Os colaboradores do CAD participaram da palestra “Unidos na luta contra o câncer de mama”, realizada dia 28/10, em dois turnos, no auditório, quando a enfermeira Leila Reckziegel, da Medicina Preventiva da Unimed Serra Gaúcha, abordou os cuidados, sinais de alerta e sintomas do câncer de mama e o de colo uterino, o primeiro e o terceiro tipo de neoplasia mais incidente entre as mulheres brasileiras, respectivamente.
A importância do diagnóstico precoce foi evidenciada pela palestrante, podendo aumentar em até 90% as chances de cura, por meio de tratamentos mais rápidos e menos invasivos. “As mulheres precisam conhecer seu corpo, ter atenção a qualquer sinal diferente nas mamas, como inchaço, nódulos, vermelhidão, pele com aspecto de casca de laranja, saída de secreção dos mamilos, dor constante nas mamas ou axilas”, comentou. Leila demonstrou como é feito o autoexame, preferencialmente durante o banho e quando a mulher estiver deitada, apalpando a região em movimentos circulares.
Os encontros, que fizeram parte das ações do Outubro Rosa no centro administrativo e tiveram apoio da Unimed Serra Gaúcha e BestLife, serviram para esclarecer sobre os principais fatores de risco, que também podem ser comportamentais e ambientais:
- Histórico familiar;
- Idade superior aos 50 anos;
- Obesidade;
- Sedentarismo;
- Consumo excessivo de álcool e tabagismo;
- Exposição frequente a agentes ionizantes e cancerígenos.
Exames recomendáveis
Após a primeira menstruação, é recomendável que as mulheres façam consultas anuais ao ginecologista, que vai orientar sobre a necessidade dos exames:
- Papanicolau: principal exame para detectar precocemente o câncer de colo do útero, além de outras infecções ou inflamações;
- Ecografia ou ultrassonografia: ajuda a detectar alterações nas mamas, mesmo sendo um exame complementar, não substitui a mamografia;
- Mamografia: para diagnóstico e prevenção ao câncer de mama, é considerado o principal exame para a saúde da mulher.
Às quartas usamos rosa
Como no filme Meninas Malvadas(2004), onde as protagonistas usam uma peça de roupa na cor rosa nas quartas-feiras, a Lojas Colombo aderiu a frase para criar um movimento de conscientização e apoio ao auto cuidado feminino. Confira abaixo fotos dos nossos colaboradores.