Conheça a marca própria das Lojas Colombo | Blog Colombo
Colombo Notícias

Conheça a marca própria da Lojas Colombo que homenageia seu fundador

Capa 2

Alguns sonhos são tão grandes que não cabem em uma vida. Não há dúvidas que a história do fundador das Lojas Colombo, Adelino Raymundo Colombo, deixou marcas e um legado para ser seguido. O seu modo de enxergar oportunidades onde ninguém via foi um ingrediente fundamental na sua receita de sucesso. 

Mala ARC Tonin. Linha estação metro

Por ser uma personalidade visionária, seu Adelino, como era carinhosamente chamado, tinha muitas ideias, algumas delas saíram do papel e fizeram sucesso, como no caso de sua rede de lojas. Outras, o empresário confidenciou para amigos próximos, mas não teve tempo para ver se tornarem realidade. 

Sacola de Viagem ARC Tonin

O último grande desejo de Adelino era ter uma marca própria, junto a Lojas Colombo, que carregasse o seu legado. Pensando nisso, a empresa firmou uma parceria com o Grupo Tonin, a fim de lançar o primeiro produto da marca Adelino Raymundo Colombo, ARC: uma linha de malas de viagem.

Mala ARC Tonin. Linha Gaia

 

O diretor do Grupo Tonin, Mário Tonin, não esconde a emoção de fazer parte do início de mais um capítulo do legado que seu amigo deixou. “Ele era um homem de atitude, corajoso, que pensava fora da caixa. Ele sempre me falava: Mário, um dia vou criar uma marca própria, junto a Colombo. Isso sempre me deixava muito impressionado”, exalta. As entregas do produto nos Centros de distribuição da Colombo ocorrerão ao longo de outubro. 

 

Mochila ARC Tonin

 

Conheça um pouco mais do legado deixado por seu Adelino

O fascínio de Adelino Raymundo Colombo pelo comércio surgiu ainda na infância, vivida no distrito de Nova Milano, na cidade serrana de Farroupilha. Terceiro de oito irmãos, Adelino sempre acompanhava a mãe nas compras realizadas no armazém de Seu Manoel e se encantava com a ideia de passar para o lado de lá do balcão. Numa dessas idas à venda, a matriarca dos Colombo assistiu à demissão de um funcionário e, no ato, ofereceu os préstimos do filho para substituí-lo. 

Aos 17 anos, Adelino empregava-se na pulpería de secos e molhados de seu Manoel. Três anos mais tarde, o proprietário abriria uma filial e entregaria a gerência do novo ponto ao dedicado atendente. No final da década de 1950, Adelino Colombo adquiriria esse estabelecimento e o transformaria no Armazém Colombo.

À época, Farroupilha não contava com uma loja de eletrodomésticos. Visionário, Adelino Colombo diversificou o sortimento de produtos do armazém ao trazer liquidificadores, máquinas de escrever, geladeiras e outros aparelhos vindos de Porto Alegre e São Paulo. Entre as peças estavam os rádios montados pelo primo Dyonisio Balthassar Maggioni. Em 1959, Adelino associou-se a Dionysio para abrir uma nova frente de negócios, destinada a comercializar e prestar assistência técnica a eletrodomésticos. Nascia então a Lojas Colombo.

A primeira filial da rede de lojas foi colocada em Caxias do Sul, após seu Adelino ter feito contatos na cidade vizinha, e é claro, ter capitaneado alguns clientes. A sua tática era passar de casa em casa, após indicações de amigos, fazendo a instalação dos televisores, sem compromisso. O empresário deixava a TV nas residências, voltando no local quatro ou cinco dias depois, quando as pessoas já estavam acostumadas com o aparelho. A venda estava certa. Assim, a Colombo foi crescendo cada vez mais. 

Adelino conta em uma entrevista para a TV Serra Farroupilha, que já não conseguia mais fazer cobranças no município sozinho, porque tinha conquistado muitos clientes ali. “Eu criei pontos de referência e um desses pontos pedi para o dono de um armazém se eu poderia colocar um telefone e uma moça ali para cobrar. Assim nascia a primeira filial, porque ele estava construindo e iria se mudar. Então eu aluguei a sala. Sem planejamento nenhum, a sala já estava pronta e vendendo produto”, relata.

Nos anos 1970, a Lojas Colombo alcançou o seu auge, porque de acordo com o seu fundador, se dizia que o Brasil iria crescer 12% ao ano. Naquela época o governo facilitava o empréstimo para indústrias. O número de vendas aumentou e a Colombo cresceu. 

O diferencial da nossa empresa à época era que Adelino comprava seus produtos de forma facilitada no crédito pessoal, pois tinha uma boa reputação, sempre conseguindo bons preços. Assim, a empresa foi avançando, sendo uma das principais lojas do sul do país. 

Atualmente, a Lojas Colombo possui mais de 300 lojas físicas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e três grandes centros de distribuição, com cinco entrepostos de frota própria. Além disso, a empresa tem abrangência em todo Brasil, através de um site responsivo, com boa navegação e ótimas avaliações. 

Visite o nosso site e fique por dentro de todas as nossas ofertas. A felicidade aqui é do seu jeito!