um conversor embutido e o morador já usa antena externa, ele pode verificar se a TV está recebendo o sinal digital conferindo se o canal que ela recebe é um canal com ponto. Mas como saber isso? A numeração dos canais vai ser apresentada em 12.1, 2.1, 5.1, por exemplo. Este estilo de numeração é a garantia que o televisor tem a captação do sinal digital.

Colombo: Toda tela fina tem conversor digital embutido?
Marcia: Não. O ano de fabricação é determinante nesta questão, por isso é muito importante que o consumidor faça o teste, como citado anteriormente.

Colombo: Quem tem NET e/ou parabólica necessita de um conversor ou antena?
Marcia: Não é necessário utilizar o conversor, pois em ambos os casos a transmissão é feita por satélite. Isso significa que o sistema já é digital.

Colombo: Como surgiu a ideia de migrar o sinal analógico para o digital?
Marcia: É um processo que integra uma grande mobilização internacional de melhoria da comunicação. O Brasil é signatário de um acordo mundial com a Organização das Nações Unidas (ONU) e mais de 160 países. Desde 2004 esse assunto já é debatido no Brasil, e em 2014 o Governo Brasileiro, por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), decidiu por esta mudança de sistema. Então, em 2015 surgiu a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, com o propósito de conduzir esse processo de desligamento do sinal analógico de TV em todo o país.

Colombo: A Seja Digital distribui kits gratuitos com um conversor e uma antena. Quem tem direito e como é feita a seleção?
Marcia: A listagem que a Seja Digital tem é de 480 mil famílias, cadastradas no Ministério de Desenvolvimento Social, beneficiárias de algum dos 20 programas sociais do Governo do país, como por exemplo, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec, Luz Para Todos, entre outros. Deste total, 100 mil famílias ainda precisam fazer a retira dos seus kits, por isso o trabalho tem sido intenso. Quem não fez a retirada até o momento é porque ainda não recebeu informações sobre, portanto, este trabalho de divulgação é muito importante.

Colombo: E para quem precisa comprar um conversor ou antena, como fazer a escolha certa
Marcia: São diversos modelos, só aqui no Rio Grande do Sul nós temos mais de sete marcas sendo comercializadas. Temos desde o modelo mais básico, que serve para simplesmente fazer a captação do sinal digital, até aqueles que permitem a gravação dos programas, utilização de cartão de memória, entre outros benefícios. O que vai determinar a compra é a demanda do usuário e o poder aquisitivo, claro. Vale dizer que, a indústria brasileira se preparou para este momento, então a produção no segmento foi ampliada, justamente para garantir que tivéssemos bons produtos para oferecer.

Colombo: O sinal digital já está funcionando?
Marcia: Sim. Quem adquiriu o conversor e a antena digital já pode fazer a instalação dos equipamentos, pois o sinal digital já está em pleno funcionamento, com grande qualidade na maioria das emissoras.

Colombo: Quais são os benefícios do sinal digital?
Marcia: A TV digital tem mais qualidade de imagem, é interativa, inclusiva (tem libras e áudio descrição) e oferece mobilidade. É uma televisão com informação e entretenimento, é muito mais completa, com uma exibição de cinema!

Saiba mais:
A Seja Digital realiza mutirões para esclarecer as dúvidas da comunidade, distribuir os kits gratuitos aos beneficiários e auxiliar no processo de instalação dos equipamentos. Ainda ficou com dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário neste post ou contate o pessoal da Seja Digital pelo número 147 e visite o site www.sejadigital.com.br.

Confira os modelos de conversor digital e antenas que a Colombo oferece.