Entenda um pouco sobre as principais diferença entre cada um e qual escolher para o seu banheiro
Não há nada melhor do que um banho quente depois de um longo dia de trabalho, não é mesmo? Mas existe uma grande dúvida quando falamos de itens para o banheiro: afinal qual a diferença entre ducha e chuveiro? Nós listamos as principais diferenças entre esses dois produtos, e para conferir é só continuar lendo.
Ducha
O que difere as duchas e os chuveiros são o modo como eles são aquecidos. Para que a ducha funcione, ela precisa ser conectada a um sistema de aquecimento externo, à gás ou elétrico, daqueles que ficam na área de serviço. Isto permite que a água atinja temperaturas mais altas e também saia mais pressurizada. Além disso, não possuem fiação e ficam viradas para quem está tomando banho, favorecendo a queda da água, o que torna o banho mais prazeroso.
Chuveiros
Já os chuveiros contam com um dispositivo próprio para o aquecimento da água, aquecedor ou resistência, que é ligado ao sistema elétrico da casa e usa isso para funcionar. Por conta da energia gasta para realizar essa tarefa, a vazão de água pode ser um pouco menor, mas hoje em dia existem modelos de chuveiros elétricos que também contam com um sistema de pressurização que não fica atrás das duchas.
Qual a diferença entre ducha e chuveiro?
Além do sistema de aquecimento e pressão da água, ambos modelos têm efeitos diferentes nas contas. O chuveiro, por utilizar energia elétrica, costuma ser o grande vilão, principalmente quando muitas pessoas moram na casa e quando os moradores tomam banhos longos. Isso pode ter impacto direto num consumo maior de luz e pode pesar bastante no bolso. Em contrapartida, por ter uma pressão menor, os chuveiros gastam menos água, o que ajuda a balancear as contas.
Já a ducha, por não necessitar de energia elétrica para funcionar, não pesa tanto na conta de luz. Apesar disso, se a sua casa não tiver um sistema de aquecimento instalado, aderir a uma ducha pode necessitar de um investimento para deixar todas as instalações prontas para o uso. O valor de tal modificação, pode variar bastante dependendo da mão de obra contratada e também do tamanho da residência.
Qual escolher?
As duas opções têm vantagens e desvantagens. O chuveiro é econômico no consumo de água, mas um grande consumidor de energia elétrica. Por outro lado, a ducha é mais prática na hora de instalar e manter, contudo é necessário um bom sistema de aquecimento interno, se não corre o risco de tomar banho de ducha fria. E o investimento para instalação desse tipo de sistema costuma ser alto.
O importante antes de tomar uma decisão, é considerar as estruturas da instalação e fazer uma análise detalhada dos custos, do posicionamento da caixa d’água e até o andar em que o item será instalado, já que tudo isso pode interferir diretamente no funcionamento. Na maioria dos casos, o chuveiro ganha a disputa por ser simples de ser instalado e modelos variados no mercado. De qualquer modo, assegure de fazer a melhor escolha para sua casa de acordo com suas necessidades.
E aqui na Lojas Colombo você encontra uma grande variedade de duchas e chuveiros das principais marcas como Lorenzetti e Hydra. Acesse e escolha o melhor modelo para o seu banheiro.