Para renovar a decoração de casa, uma simples combinação de cores com os móveis pode fazer toda a diferença. Sabendo disso, a dica de hoje é sobre papel de parede. Para quem se arrisca no “Faça Você Mesmo”, a aplicação pode ser fácil e o difícil mesmo é escolher entre tantas inspirações que vamos mostrar. Primeiro, veja dicas de como fazer:
1. Selecione o modelo do papel de parede entre vinílico (recomendado para grandes áreas de circulação como hotéis e lojas), vinilizado (modelos que podem ser lavados e possuem várias padronagens), acetinados (costumam acumular menos poeira e são ideais para o quarto dos pequenos), TNT (que imitam tecidos) e mica (feitos a partir de pedras naturais).
2. Prepare a parede que vai receber o novo acessório da sua casa. Para um bom efeito, deixe a área livre de imperfeições. Se for necessário, arrume os furos de pregos e rachaduras com massa ou gesso. Não esqueça de lixar e passar tinta. Além desses cuidados, fique atento para a parede não estar úmida, pois nenhum papel se mantém colado.
3. Na hora de medir a quantidade de rolos, é necessário dividir a metragem total do cômodo em que vai ser aplicado pela altura do papel. Uma dica é considerar um rolo a mais, em função das perdas, ainda mais quando for estampado.
4. Use uma trena para medir a altura do papel ou o próprio rolo, deixando sobras para o espaço que você quer usar. Corte o revestimento com tesoura e dilua a cola em um recipiente para facilitar o processo.
5. Na hora de aplicar a cola, confira o tipo selecionado do seu papel de parede, se a cola vai sobre o ele, sobre a parede ou sobre ambos. A atenção deve ser maior para a primeira faixa, pois ela é que vai dar sequência às outras.
6. Para posicionar, desdobre o papel cuidadosamente posicionando-o de frente à parede. Inicie a colagem de cima para baixo, tendo o encontro do teto como referência. Para cantinhos, recorte com a tesoura para acomodar o papel. Continue o processo de modo que a tira seguinte deve ser colocada meio solta na parede, o mais próximo possível da primeira.
7. Use as mãos para retirar as bolhas e irregularidades comuns do processo. Algumas podem permanecer, mas desapareceram após a secagem da cola. Para cortar os pedaços excedentes, utilize espátula metálica e o estilete. Corte rente à altura do seu piso.
8. No encontro de duas paredes, a espátula também serve para fazer o acabamento.
9. Deixe o seu papel secar antes de movimentar e encostar os móveis.
O papel de parede para as crianças pode abordas cores vivas e imagens interessantes. Boas apostas são nas flores, mundo da fantasia, heróis e tecnologia. Outra dica importante é um bom meio-termo no desenho para não se cansar em pouco tempo.
Para decorações vintage, o papel de parede pode ser o acessório que faltava. Esse tipo é delicado, romântico e cheio de personalidade. Construa um ambiente charmoso e sem ostentação, combinando com móveis clássicos em rosa antigo ou branco.
Os ambientes modernos são aqueles que permitem mais inovação. Combine cores quentes para uma divisão mais moderna. Aplicar o papel de parede no teto pode dar sensação de deixá-lo mais baixo. Se a ideia é justamente deixar o ambiente mais amplo, opte por listras verticais e em cores pastéis para criar a ilusão de um ambiente ainda maior.
Não é muito comum no Brasil, mas escolher papel de parede nesse ambiente significa buscar um desenho que passe tranquilidade. Para acertar, selecionar área mais seca do seu banheiro e o tipo correto. O papel de parede pode ser o grande foco de atenção do ambiente, eliminando outros itens decorativos. Confira nossa categoria de pepeis de parece e case suas ideias de decoração!