Casa e Decoração

Como limpar sofás de diferentes materiais?

como-limpar-sofas-de-diferentes-materiais

Ter um sofá confortável e aconchegante é indispensável, já que é lá que relaxamos e também nos reunimos com amigos e familiares. Para aproveitar esses momentos é importante que o móvel esteja limpo e higienizado, principalmente para evitar o acúmulo de bactérias nocivas à saúde e também para tirar o pó e diminuir as chances do aparecimento de alergias.

Algumas pessoas acham que limpar o sofá é muito difícil, mas com algumas dicas práticas a tarefa fica muito mais simples. Quer saber como limpar sofás de cada tipo de tecido? Então é só continuar lendo!

Sofá de Suede

O suede é um tecido bastante prático, o que auxilia na limpeza. Se o problema do seu móvel for apenas poeira, passar o aspirador de pó nele uma vez ao mês é o suficiente para tirar as partículas de poeira e ácaros que podem estar presentes. Se o sofá estiver com manchas de bebidas e alimentos, você pode tentar algumas técnicas para limpá-lo.

e-recomendado-aspirar-sofa-de-suede-uma-vez-por-mes

O modo mais conhecido para limpar o suede é misturar em partes iguais água e vinagre branco e esfregar a sujeira com a ajuda de um pano. Na maioria das vezes o truque resolve o problema sem necessitar de muito esforço. Caso não funcione, você também pode utilizar um pano úmido com detergente neutro ou produtos tira manchas, ou até mesmo usar álcool  ou bicarbonato de sódio. Em todos os casos, o produto deve ser colocado sobre a mancha e a fricção do tecido contra o pano ou papel toalha remove as manchas. 

Para finalizar, depois de utilizar essas técnicas, aspire o móvel mais uma vez para garantir que nenhuma substância ou líquido permaneça no sofá e pronto! Ele estará limpo como novo!

Sofá de couro

o-sabao-e-detergente-e-otimo-para-limpeza-de-sofa-de-couro

O couro tem muitas particularidades, que vão influenciar no modo de limpeza dele. Por exemplo, o couro sintético e o couro liso são mais resistentes à ação do tempo e de várias substâncias, por isso, uma mistura de água e sabão neutro já dão conta do recado. Já o couro anilinado, que é aquele com toque mais aveludado, é bastante sensível e para limpá-lo você precisa passar uma escova com cerdas macias para tirar a sujeira sólida, depois passar o aspirador de pó sem fazer muita pressão e depois finalizar usando  um pano de algodão no tecido com uma mistura de 150 ml de álcool para três litros de água.

Em todos os casos, o recomendado é evitar comidas e bebidas em cima dele e criar o hábito de aspirar o móvel semanalmente para evitar o aparecimento de bactérias que podem diminuir a vida útil do sofá. 

Sofá de camurça

a-limpeza-do-sofa-de-camurca-e-a-mesma-que-sofa-de-suede

Para limpar o sofá de camurça você pode seguir os mesmos passos que a limpeza do sofá de suede. Aspirar mensalmente o móvel e para o caso de manchas, utilizar a mistura de água e vinagre ou até mesmo um pano úmido com sabão neutro, que deve ser esfregado com pano de algodão até retirar toda a sujeira. Nesses casos, mesmo depois de limpo, recomenda-se o uso do aspirador para retirar qualquer líquido ou sujeira escondida que possa ter ficado. 

Sofá de linho

agua-vinagre-e-bicarbonato-sao-recomendados-para-tirar-mancha-de-sofa-de-linho

O linho é um tecido frágil, e por isso o aconselhável é que você faça a limpeza com um aspirador de pó a cada quinze dias para evitar a proliferação de bactérias. Caso o tecido esteja manchado, você deverá fazer uma mistura de meio copo de vinagre branco, um litro de água e duas colheres de chá de bicarbonato de sódio. Para limpar, borrife essa mistura no local e esfregue com uma escova de cerdas flexíveis, evitando fazer movimentos circulares. Depois disso é só passar um pano para retirar o excesso de líquido e deixar o estofado em um local arejado para secar. 

Agora que você já sabe tudo sobre a limpeza dos vários tecidos de sofás, pode começar a se planejar para comprar o seu móvel novo. E qualquer que seja o seu estilo, você com certeza vai encontrar o modelo ideal para a sua casa na Lojas Colombo. Acesse e confira!