Cooktop, fogão de piso ou de embutir | Blog Lojas Colombo
Casa e Decoração

Cooktop, fogão de piso ou de embutir: descubra 5 vantagens de cada modelo e escolha o seu

716e1efa 269c 452d 86cc f4811389ffe3

Os modelos disponíveis no mercado estão cada vez mais modernos.

Se você está montando sua primeira cozinha ou já está pensando em deixar a próxima mais prática, faça uma lista dos eletrodomésticos mais importantes, e coloque o fogão como um dos principais itens.

Os modelos de cooktops disponíveis no mercado estão cada vez mais modernos, por isso, você pode encontrar funcionalidades como desligamento automático – caso a chama se apague, sistema que registra e mostra a temperatura, além de design moderno e elegante. Para selecionar o modelo de fogão que mais combina com a sua cozinha, cooktop de piso ou de embutir,  planeje o espaço disponível no ambiente, pense no tamanho da família e no que você mais procura. Registramos cinco vantagens de cada tipo, confira abaixo!

aproveite-modelos-de-cooktops-na-lojas-colombo

Cooktops

Também conhecidos como fogões de mesa, os cooktops ocupam pouco espaço no ambiente. Por isso, são indicados para quem adquiriu apartamentos compactos e precisam de eletros funcionais. Eles são tendência no mercado e podem ser encontrados em diversas cores e tamanhos, sendo ideais para cozinhas modernas.

Além de lindos, também são fáceis de limpar em função do seu material. Geralmente, estes produtos variam no acabamento em aço inox, vidro ou vitrocerâmico. Para quem busca praticidade, é o ideal. Os cooktops de indução atingem altas temperaturas em pouco tempo, acelerando o preparo dos alimentos e alguns ainda contam com facilidades exclusivas, como o Controle Fácil, que indica as diferentes potências para os tipos de preparo.

cozinha-completa-com-fogao-de-mesa-lojas-colombo

Fogão de Piso

O fogão de piso é o mais comum do mercado, já que ele tem a comodidade de vir com o forno instalado e também oferece mais mobilidade para ser colocado em vários locais do ambiente. Por isso, você vai encontrar diferentes modelos com 4, 5 e 6 bocas e de diversas marcas, isso significa uma vantagem se você precisa pechinchar preço. Para quem busca duas funções em uma só peça, é a opção ideal.

Seu sistema é único, o fogão de piso 2 bocas funciona a gás e, caso você more em um condomínio com gás central, será necessário somente encanamento. São práticos também na hora da limpeza, para isso, basta escolher um modelo com pés altos. Você não precisa contratar instalação profissional para esse tipo, basta seguir as normas de segurança quanto ao gás.

cozinha-completa-com-coifa-e-cooktop-lojas-colombo

Fogão de Embutir

Seu design é tão sofisticado quanto ao de um cooktop, se a ideia é ter uma peça para embelezar a casa, o fogão de embutir está com tudo. Para quem já está com um espaço definido e pretende montar uma cozinha modulada, aposte neste modelo.

O fogão de embutir de 4 bocas é indicado para espaços pequenos e podem ser encontrados em diversas medidas. Eles também facilitam a limpeza, pois não é preciso ficar arrastando o eletro de um lado para o outro. São modelos duradouros e que apresentam uma série de recursos que compensam o investimento. Procure as funções: timer digital e alerta sonoro, por exemplo.

mulher-limpando-fogao-em-casa

Dicas para o seu fogão durar mais

Cozinhar para a família é bom, mas tão importante quanto o preparo dos alimentos é manter a limpeza do fogão em dia. Enquanto o eletrodoméstico estiver quente, nunca jogue água nele, as mudanças na temperatura são prejudiciais, podendo rachar o esmalte da peça. Somente frio, use esponja ou pano fino com água e sabão neutro. Enxague e seque um pano seco e macio.

Para limpezas mais pesadas, indicamos bicarbonato de sódio umedecido com vinagre de maçã. Não esqueça de lavar normalmente e secar com um pano macio. Em caso de cooktops, a limpeza também deve ser feita com o material frio, utilize sabão ou detergente neutro, esponja ou pano macio. Para a peça durar mais, nunca use esponja de aço ou ponta de objetos para remover sujeiras impregnadas. Confira todas as opções disponíveis no site da Lojas Colombo!

Como limpar a grade do fogão?

E se depois de conferir nossas dicas você optou por um fogão com grades, veja como fazer a limpeza delas conosco. Existem jeitos bem fáceis para realizar essa tarefa, sem exigir muito esforço. Teve curiosidade? Então é só continuar lendo!

Vale lembrar que a manutenção frequente ajuda a deixar a limpeza bem mais prática, já que a gordura fica acumulada por menos tempo e com isso, fica também mais fácil de ser retirada. Além disso, manter a limpeza em dia também ajuda a prolongar a vida do seu fogão.

Para limpezas mais leves

Para uma limpeza leve você vai precisar de:

  • Detergente ou desengordurante;
  • esponja macia.

Confira agora o passo a passo para deixar as grades do seu fogão brilhando de tão limpas:

  1. Despeje o produto no fogão e deixe agir por alguns minutos
  2. Tire as grades do lugar e coloque-as em uma bacia com água e o produto escolhido para a limpeza
  3. Com a esponja úmida, faça movimentos leves para espalhar o produto e soltar a gordura tanto nas grades quanto no fogão 
  4. Tome cuidado para não aplicar força demais e acabar riscando o eletrodoméstico
  5. Enxágue a esponja e com ela retire todo o produto das grades
  6. Seque bem com a ajuda de um pano 
  7. Coloque as grades novamente no fogão e já estará pronto para mais um uso

Para limpezas pesadas

Para uma limpeza pesada você vai precisar de:

  • Sacos plásticos resistentes que caibam as grades;
  • frasco de 100ml de amônia;
  • esponja macia;
  • luvas.

Para utilizar essa técnica você precisa estar em um local arejado, já que a amônia tem cheiro bem forte, e usar luvas para garantir que não entrará em contato com o produto. Agora confira o passo a passo de como fazer a limpeza:

  1. Retire as grades com cuidado
  2. Coloque as grades nos sacos plásticos e acrescente quatro colheres de sopa de amônia em cada um deles
  3. Feche bem o saco e balance-o de um lado para o outro a fim de misturar o produto com as grades
  4. Deixe de molho de 4 a 24 horas, dependendo da quantidade de gordura existente
  5. Lave em água corrente e detergente para retirar a amônia
  6. Seque bem
  7. Recoloque as grades no fogão

Gostou das nossas dicas? Aqui nas Lojas Colombo você encontra todo tipo de fogão, e com certeza achará um que atenda a todas as suas necessidades. Acesse e confira!

https://busca.colombo.com.br/especiais/eletro-fogoes-e-cooktops