Casa e Decoração

10/06/2019

Fogão a lenha: vantagens, tipos e dúvidas frequentes

O fogão a lenha nos remete à tranquilidade do campo, ao aconchego da casa da vó e aos dias frios. Mais do que um produto versátil, é uma peça que cria momentos. Estar junto à família, na espera por aquele pinhão na chapa e sentir-se abraçado pelo calor que só ele pode oferecer não tem preço. E para você criar ou recriar essas lembranças, fizemos um guia com orientações sobre os tipos de fogão a lenha e as vantagens de comprar um, além de respondermos às dúvidas mais frequentes referentes a esse eletrodoméstico.

Vantagens de comprar um fogão a lenha: Permite fazer receitas deliciosas que ficam com um gostinho diferente de pratos preparados em fogões convencionais; Econômico, pois funciona a lenha; Prático, pois é possível utilizar panelas pequenas ou grandes, ou ainda, preparar o alimento diretamente na chapa; Mantém quentinho o ambiente onde for instalado, ou seja, serve também como um aquecedor; Contribui com a decoração do ambiente, conferindo um toque rústico à composição.

Tipos de fogões a lenha

 Existem diversas opções disponíveis no mercado, com diferentes recursos e dimensões. Veja abaixo os tamanhos mais procurados e o que cada um pode oferecer. Mas lembre-se que cada modelo vai variar de acordo com o fabricante.

Fogão a Lenha Número 1: mais básico

Fogão a Lenha N1 Petrycoski



Fogão a Lenha Número 2: mais completo

Fogão a Lenha Nº2 Gabinete Século XVIII Venax



Perguntas frequentes

1. Como funciona o fogão a lenha?
Para fazê-lo funcionar, basta pôr a lenha no compartimento indicado, a fornalha, e acender com fogo. Assim, o fogão já vai estar pronto para uso. Caso preferir, pode borrifar óleo de cozinha na lenha antes de colocar fogo, para que ela queime com mais facilidade.

2. Como é a instalação do fogão a lenha?
Para a instalação do fogão a lenha, é necessária uma saída tipo exaustor. Portanto, recomenda-se o auxílio de um profissional, já que vai ser preciso furar ou quebrar a parede ou o teto para colocar a chaminé. Depois de providenciar a saída de fumaça, o fogão pode ser utilizado.

3. Como limpar o fogão a lenha?
Limpeza externa da chapa: Para polir a superfície da chapa, utilize uma lixa fina e esfregue em toda a área com movimentos suaves; Retire a fuligem com uma vassoura pequena ou pincel; Passe um pano úmido na chapa e depois um pano seco; Não deixe a chapa secar com água, pois pode oxidar o metal; Passe, uma vez por semana, um pano umedecido com óleo de oliva na superfície. Isso proporciona maior durabilidade à chapa; Não utilize produtos abrasivos na limpeza do fogão, pois eles podem corroer e acelerar o enferrujamento da peça. Limpeza interna do fogão: Antes de iniciar a limpeza, forre o chão com jornal ou outro papel, para evitar manchas; Não inicie a limpeza com o fogão aceso ou quente. Espere esfriar completamente; Limpe regularmente o compartimento onde a lenha é queimada. Para isso, reserve uma vassourinha ou escovinha especialmente para a tarefa; Remova apenas o excesso de cinzas e pedaços de madeira que ficaram após o uso para evitar o acúmulo.

4. Quais tipos de panelas posso usar em um fogão a lenha?
Você pode utilizar os seguintes tipos de panela no fogão a lenha: ferro fundido, ferro esmaltado, barro ou cerâmica, pedra sabão e cobre. Evite utilizar panelas de aço inox ou alumínio, pois elas podem ficar escuras ou apresentar deformidades. Jamais use panelas de vidro ou de pressão.

Assinar newsletter

Receba as melhores ofertas e as últimas do blog.

Produtos relacionados

Promoção válida somente para Internet e Televendas, sujeita à alteração de preço, condições de pagamento e disponibilidade de estoque sem aviso prévio. Fotos meramente ilustrativas. Itens decorativos não acompanham os produtos.

Está é a imagem de uma seta voltada para cima, funciona como um botão e aparece somente ao final da página, clicando nela volta ao topo da página

Comentários

Mostrar Comentários