O período de mais promoções do primeiro semestre do ano está aí: março, o Mês do Consumidor. A partir disso, muitas lojas fazem promoções em homenagem aqueles que são a razão dos negócios, os clientes. O post de hoje vamos abordar como surgiu o Mês do Consumidor e por que ele é recheado de promoções. vem conosco!
Você sabia que o Dia Internacional dos Direitos do Consumidor surgiu após um discurso do então presidente dos Estados Unidos da América (EUA), John Kennedy, em 15 de março de 1962? Na ocasião, ele explicou a importância dos direitos dos consumidores.
A mensagem direcionada ao congresso americano, reverberou-se em todo o mundo e causou, posteriormente, um grande impacto. Por consequência, surgia o Dia Internacional do Consumidor. Em 15 de março de 1983, comemorou-se pela primeira vez a data.
Dessa forma, criou-se 4 pilares fundamentais para essa comemoração: escolha, informação, segurança e ser ouvido. Assim nasciam as primeiras diretrizes do evento. Anos mais tarde, em 1985, A Organização das Nações Unidas (ONU), respaldou o discurso de Kennedy, a fim de criar novas diretrizes em benefícios aos consumidores. Assim essa data começava a ganhar ainda mais legitimidade.
No Brasil
Em território brasileiro, o Dia Internacional do Consumidor acompanhou a criação do código de defesa do consumidor, quando foi sancionada a Lei nº 8.078, de 11 de março de 1991, pelo então presidente Fernando Collor de Mello.
Apesar disso, no aspecto legal, houveram leis que também agiam na proteção dos consumidores em anos anteriores. Antes mesmo do Código de Defesa, a Lei Delegada nº 4, de 1962, sendo a primeira a garantir o livre comércio de produtos necessários para os consumidores.
Com isso, nasciam as primeiras instituições de proteção como a Associação de Proteção ao Consumidor de Porto Alegre (APC), em 1976, a Associação de Defesa e Orientação do Consumidor de Curitiba (ADOC) e o Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor (atual Fundação Procon São Paulo).
No final dos anos 80, essas entidades pressionaram o Congresso Nacional para acrescentar a defesa do consumidor na Constituição Federal de 1988. Nesse sentido, o inciso XXXII, do art. 5º do documento afirma que “o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor”. Este aditivo no documento, que rege as leis no Brasil, foi muito importante para o avanço desse tema.
Semana e o mês do consumidor
Geralmente as altas nas vendas acontecem entre novembro e dezembro, por conta da Black Friday, do Natal e Ano Novo. Após esse período, janeiro, fevereiro e março, as baixas há uma queda nas vendas. Isso acontece porque a maioria das pessoas aproveitam suas férias e têm as suas finanças comprometidas.
Pensando em impulsionar as vendas surgiu a semana e, posteriormente, o mês do consumidor, com o intuito de deixar por mais tempo as promoções irresistíveis do comércio. Assim, todos saem ganhando, tanto os consumidores quanto os lojistas, que têm a possibilidade de vender mais.
O que a Lojas Colombo oferece
A Lojas Colombo apresenta já uma marca consolidada com 60 anos de atuação no mercado e que sabe o que você precisa e deseja. A Colombo tem em seu carro-chefe, eletrodomésticos como refrigeradores, lava e seca e lavadoras de roupas, sendo um dos que mais são vendidos no Mês do Consumidor.
Logo na sequência, aparecem os móveis e decoração com colchão e cama box, guarda-roupa de casal, sofá e entre outros. Além destes, nós também somos especialistas em produtos de tecnologia e nichos variados. Que tal entrar em nosso site e conferir as melhores ofertas deste mês do consumidor?