O que é e como funciona o forno autolimpante | Blog Lojas Colombo
Casa e Decoração

O que é e como funciona o forno autolimpante

iStock 1150675702

O forno é um dos itens mais utilizados nas cozinhas de todo o mundo e, por conta disso, também é um dos que mais sofrem com o acúmulo de sujeiras. Mas você sabia que existe um forno autolimpante? Ele promete facilitar muito a sua vida e evitar que você passe horas limpando-o. Para saber mais sobre esse modelo é só continuar lendo!

O que é?

Como o próprio nome já diz, esses modelos vem com uma tecnologia que faz com que o fogão autolimpante, onde na verdade a tecnologia só está presente no forno e faz com que ele se limpe sozinho, fazendo com que você não precise se esforçar para retirar a gordura que fica acumulada nele. O recurso está presente em fornos comuns, fogões tradicionais e até mesmo fornos elétricos, o que auxilia e muito na hora da faxina. 

Como funciona?

Existem duas formas de funcionamento para os fornos autolimpante, o autolimpante a gás e o autolimpante elétrico. A primeira delas é uma reação química, que acontece quando as altas temperaturas do forno atingem o esmalte poroso do eletrodoméstico, fazendo com que a gordura e os demais resíduos se desintegrem e evaporem, eliminando-os sem esforço. Vale lembrar que esse processo chamado catálise vale apenas para as paredes e fundos dos fornos, já que você ainda precisará lavar as grades individualmente. 

Já para o forno elétrico autolimpante a chave para a limpeza são as altas temperaturas. Todos os resíduos que estiverem lá dentro são transformados em cinzas depois de passar duas horas em uma temperatura de 500ºC. Por conta disso, pode gastar bastante energia elétrica. Nesse caso é importante ponderar o que é mais importante para você: a eficiência ou a economia na conta de luz.  

Resumindo, antes de aderir a esse tipo de eletro, pondere sobre os seguintes aspectos:

  • Está preparado para um maior consumo de energia?
  • E para o aumento do consumo de gás?
  • Mesmo com essa tecnologia, você ainda terá que limpar algumas partes do fogão manualmente

Diferenças para a tecnologia Limpa Fácil

A principal diferença entre essas duas tecnologias está no revestimento do forno. No limpa fácil ele é liso, que não permite que a gordura e sujeira evaporem com as altas temperaturas. Em vez disso, ela evitará que as partículas grudem nas paredes e grades do forno, facilitando bastante no momento da limpeza. 

Dicas para o uso

Para que o seu forno autolimpante funcione da melhor maneira possível, é importante ter alguns cuidados na hora do uso! Como essa limpeza é feita com as altas temperaturas, quando for fazê-la lembre-se de não abrir a porta do forno para não entrar ar. Além disso, alguns alimentos, como por exemplo o  açúcar, leite e o molho de tomate, podem danificar o esmalte do forno, por isso é importante tomar cuidado ao preparar esses pratos. Caso esses tipos de alimentos caiam ou respinguem no forno, o mais indicado é que seja feita a limpeza manual antes de utilizar a função do forno autolimpante.

Para que a sujeira não se acumule, o mais indicado é que você deixe o forno ligado, seguindo as instruções do fabricante, logo depois do preparo dos alimentos, assim você terá a garantia que o seu eletrodoméstico estará sempre limpo. 

Se interessou por esse item? Então corre no site da Lojas Colombo e garanta já o seu!