Já pensou em preparar seus alimentos sem precisar de gás de cozinha? Com a entrada de novas tecnologias no mercado, essa possibilidade já existe. Aqui, contamos tudo que você precisa saber sobre os cooktops à indução.
Cada vez mais populares, os cooktops à indução funcionam através de ondas eletromagnéticas que geram calor quando entram em contato com o fundo da panela. A longo prazo, são mais econômicos que os cooktops ou fogões elétricos e a gás, pois não perdem potencial de uso durante o cozimento e utilizam toda a energia que produz, já que o calor vem da panela.
Vantagens dos Cooktops
Fáceis de instalar, possuem modelos de embutir ou de mesa, que podem ir sobre qualquer superfície plana e são fáceis de transportar para qualquer lugar. Existem diversos modelos, que variam de 1 a 6 bocas e adaptam-se ao uso que você pretende fazer do aparelho.
Outra vantagem dos cooktops por indução diz respeito a facilidade da limpeza. Inteiramente feito em vitrocerâmica, o cooktop não possui grades, queimadores ou manípulos aparentes. Também não exige o uso de produtos específicos, bastando passar um pano úmido sobre ele.
Como o calor não fica na mesa do cooktop, os alimentos que possam vir a cair sobre ela não queimam e podem ser limpos facilmente. O controle da temperatura produzida tem maior precisão, pois os controladores são digitais e possuem diversos níveis.
Funções do produto
Os cooktops ainda contam com a função timer, que permite o desligamento automático após você programar o tempo de cozimento, evitando esquecer o aparelho ligado. Eles também possuem trava de segurança e só funcionam com panelas ferromagnéticas sobre a marcação da mesa.
Caso o cooktop seja ligado e nenhuma panela seja detectada, o aparelho desliga automaticamente. Como funciona através de campo eletromagnético, o fogão necessita de panelas apropriadas para provocar a indução de calor. Recomenda-se o uso de panelas de ferro fundido ou de aço inoxidável para melhor aproveitamento do cooktop.