Ter um sofá confortável e aconchegante é indispensável. Limpar os sofás talvez uma tarefa que cansa ou que pode demorar um bom tempo. Algumas pessoas acham que limpar o sofá é muito difícil, mas com algumas dicas práticas a tarefa fica muito mais simples. Quer saber como limpar sofás de cada tipo de tecido? Então é só continuar lendo o texto que o Blog Colombo preparou para você!
Sofá de Suede
O suede é um tecido bastante prático, o que auxilia na limpeza. Se o problema do seu móvel for apenas poeira, passar o aspirador de pó nele uma vez ao mês é o suficiente para tirar as partículas de poeira e ácaros que podem estar presentes. Se o sofá estiver com manchas de bebidas e alimentos, você pode tentar algumas técnicas para limpá-lo.
O modo mais conhecido para limpar o suede é misturar em partes iguais água e vinagre branco e esfregar a sujeira com a ajuda de um pano. Na maioria das vezes o truque resolve o problema sem necessitar de muito esforço.
Caso não funcione, você também pode utilizar um pano úmido com detergente neutro ou produtos tira manchas, ou até mesmo usar álcool ou bicarbonato de sódio. Em todos os casos, o produto deve ser colocado sobre a mancha e a fricção do tecido contra o pano ou papel toalha remove as manchas.
Para finalizar, depois de utilizar essas técnicas, aspire o móvel mais uma vez para garantir que nenhuma substância ou líquido permaneça no sofá e pronto! Ele estará limpo como novo!
Sofá de couro
O couro tem muitas particularidades, que vão influenciar no modo de limpeza dele. Por exemplo, o couro sintético e o couro liso são mais resistentes à ação do tempo e de várias substâncias, por isso, uma mistura de água e sabão neutro já dão conta do recado.
Já o couro anilinado, que é aquele com toque mais aveludado, é bastante sensível e para limpá-lo você precisa passar uma escova com cerdas macias para tirar a sujeira sólida, depois passar o aspirador de pó sem fazer muita pressão e depois finalizar usando um pano de algodão no tecido com uma mistura de 150 ml de álcool para três litros de água.
Em todos os casos, o recomendado é evitar comidas e bebidas em cima dele e criar o hábito de aspirar o móvel semanalmente para evitar o aparecimento de bactérias que podem diminuir a vida útil do sofá.
Sofá de camurça
Para limpar o sofá de camurça você pode seguir os mesmos passos que a limpeza do sofá de suede. Aspire mensalmente o móvel e, para o caso de manchas, utilize a mistura de água e vinagre. Você pode até mesmo passar um pano úmido com sabão neutro, que deve ser esfregado com pano de algodão até retirar toda a sujeira.
Nesses casos, mesmo depois de limpo, recomenda-se o uso do aspirador para retirar qualquer líquido ou sujeira escondida que possa ter ficado. Dessa forma você limpa e evita manchas em seu sofá.
Sofá de linho
Finalmente falaremos sobre os sofás de linho. O linho é um tecido frágil e, por isso, o aconselhável é que você faça a limpeza com um aspirador de pó a cada quinze dias. Dessa forma você evita a proliferação de bactérias.
Caso o tecido já esteja com manchas em sua superfície, faça uma mistura de meio copo de vinagre branco, um litro de água e duas colheres de chá de bicarbonato de sódio.
Para limpar, borrife essa mistura no local e esfregue com uma escova de cerdas flexíveis, evitando fazer movimentos circulares. Depois disso é só passar um pano para retirar o excesso de líquido e deixar o estofado em um local arejado para secar.
Agora que você já sabe tudo sobre a limpeza dos vários tecidos de sofás, pode começar a se planejar para comprar o seu móvel novo. Qualquer que seja o seu estilo, você com certeza vai encontrar o modelo ideal para a sua casa na Lojas Colombo. Acesse e confira!