Casa e Decoração

03/06/2019

Secadora de roupas: tipos e vantagens

A secadora de roupas é uma peça fundamental para trazer praticidade ao dia a dia, principalmente em regiões onde o inverno é mais rigoroso. Naqueles dias chuvosos e úmidos, a secagem natural pode demorar horas, o que acaba deixando os tecidos com mau cheiro. Por isso, investir nesse eletrodoméstico garante vários benefícios. Veja as vantagens de comprar uma secadora de roupas e os tipos disponíveis no mercado. Assim, você vai saber qual a melhor escolha para a sua casa.


Tipos de secadora de roupa

1. Piso: mais moderna
Esse modelo oferece diferentes programas de secagem e temperatura, o que torna o serviço ainda mais prático. Na hora de colocar a roupa na máquina, você pode escolher a opção de acordo com o tecido, incluindo os mais delicados até os mais pesados. Alguns aparelhos oferecem também a possibilidade de secar tênis e tirar vincos. Outros garantem secagens específicas que não amassam as roupas e as deixam praticamente prontas para guardar no armário.
Além disso, a secadora de roupas de piso pode ser a gás ou elétrica. Lembre-se de verificar se o produto necessita de instalação elétrica adequada, pois isso pode gerar custos adicionais. É importante também conferir a eficiência de energia. Os modelos classificados na categoria A são os mais econômicos.

2. De parede: simples e eficiente
A secadora de roupas de parede é uma excelente opção para espaços pequenos, já que ela fica suspensa e pode ser instalada em cima da lavadora. É um produto mais simples que o anterior, mas não perde em desempenho, pois garante a perfeita secagem das peças. E hoje já existem modelos com funções parecidas de uma máquina de secar de piso.



3. Lava e seca: serviço completo
Embora um pouco mais cara que os modelos citados anteriormente, a lava e seca acaba tendo um custo menor do que o valor somado de uma lavadora e uma secadora. Além disso, por ser dois produtos em um, apresenta a vantagem de otimizar o espaço. Outro ponto benéfico é que esse aparelho, geralmente, oferece inúmeros recursos para você escolher o melhor modo de lavagem e secagem de acordo com o tipo de tecido.
Apenas esteja atento à capacidade que o produto possui para lavar e secar, pois é diferente para cada uma das funções. Ou seja, para que as roupas não fiquem amassadas demais e sequem com eficácia, deve-se colocar menor quantidade de roupas nesse processo.

Dúvidas Frequentes

A roupa vai encolher se colocar na secadora?
Isso vai depender do tecido e a qual temperatura ele vai ser exposto. Para não ocorrer possíveis imprevistos com suas roupas, fique atento às etiquetas das peças. Ali, encontram-se símbolos que indicam se o item pode ou não ser colocado na secadora ou ainda a qual temperatura pode ser submetido. A sequência desses desenhos é universal e o ícone da secagem é sempre o terceiro, que é representado por um quadrado com um círculo no centro. Confira, abaixo, o significado de todos os símbolos encontrados nas etiquetas sobre secagem:



Quais tecidos podem encolher?
Alguns tipos de tecidos têm mais chances de encolher, como:
→ Fibra natural, como o algodão e a lã;
→ Jeans (pode encolher na primeira lavagem, mas com o uso, tende a voltar ao tamanho original);
→ Roupas de moletom.

Mas lembre-se: não esqueça de olhar a etiqueta e analisar se a peça de roupa pode ou não ser colocada na secadora e a qual nível de temperatura suporta.

Assinar newsletter

Receba as melhores ofertas e as últimas do blog.

Está é a imagem de uma seta voltada para cima, funciona como um botão e aparece somente ao final da página, clicando nela volta ao topo da página

Comentários

Mostrar Comentários